Marketing digital já é visto como essencial na comunicação de qualquer empresas em todos os segmentos. Desenvolver ações de resultados, com foco em vendas, já é uma realidade para boa parte das empresas brasileiras. As ferramentas de marketing digital auxiliam no alcance desses objetivos.
Um estudo promovido pela Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, identificou que 94% das empresas que participaram da pesquisa já adotam o marketing digital como estratégia de crescimento.
No entanto, apesar das empresas já utilizarem estratégias digitais, ainda há muito o que melhorarem. Uma das principais dificuldades, por exemplo, é a qualificação de leads para a venda. Parte das empresas, ainda, mantém apenas canais para manter a imagem online, mas sem estratégias mais avançadas.
É possível compreender, portanto, que a maturidade digital dos negócios brasileiros ainda é baixa. Essa imaturidade poderia ser vencida com um pouco mais de educação do mercado (é o que a 21BRZ está promovendo por meio deste e tantos conteúdos gratuitos que disponibiliza), além do uso de algumas ferramentas de marketing – gratuitas e pagas – que poderiam tirar as empresas do básico em marketing digital.
No post de hoje, você vai conhecer as principais ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, que podem aumentar a maturidade digital do seu negócio.
new RDStationForms(‘newsletter-blog-ab6a27b5dbb428ba6393’, ‘UA-107605769-1’).createForm();Ferramentas de marketing digital para automação
A automação de marketing é uma solução mais robusta para empresas que desejam se aprofundar na adoção de marketing digital. Com ferramentas deste tipo, é possível deixar o marketing no automático, escalando os resultados.
A automação se dá através do uso de softwares próprios para isso. Um dos recursos que ferramentas deste tipo possuem, é o lead scoring, uma maneira de identificar a temperatura do lead, entendendo o momento certo para a venda.
Listamos, a seguir, algumas das principais ferramentas de automação de marketing:
RD Station
O RD Station é uma das ferramentas mais completas do mercado. Com ela, é possível desenvolver ações de Inbound marketing passando por cada uma das fases. Além disso, é possível gerenciar anúncios, analisar e planejar o SEO, criar formulários, landing pages, disparar e-mail marketing e criar fluxos de automação.
Hubspot
Essa ferramenta é mundialmente conhecida. No entanto, no Brasil, ela não é popular por conta de sua precificação ser em dólar, além de faltar suporte e material educativo em português.
Atualmente, contam com um CRM gratuito, onde é possível realizar a gestão dos contatos de sua empresa.
LeadLovers
Uma outra ferramenta popular no Brasil, é o LeadLovers. É uma plataforma um pouco mais complexa de usar do que as anteriores e exige, em alguns momentos, certa noção de programação. No entanto, é bem completa e tem soluções parecidas com as anteriores.
GDigital
Apesar de ser uma ferramenta nova no mercado, e precisar de algumas melhorias, a GDigital tem algumas funcionalidades interessantes, como por exemplo a gestão de leads, construção facilitada de páginas, entre outras.
Ferramentas de marketing digital para SEO
SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization que, em português, pode ser traduzida por otimização para mecanismos de busca. Basicamente, são estratégias para fazer com que páginas da WEB se destaquem nos resultados de busca.
Por exemplo, ao pesquisar “agência de marketing em sorocaba”, a agência 21BRZ aparece como resultado. SEO é o esforço de subir o seu site nas posições do Google.
Existem algumas ferramentas que ajudam no planejamento e otimização do SEO, como por exemplo:
Ubersuggest
Esta é uma ferramenta gratuita (ou parte dela) onde é possível analisar o desempenho do seu site nos motores de busca, bem como avaliar concorrentes, palavras-chave e montar o seu planejamento pessoal de SEO.
Planejador de Palavras-chave do Google
Esta ferramenta, integrada ao Google Ads, existe para identificar o volume de pesquisa de determinada palavra-chave. Ao digitar “marketing digital”, por exemplo, você terá uma noção geral do quanto essa palavra é pesquisada mensalmente no Google.
SEM Rush
O SEM Rush é uma ferramenta adorada por quem trabalha com SEO. Ela conta com auditoria de SEO, monitoramento de posição, otimização de textos. Já são mais de 5 milhões de usuários que utilizam a ferramenta.
Google Trends
Esta ferramenta do Google mostra os principais e mais populares termos buscados no maior buscador do mundo. Apesar de não exibir números exatos, é possível observar o comportamento nas pesquisas por meio de gráficos.
Google Search Console
Esta é uma ferramenta para webmasters, que permite monitorar a indexação e otimização dos sites, corrigindo problemas e destacando as páginas nos resultados de busca.
Análise de SEO da Escola do E-Commerce
Uma ferramenta muito interessante, porém pouco conhecida entre os profissionais de marketing, é a ferramenta de Análise de SEO da Escola do E-commerce. Apesar de ser direcionada para lojas virtuais, a ferramenta é útil para analisar alguns fatores importantes para qualquer página de um site.
Ferramentas marketing digital para e-mail marketing
O e-mail marketing é um canal poderoso para as empresas, tanto para relacionamento, como para vendas. No post aqui do blog em que falamos sobre vendas, citamos a importância de se criar uma lista, para se precaver de suspensões de contas nas redes sociais.
