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Como criar uma estratégia de endomarketing eficaz

A importância do endomarketing está mais do que documentada na literatura especializada. Nunca se falou tanto sobre a necessidade de cuidar da cultura empresarial e de garantir que os colaboradores estejam engajados e produtivos. Por isso é tão relevante que os gestores busquem criar estratégias eficazes de endomarketing.

Em países que experimentam um cenário de pleno emprego, como os EUA, a alta rotatividade de funcionários demonstra que as pessoas estão em busca de locais que sejam bons para trabalhar, e não apenas que paguem bem.

Neste artigo mostraremos de que forma uma estratégia de endomarketing pode ajudar uma empresa a aumentar a retenção de funcionários e melhorar a atração de novos talentos.

Elementos de uma estratégia de endomarketing eficaz

Uma boa estratégia de endomarketing deve conter uma série de elementos fundamentais. O primeiro desses é a conexão. O endomarketing deve conseguir conectar funcionários e empresas.

Essa tarefa não é fácil, uma vez que pessoas buscam outras pessoas para se conectar. Uma ligação com instituições é mais difícil de ser criada e mantida. E é aqui que entra um segundo elemento essencial do endomarketing: a geração de valor.

As ações devem antes de qualquer coisa gerar valor para o funcionário. No endomarketing, é como se o colaborador fosse o cliente das ações de marketing interno e, por isso, ele é colocado no centro das ações.

Por fim, um terceiro elemento de uma estratégia de endomarketing é a inteligente escolha de canais. É necessário conhecer muito bem o público interno e compreender quais são os canais de relevância para uma comunicação eficiente.

10 estratégias de endomarketing eficaz

Confira, a seguir, dez estratégias eficazes de endomarketing:

  1. Revista periódica

Uma revista periódica é um canal que consegue gerar conexão e valor para os funcionários. Sobretudo se for impressa, é uma estratégia para entregar um conteúdo exclusivo e um material que transmita os valores da empresa.

Além das novidades da organização, esta revista também pode contar com uma série de artigos escritos pela diretoria e liderança, com mensagens de encorajamento e busca de interação pessoal.

  1. Licença maternidade e paternidade estendidas

Também é trabalho do endomarketing buscar melhores benefícios para os funcionários. Embora quem os concede são os Recursos Humanos, o financeiro e a alta gestão, o time de endomarketing pode demonstrar a necessidade de pleitear condições melhores de felicidade.

Isso porque endomarketing é, no final das contas, sobre felicidade no trabalho. E tudo que for necessário deve ser feito para alcançar isso.

  1. Flexibilidade no modelo de trabalho

Uma outra forma de promover um ambiente de trabalho mais feliz é dar maior flexibilidade no modelo de trabalho. Hoje em dia, há uma grande divisão entre as empresas e os funcionários com relação a qual modelo de trabalho é melhor.

Enquanto alguns defendem o home office, outros afirmam que a produtividade só pode ser mantida no modelo presencial de trabalho. O fato é que não existe um modelo perfeito de trabalho. O que existem são pessoas que, cada uma em sua particularidade, funcionam melhor em certos contextos.

Quando uma empresa tem flexibilidade no modelo de trabalho, conseguirá proporcionar condições personalizadas para cada funcionário, o que gera um extremo valor.

  1. TV corporativa

Uma televisão corporativa também é uma estratégia de endomarketing muito eficaz e utilizada. Nesta televisão, podem ser veiculados conteúdos que reforçam a cultura da empresa e motivam os funcionários.

Além disso, também é um excelente canal para promover o reconhecimento de funcionários que apresentam bons resultados e de equipes motivadas e engajadas.

  1. Palestras e treinamentos

Investir em palestras e treinamentos também é uma estratégia muito eficiente. Isso porque quando o funcionário percebe que a empresa está investindo em sua qualificação, sente-se valorizado e motivado a dar mais pelo trabalho.

Eventos periódicos durante o ano também cumprem essa função.

  1. Parceria com academias

Quando uma empresa realiza parceria com academias, há um duplo efeito: além da geração de valor associada à percepção da conferência de um benefício, a empresa também está proporcionando uma qualidade de vida superior para o funcionário.

  1. Rádio corporativa

Uma rádio corporativa também exerce uma função vital, uma vez que conecta diretamente com o funcionário e ainda pode virar uma companhia para o cotidiano de trabalho. Além de programas temáticos, a rádio também pode executar músicas escolhidas pelos próprios funcionários.

  1. Assistência médica e psicológica

Dar assistência médica e psicológica também é uma maneira de unir geração de valor e promoção da qualidade de vida dos funcionários. Essa estratégia, inclusive, é responsável por fazer um colaborador pensar duas vezes antes de mudar de emprego.

  1. Convênio dentário

Seguindo a mesma linha da estratégia anterior, o convênio dentário é um plus e um diferencial muito grande entre empresas. Hoje em dia é bastante comum haver a disponibilização de convênio médico pelas organizações, mas são poucas aquelas que também se preocupam com convênio dentário.

  1. Ações de reconhecimento

Por fim, uma estratégia de endomarketing muito eficiente é a promoção de ações de reconhecimento, onde a empresa, publicamente, reconhece aqueles funcionários que mais se destacam em suas funções de trabalho.

Conclusão

Neste artigo, entendemos como uma boa estratégia de endomarketing é importante para as empresas. Vimos, em um primeiro momento, quais são os elementos de uma estratégia eficiente. São eles: conexão, geração de valor e escolha inteligente de canais.

Para exemplificar, reunimos 10 estratégias de endomarketing que congregam os elementos supracitados. São elas:

  1. Revista periódica
  2. Licença paternidade e maternidade estendidas
  3. Flexibilidade no modelo de trabalho
  4. TV corporativa
  5. Palestras e treinamentos
  6. Parceria com academias
  7. Rádio corporativa
  8. Assistência médica e psicológica
  9. Convênio dentário
  10. Ações de reconhecimento

Que tal uma ajudinha no endomarketing da sua empresa? Conheça a 21BRZ, uma agência especializada em endomarketing.

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