O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que, após instalação de um código no site, permite monitorar as ações dos usuários, o que possibilita melhores otimizações e performance.
Neste post, a 21BRZ continua explorando algumas das ferramentas mais importantes do marketing digital. Hoje, vamos falar de uma plataforma essencial para quem tem um website ou aplicativo para android.
O Google Analytics é responsável por gerar métricas a partir das ações do usuário no website ou aplicativo. As métricas são importantes pois, a partir delas, é possível tomar decisões de melhora na experiência do usuário, bem como otimizar investimentos em tráfego pago.
Além disso, em integração com o Google Search Console, o GA permite monitorar as palavras-chave orgânicas que enviam tráfego orgânico para o seu site.
No presente artigo, iremos explorar algumas das principais características do GA, bem como te mostrar como instalá-lo e utilizá-lo em seu site.
O Que É O Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que, após instalação de um código no site, permite monitorar as ações dos usuários. Para utilizá-lo, é necessário possuir um conta do Google.
A plataforma possui dezenas de soluções extremamente úteis para sites em geral, aplicativos, e-commerces e blogs, como por exemplo a análise de tráfego em tempo real, ou seja, quantas pessoas (e de onde) estão agora em seu site.
A Importância De Melhorias E Otimizações
Trabalhar com marketing digital é abrir mão de achismos e confiar em dados. Uma frase clássica que todo profissional de marketing já ouviu é:
In God we trust. All others must bring data.
Dr. W. Edwards Deming
Em tradução livre, a frase diz “Em Deus nós confiamos. Os outros, tragam-me dados”.
O marketing é movido por dados. Aliar potencial estatístico com o lado criativo do marketing é essencial para ações de resultados.
São os dados que trarão uma legítima mensuração e validação dos canais de aquisição de marketing, bem como permitirão identificar, mapear e otimizar ações potenciais de publicidade que representam um ROAS maior.
ROAS (Return on Advertising Spend) significa Retorno Sobre o Investimento Publicitário, em tradução livre do inglês.
As Métricas Mais Importantes Do Google Analytics
Para que você entenda o quão útil o GA é para seu negócio, vamos elencar, a seguir, algumas das principais métricas que podem ser acessadas por meio do analytics e listaremos, também, qual a função de cada uma delas:
Tempo Real
O GA permite analisar dados em tempo real do site. Por exemplo, é possível entender quais são as fontes de tráfego que estão levando audiência para o website, bem como de qual local físico as pessoas estão acessando e, ainda, o que os usuários estão fazendo no site.
Análise De Público
Algumas das métricas permitem conhecer profundamente o comportamento do público. Na aba Público-alvo, por exemplo, você tem acesso à algumas informações, tais como:
- Usuários ativos: quantas pessoas estiveram recorrentemente no site em determinado período;
- Valor da vida útil: receita do cliente a partir dos canais de aquisição;
- Análise de coorte: é a análise de grupos de usuários que compartilham determinada característica (data de aquisição, por exemplo);
- Públicos: aqui, é possível mapear informações demográficas, como sexo e idade, bem como analisar interesses (esportes ou comida, por exemplo);
- User Explorer: cada usuário que entrar no site será registrado com um ID. A partir disso, você analisar informações específicas, como o número de sessões, duração média da sessão, taxa de rejeição e receita;
- Comparativo de mercado: esta solução é perfeita para realizar um benchmark do seu negócio, ou seja, comparar seus números com a média do seu mercado;
- Outras informações: além das citadas acima, também é possível acessar relatórios de comportamento (análise de tráfego e páginas navegadas), dispositivos utilizados e fluxo de usuários.
Aquisição
Esta sessão é destinada a mapear o tráfego para o site, ou seja, quais mídias e canais mais levam usuários para o conteúdo do website. Alguns relatórios são extremamente úteis para otimizar o investimento em mídias, são eles:
- Canais: são as formas que o cliente chega ao seu site. Eles podem vir, por exemplo, de maneira direta (digitando a URL no navegador), ou por meio de tráfego pago (Google Ads Pesquisa e Display, Anúncios em redes sociais, etc.), ou ainda por tráfego orgânico (SEO e mídias sociais sem patrocínio);
- Origem/Mídias e Referências: estes relatórios são uma extensão do anterior. Com eles, você consegue identificar quanto usuários vieram de determinadas ações específicas, como um criativo de anúncio, por exemplo;
- Google Ads: o GA também mostra quais campanhas do Ads estão performando melhor, inclusive o resultado que elas trazem;
- Search Console: em integração com a plataforma do Google, é possível identificar os resultados orgânicos do Google, especificando cada uma das palavras-chave.
Comportamento
Também é possível, como o nome sugere, analisar o comportamento dos usuários no site, ou seja, perceber o fluxo que os usuários costumam seguir entre as páginas.
Além disso, também é possível acessar dados de:
- Páginas acessadas;
- Principais páginas de chegada ao site;
- Principais páginas de saída do site;
- Velocidade do site;
- Pesquisas internas.
Conversões
Por fim, é possível gerar relatórios e entender a conversão dos usuários, ou seja, a quantidade de vezes que um usuário completou determinada meta.
As metas podem ser as mais variadas: acessou alguma página, clicou em algum botão, fez o download de algo, se inscreveu em algo tornando-se um lead ou, então, realizou alguma compra.
As informações de conversão são essenciais para compreender se as páginas estão suficientemente persuasivas para o objetivo final delas, afinal, toda página tem uma razão de existir, e precisa ser cumprida.
Como Ativar O Google Analytics
Se você deseja acessar os relatórios avançados do GA para seu site é necessário, antes de tudo, ter uma conta do Google.
Uma vez logado com o Google, é só acessar a página inicial da ferramenta a seguir o passo-a-passo:
- Dê um nome para sua conta (pode ser o seu, ou da sua empresa) e clique em “Próxima”;
- Selecione para qual finalidade está usando o GA: para mensurar aplicativos ou sites;
- Nomeie o nome do seu Website (por exemplo: 21BRZ-institucional);
- Coloque as informações solicitadas: URL, setor e fuso horário;
- Aceite os termos de uso;
- Você será direcionado para a tela com o código e a TAG para instalar no seu site.
Agora é a hora de instalar o código em seu site. Caso você tenha um programador, é só enviar o código no e-mail dele. Se você não for programador e seu site estiver em WordPress, siga o passo-a-passo a seguir:
O Analytics, como já dissemos, é muito importante para desenvolver o SEO do site, melhorando o ranqueamento orgânico no Google. Se, além dos Analytics, você deseja se aprofundar em SEO para atrair tráfego gratuito para seu site, a 21BRZ disponibiliza um checklist de SEO gratuito, para baixar, faça o cadastro no formulário abaixo:
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