Por seu um canal direto, também é um ótimo local para gerar valor e realizar ofertas. Algumas ferramentas podem ajudar nessa tarefa:
Klicksend
Nesta ferramenta, é possível criar e editar e-mails. Além disso, a utilização das marcações com TAGs, para segmentar o público de maneira mais eficiente, principalmente para campanhas de sequência de e-mails.
Mailchimp
Uma ferramenta com funcionalidades gratuitas, porém com entrega de e-mails pouco eficiente, já que, por conta de seu uso popular, a grande quantidade de e-mails é entendida como SPAM pelos serviços de webmail, como gmail e outlook.
ActiveCampaign
Uma das ferramentas de e-mails mais completa do mercado. O ActiveCampaign conta com funções avançadas de automação, gestão de listas e CRM. Também é possível, se contratado, utilizar serviços de disparo de SMS.
Get Response
Get Response conta com funções semelhantes às ferramentas citadas anteriormente. No entanto, agrega cerca de 50 ferramentas úteis para campanhas úteis, como CRM e webinar. A entrega de e-mails é altíssima, cerca de 99,5%, segundo a própria ferramenta.
Ferramentas de marketing digital para análise
No marketing digital, mensurar os resultados é extremamente importante, na verdade, é um pilar para sucesso das ações. Por isso que, ferramentas próprias para isso, são essenciais para tudo o que for ser feito no marketing digital. Por isso, a 21BRZ indica algumas:
new RDStationForms(‘material-rico-facebook-ads-4001fefac2902ba9ca86’, ‘UA-107605769-1’).createForm();Dashgoo
Dashgoo é uma plataforma de relatórios para mídias sociais, como Facebook, Instagram, Google Ads, Analytics, entre outros. A personalização destes relatórios permite um overview completo de todas as ações digitais.
Google Analytics
A mais completa e conhecida ferramenta de análises online, para páginas da WEB, como também para aplicativos de celular. O melhor, é de que o Google Analytics é de uso gratuito.
Ferramentas de marketing digital para Gestão de Conteúdo
Ferramentas de gestão de conteúdo busca soluções para acelerar o planejamento, criação, gestão, publicação, distribuição e arquivamento de conteúdo. O objetivo é aumentar a produtividade de quem se envolve por conteúdo. Algumas delas são:
WordPress
Este é um sistema aberto e livre para a gestão de conteúdo. O principal uso do WordPress é para a construção de sites e administração de blogs. O uso é gratuito, mas pode exigir algumas noções de programação.
21Live (BrandCenter)
O 21Live é um Brand Center que disponibiliza todos os materiais da marca para distribuidores, franqueados, fornecedores, representantes comerciais e demais pessoas que necessitem dos ativos de marketing da marca.
É uma maneira de padronizar a comunicação de grandes redes, inclusive com um espaço para personalizar as peças de conteúdo.
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Ferramentas de marketing digital para construção de landing pages
As landing pages são utilizadas para gerar grande quantidade de leads, já que são feitas exclusivamente para isso. Algumas ferramentas facilitam essa construção, como por exemplo:
Klickpages
Baseada no sistema arraste e solte, o klickpages disponibiliza alguns modelos de landing pages, otimizados para a conversão. Existem diversas possibilidades de customização, na própria tela da ferramenta.
Launchrock
Esta é uma ferramenta americana voltada para gerar curiosidade. Infelizmente, não existem planos gratuitos. Na verdade, apenas planos a partir de 29 dólares mensais.
Ferramentas marketing digital para gerenciamento de redes sociais e anúncios
Lidar com o volume de publicações e interações nas redes sociais é um desafio para quem precisar lidar com isso. As ferramentas disponíveis para isso são diversas, como por exemplo:
MLabs
Para agendar publicações nas mais diversas redes sociais, o MLabs é uma possibilidade acessível, já que tem planos a partir de R$12,90. As redes sociais suportadas são:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- Pinterest;
- Linkedin;
- Youtube.
Facebook Business
Para realizar anúncios no Facebook ou Instagram, a ferramenta de anúncios do Facebook Business permite a criação e otimização de propagandas nos produtos do facebook. Não existe investimento mínimo, o que é um fator importante para pequenos negócios.
Google Ads
O Google Ads é uma maneira de exibir anúncios por meio do maior buscador do mundo. As duas principais modalidades são: pesquisa e display. Na primeira modalidade, a marca é exibida como resultado de pesquisa a partir de palavras-chave. Já a rede display, são banners exibidos em sites de terceiros.
Waze Ads
O Waze Ads é uma ferramenta para quem deseja anunciar no aplicativo mais usado para navegação e GPS no Brasil. Existem diversas modalidades de anúncios, como por exemplo:
- Pins: outdoors virtuais, que aparecem na parte superior da tela;
- Takeover: outdoors virtuais, que aparecem quando o motorista está parado;
- Arrows: anúncios exibidos na abertura do aplicativo;
- Pesquisa: anúncios que mostram a empresa nos resultados de busca.
Estas são algumas das ferramentas de marketing digital disponíveis para utilizar em sua estratégia. Optando por algumas dessas, você poderá trazer mais dinamismo para suas ações digitais. Você pode, inclusive, acessar nosso e-book com algumas estratégias para sua empresa: