Com o comércio eletrônico em ascensão, impulsionado pelas ações de contenção e isolamento por conta da COVID-19 em todo o mundo, praticamente todas as plataformas online agora estão trabalhando para se alinhar a essa mudança e facilitar novos processos de compras para ajudar a conectar os consumidores com as recomendações e ofertas mais relevantes .
E o Google tem saído na frente nesse sentido. Por indexar praticamente todos os sites de vendas online do mundo, o gigante da internet ocupa uma posição privilegiada inclusive para fornecer comparações de produtos mais relevantes para o usuário final. Inclusive destacando-se em sites especializados nisso, como Zoom e Buscapé.
Parceria com Shopify
Recentemente, em sua conferência anual, o Google anunciou novas ações para impulsionar a atividade do comércio eletrônico, incluindo uma parceria inédita com a Shopify e ferramentas de pesquisa de produtos.
Comerciantes da Shopify poderão, a partir de agora, exibir seus produtos no Google com apenas alguns cliques. Segundo a plataforma:
“Esta nova colaboração com a Shopify permitirá que os comerciantes sejam descobertos por consumidores por meio da Pesquisa do Google, Shopping, YouTube, Imagens e muito mais.”
O Google não forneceu detalhes sobre o processo de atualização ainda, mas a ideia é que isso permitirá que os comerciantes do Shopify listem facilmente seus produtos nas plataformas de compras do Google.
A plataforma anunciou que houve um aumento de 70% no tamanho do catálogo de produtos e mais de 80% no número de vendedores nas plataformas, somente no ano de 2020.
Para facilitar o processo de comprar e a conexão entre vendedores e compradores, a plataforma investirá também em inteligência artificial:
“O gráfico de compras é um modelo dinâmico aprimorado por inteligência artificial que compreende um conjunto de produtos, vendedores, marcas, avaliações em constante mudança e, o mais importante, as informações do produto e dados de inventário que recebemos diretamente de marcas e varejistas – bem como como esses atributos se relacionam uns com os outros.
Com as pessoas comprando no Google mais de um bilhão de vezes por dia, o Gráfico de compras torna essas sessões mais úteis ao conectar as pessoas a mais de 24 bilhões de listagens de milhões de comerciantes em toda a web. Funciona em tempo real, então as pessoas podem descobrir e comprar produtos que estão disponíveis agora . “
Portanto, para os varejistas do Shopify, o processo de integração simplificado irá essencialmente vinculá-los a este Gráfico de compras atualizado, o que garantirá que mais usuários do Google que estão procurando por determinados produtos encontrarão seus produtos.
Carrinho de compras e programas de fidelidade
O Google também está tentando lembrar os usuários de suas atividades de compras anteriores com um novo módulo no Google Chrome que destacará todos os carrinhos abertos que os usuários deixaram nos sites de compra, caso queiram revisitá-los posteriormente.
E, finalmente, o Google também está trabalhando em um novo processo que permitirá que os usuários vinculem seus programas de fidelidade favoritos às suas contas do Google, destacando ofertas e opções de compra adicionais quando você for finalizar a compra, o que pode ajudar a melhorar ainda mais a conexão entre marcas e consumidores.