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RD Station ou Hubspot: qual ferramenta de automação de marketing escolher?

RD Station ou Hubspot: qual ferramenta de automação de marketing escolher?

A seguir, traremos um descritivo das duas principais ferramentas de automação de marketing, comparando-as para que você opte por aquela que melhor se adeque às suas necessidades

Se você está em busca de uma automação de marketing, deve ter se deparado com várias possibilidades dentro do mercado digital. Aqui no blog, temos um post completo com 20 ferramentas do tipo, são elas:

  • HubSpot;
  • RD Station;
  • LeadLovers;
  • Sendinblue;
  • Activecampaign;
  • Lahar;
  • Fleeg;
  • Constant Contact;
  • Pardot;
  • Customer.io;
  • GDigital;
  • Klickpages + KickSend;
  • Marketo;
  • Oracle Eloqua;
  • Bizible;
  • Act-On;
  • Infusionsoft;
  • Sales Fusion;
  • MailChimp;
  • Sharp Spring.

Dentre as várias opções de mercado, as duas ferramentas que mais se destacam são o RD Station e Hubspot. Neste post, faremos uma comparação entre elas e, deste modo, você poderá optar por aquele que mais se destaca para sua realidade.

A importância da automação de marketing

Automação de marketing é o processo de automatizar a captação, relacionamento e até mesmo a venda com potenciais clientes. As automações costumam seguir o modelo de funil de marketing que, em resumo, é dividido em quatro momentos: atração, relacionamento, venda e encantamento.

Uma particularidade da automação de marketing é o mapeamento da temperatura do lead, qualificando-o e identificando o momento certo para fazer a oferta ou contato comercial. As ferramentas de automação são responsáveis por automatizar o processo de entrega de conteúdo e relacionamento. Algumas das funções das ferramentas de automação são:

  • Planejamento de SEO e palavras-chave;
  • Criação de Landing pages;
  • Personalização de formulários e pop-ups;
  • Gerenciamento da base de leads;
  • Análise do Lead Scoring;
  • Automação de marketing;
  • Funções analíticas.

A seguir, traremos um descritivo das duas principais ferramentas de automação de marketing, comparando-as para que você opte por aquela que melhor se adeque às suas necessidades:

RD Station

O RD Station Marketing é uma ferramenta para automação de Marketing Digital tudo em um. Isso significa que ela reúne os principais recursos para realizar uma estratégia de Marketing Digital em um só lugar, e você pode fazer diferentes ações em um único software, com mais eficiência e produtividade.

Hubspot

O HubSpot ajuda no aumento do tráfego, converte leads e acompanha o funil inteiro em um só lugar. Algumas das funcionalidades disponíveis são:

  • HubSpot CRM: Através deste produto você pode fazer a gestão do relacionamento com o cliente ou clientes em potencial, é nele que você consegue fazer o cadastro dos seus contatos, empresas e todas as informações, necessárias para que você consiga montar seus parâmetros de relacionamento entre outras funções que o HubSpot CRM traz pra você;
  • HubSpot Marketing: Esse aqui é o sonho de todos que trabalham com marketing, pois no HubSpot Marketing, você consegue fazer toda a gestão do seu funil de Inbound Marketing desde o topo até o final do funil, porque ele permite fazer desde a publicação de artigo e post para redes sociais, até um fluxo de nutrição mais avançado e elaborado, focado na fidelização e no encantamento daqueles clientes que já converteram e passaram por todo o funil de vendas. Conta com relatórios incríveis que permitem que faça análise bem elaborada;
  • HubSpot Sales: Esse aqui é uma ferramenta complementar, mas você consegue contratá-la individualmente.

Preços

O RD Station conta com diversas opções de planos, alguns muito acessíveis para pequenas e médias empresas. O mais barato é o plano Light, que conta com a limitação de até 1.000 contatos, páginas de captura, sequência de e-mails, pop-ups, integrações e botão de Whatsapp. A mensalidade é de R$59.

Um plano mais intermediário é o Pro, que além das funcionalidades do plano Light, conta com postagens em redes sociais, ferramentas de SEO, análise de funil e canais, automação avançada, centenas de critérios de segmentação e qualificação automática de contatos. A mensalidade, neste caso, é de R$799, com a limitação de 5.000 contatos.

Por fim, o plano mais caro é o Enterprise, que conta com todas as funcionalidades do plano Pro, somadas a relatórios personalizados. A mensalidade é de R$2.099, com a mesma limitação de contatos do plano anterior.

No caso da Hubspot, a cobrança é feita em dólar. O plano Starter, cuja limitação é de 1.000 contatos, conta com funções como a criação de Landing Pages, gerenciamento de anúncios, chats ao vivo, bots de conversação, formulários e acompanhamento de leads .O valor mensal é de $25.

O plano professional tem uma limitação de 2.000 contatos, com as mesmas funcionalidades do plano anterior somadas a automação de marketing, gestão de conteúdo, teste A/B e relatórios personalizados. O preço mensal é de $800.

Por fim, o plano Enterprise conta com uma limitação de 10.000 contatos. Naturalmente, conta com as funcionalidades do plano anterior mais funções de gerenciamento e relatórios avançados. O preço mensal é de $3.200.

Funcionalidades

Preparamos uma tabela de comparação das principais funcionalidades das duas ferramentas, confira:

FuncionalidadesRD StationHubspot
SEO
Redes Sociais
Gestão de Conteúdo
Gerenciamento de Anúncios
Landing Page
Formulários
Lead Scoring
Listas Inteligentes
Relatórios

Conclusão: RD Station x Hubspot

As duas ferramentas suprem as principais necessidades no quesito automação de marketing. No entanto, se você deseja soluções ainda mais avançadas e tem uma maior disponibilidade para pagar um pouco mais, a Hubspot é a plataforma ideal.

No entanto, ainda que você não tenha tanta disponibilidade para contratar uma ferramenta mais cara, o RD Station traz as principais e mais necessárias funcionalidades e, com certeza, é a melhor ferramenta do gênero no Brasil (já que a Hubspot é americana).

Se você é um gestor de marketing, as ferramentas são necessárias para o sucesso da sua gestão e das ações de comunicação. Muito além das ferramentas de automação, plataformas de gestão de marketing e marca são essenciais para o sucesso macro da estratégia. Para isso, existe o 21LIVE, uma plataforma completa para gestão e distribuição de ativos da marca.

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