O assunto hoje é otimização de sites: em tempos onde o marketing digital está em alta e amplamente explorado por empresas, não é incomum que sites sejam colocados no ar com grande expectativa e, no decorrer dos meses, os relatórios apontam pouquíssimas visitas.
Isso ocorre, em resumo, por uma razão: um site não recebe visitas do além. É preciso possibilitar meios de tráfego para que usuários cheguem em um site. Existem duas principais modalidades de tráfego, são elas:
- Tráfego orgânico: quando o usuário é atraído por meio dos resultados orgânicos dos principais motores de busca, especialmente no Google;
- Tráfego pago: quando, para atrair o usuário, são utilizadas propagandas no Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo.
Otimizações em um site são úteis, exatamente, para preparar o site para atrair tráfego orgânico, ou seja, através das buscas orgânicas.
O que é otimização de sites?
Otimização do site consiste em explorar todos os recursos possíveis de SEO, de modo que as páginas se tornem “atraentes” para os buscadores da internet. 94% das visitas orgânicas que os sites recebem são provenientes do Google. Isso significa que o principal foco do trabalho de otimização de um site está em prepará-lo para o maior buscador da internet.
Por que é importante a otimização de sites?
Existem algumas razões muito claras para investir tempo na otimização de sites. A principal, com certeza, está em garantir uma presença digital relevante. Hoje em dia, somente negócios com ampla presença digital conseguem manter constância na guerrilha mercadológica. Além disso, outros motivos também são importantes:
- Alcançar novos clientes: por meio dos buscadores, é possível atrair pessoas que, até então, não tinham contato com a empresa;
- Gastar menos com anúncios: crescendo com a atração de usuários por meio do tráfego orgânico, é natural que a necessidade de gastar com anúncios pagos diminui;
- Gerar mais leads: por meio de uma estratégia de conteúdo, é possível atrair potenciais clientes e gerar leads;
- Crescer em autoridade: ranquear para palavras-chave importantes é sinônimo de crescimento em autoridade, pois sua empresa estará em evidência com a resposta imediata a termos importantes.
Qual o papel do SEO para a otimização de sites?
O SEO, portanto, exerce o protagonismo da otimização de um site. É claro, no entanto, que outros fatores são compreendidos como importantes para a otimização, tais como o layout, o conteúdo, os gatilhos mentais presentes nas páginas, etc.
Não obstante tudo isso, o SEO ainda permanece no centro. Somente uma otimização para motores de busca dá sentido a todas as outras otimizações. Preparar a casa (com o layout e o conteúdo, por exemplo) não tem sentido caso não consiga atrair um público qualificado.
Como utilizar o SEO na otimização de sites
Temos um artigo em nosso blog onde exploramos com maior profundidade a importância do SEO. Para acessá-lo, clique aqui. No entanto, a seguir, traremos, na prática, como aplicar a otimização para motores de busca:
Definição de palavras-chave e presença no conteúdo/texto
Em primeiro lugar, é importante definir quais são as palavras-chaves mais relevantes para o contexto da empresa. Geralmente, estão ligadas à área de atuação e principais problemas/dores que a empresa resolve com os produtos ou serviços.
Por exemplo, a 21BRZ atua com soluções em marketing para grandes indústrias e multinacionais. Por isso, o termo “marketing para multinacionais” faz parte dos termos-chave de interesse para nossa estratégia. Por isso, produzimos conteúdos com o assunto, garantindo a presença da expressão em nosso site.
Uma ferramenta útil para encontrar as palavras é a Ubersuggest.
Atenção aos títulos e subtítulos
Com as palavras definidas, é muito importante utilizá-las nos títulos das páginas e posts. Esta é a primeira coisa que os buscadores veem em seu site. Confira o exemplo a seguir:
Observe que o título reproduz o termo de pesquisa, fazendo com que o Google perceba o conteúdo com uma maior relevância.
URLs otimizadas
É importante, também, garantir a presença da palavra-chave nas URL’s, que são o endereço de cada página que aparecem na barra dos navegadores, como no exemplo a seguir:
Encontrar bons links de saída
Para melhor ranquear, os buscadores precisam ter uma certa confiança naquilo que está publicado. Essa confiança depende da autoridade do domínio e de cada página individual. Para crescer na autoridade do domínio, o tempo é a melhor estratégia.
No entanto, para crescer a autoridade de páginas individuais, bons links de saída são de grande valia. Os links de saída são referências dispostas durante o texto. São hiperlinks que apontam para sites e conteúdos externos.
Quando existem boas referências no texto, os buscadores interpretam aquele conteúdo como algo bem embasado e pesquisa e, por isso, recebe preferência de ranqueamento.
Linkar os conteúdos internos
Além disso, os buscadores, especialmente o Google, gostam de sites que contam com bastantes links internos, ou seja, links que apontam para outras páginas do mesmo site. Isso é positivo pois os robôs dos buscadores interpretam o site como harmônico e integrado.
Torne as imagens visíveis ao Google
Por fim, mas não menos importante, é essencial tornar as imagens presentes em todo o site “encontráveis” para o Google. Isso se dá por meio do uso de <meta-tags>, que dizem para os buscadores sobre o que determinada imagem se refere.
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