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21BRZ - Comunicação e Marketing

[2021] Como Escolher As Redes Sociais De Atuação Da Empresa

São incontáveis o número de redes sociais disponíveis em toda a internet (pelo menos 50 são grandes e contam com mais de 100 mil usuários). Essa quantia gera um questionamento para as empresas que buscam orientar a comunicação: em quais redes sociais atuar?

Esta é a pergunta que a 21BRZ irá responder neste post. Confira:

Redes Sociais Mais Utilizadas Por Usuários

Em primeiro lugar, é importante considerar quais são as redes sociais que mais utilizadas pelos usuários. Os dados que trazemos são do mundo e, em seguida, do Brasil. Caso sua empresa atue em outro país, é importante fazer uma pesquisa mais detalhada levando em consideração a realidade local.

Como escolher a rede social ideal para sua empresa

No mundo, portanto, a rede sociais mais utilizada atualmente é o Facebook, apesar de que a rede social esteja enfrentando uma diminuição no uso cotidiano em alguns países, como no Brasil. Atualmente, são 2,271 bilhões de usuários ativos, segundo dados de 2019.

Em segundo lugar vem o Youtube, que enfrenta um crescimento constante, principalmente por conta da ascensão do vídeo no gosto dos usuários digitais. São 1,900 bilhão de usuários ativos. Um número muito próximo ao Whatsapp que, embora seja um aplicativo de troca de mensagens, também pode ser utilizado em suas estratégias, que conta com 1,500 bilhão de ativos.

O cenário mundial o Instagram aparece apenas em sexto lugar, com 1 bilhão de usuários.

No Brasil, o cenário muda um pouco:

  • O YouTube aparece na frente de todas as redes sociais, com 95% dos internautas brasileiros atuando na plataforma;
  • Em segundo lugar está o Facebook, com 130 milhões de contas ativas brasileiras;
  • O WhatsApp também já caiu no gosto do brasileiro, inclusive entre os mais velhos. 89% dos internautas brasileiros atuam no Whatsapp;
  • Somente em quarto lugar aparece o Instagram, que hoje é o queridinho de marcas e marqueteiros. É importante observar, no entanto, que o Insta é popular entre os jovens, mas não tem boa penetração entre os mais velhos;
  • Em seguida, aparecem as demais redes sociais: Facebook Messenger, Twitter, LinkedIn e Pinterest.

Redes Sociais Mais Utilizadas Por Empresas

As redes sociais estão, cada vez mais, embarcando no universo digital. A pandemia do novo coronavírus mostrou que empresas que não asseguram a sobrevivência no mundo online, estão correndo risco de existência.

Como escolher a rede social ideal para sua empresa

Isso está expresso nos dados recentes da pesquisa Social Media Trends, que apontou que 92,1% das empresas estão em alguma rede social. 60% delas afirmam, ainda, que as redes sociais são importantes para o negócio.

A maioria esmagadora das empresas estão no Facebook: 97,6%. O Instagram aparece logo em seguida, com 63,3% de presença. O LinkedIn conquista 46,2% das empresas. Um número curioso: apesar do Youtube ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, somente 44,2% das empresas estão por lá.

Por que Empresas Devem Utilizar Redes Sociais?

Segundo dados do Banco Mundial, 60,9% da população brasileira contava com acesso à internet em 2016. Hoje, este dado já pode chegar a 70%. Isso significa que, pelo menos, 70% do seu público utiliza a internet (e é bem provável que seja bem mais).

Como escolher a rede social ideal para sua empresa

Ou seja, sua empresa precisa estar no exato local que seu cliente está, para conquistar a visibilidade dele. Além disso, criar meios de promover interações entre marca e consumidor é uma ótima estratégia para crescer o relacionamento.

A palavra-chave para as redes sociais, na verdade, é exatamente esta: RELACIONAMENTO. Rede social não é lugar para fazer ofertas como em um mercado de peixe, como explicaremos no tópico a seguir.

O Conceito Do “Invasor”

As empresas que atuam nas mídias sociais precisam compreender o conceito de “invasor”. Que consiste, basicamente, em encarar a empresa como a invasora de uma espaço que não é dela.

Na prática, é isto que acontece: as pessoas utilizam as redes sociais com o intuito de entreter-se, informar-se ou produzir conteúdo. Ninguém está lá para receber anúncios de uma marca. É como se os usuários estivessem em um mundo próprio, consumindo aquilo que eles manifestam interesse direto.

Quando empresas comunicam, elas invadem esse ambiente. Por isso, deve comportar-se de modo que essa invasão seja a menos incômoda possível.

Posicionamento Da Marca E Redes Sociais

Para tomar a decisão de qual rede social escolher, é essencial que esteja muito claro ao setor de marketing qual o posicionamento da empresa, ou seja, como as marcas pretendem posicionar-se na mente do consumidor.

Como escolher a rede social ideal para sua empresa

Existem redes sociais que não permitem certos posicionamentos. Por exemplo: grandes e sérias multinacionais não combinarão com o Snapchat ou TikTok, a não ser que haja uma estratégia de comunicação muito clara.

Portanto, pergunte-se: qual o posicionamento da sua empresa?

Fatores De Escolha Da Rede Social

Além de considerar aquilo que já foi dito até aqui, é importante pensar em alguns fatores mais práticos, como por exemplo:

Tom de voz das redes sociais

A partir do posicionamento da sua marca, você deve considerar o tom de voz das redes sociais, ou seja, a linguagem utilizada pelos usuários em cada uma delas, para compreender em qual mídia sua comunicação será mais eficiente.

Por exemplo:

  • Instagram, as pessoas consomem estilo de vida e motivação;
  • Facebook, são assuntos mais factuais e memes;
  • Twitter, as pessoas fazem piadas e falam de política;
  • Youtube, as pessoas se informar e buscam aprendizado.

Perfil dos clientes

Nenhuma definição pode ignorar o perfil do cliente da empresa: quais são as redes sociais que os clientes utilizam? Para saber essa resposta, um recurso de marketing que pode ser utilizado é a persona, que consiste em desenhar o perfil ideal do cliente, identificando as principais características e interesses do público-alvo.

Conteúdo produzido

Por fim, é necessário colocar na balança qual o tipo de conteúdo que sua marca pretende produzir. O formato do conteúdo influencia diretamente na escolha do canal e da mídia, já que cada formato é ideal para um tipo de rede social

Isto Não Pode Ser Esquecido: Distribuição Para A Rede

Se sua empresa conta com diversas unidades, como é o caso de franquias e redes maiores, distribuir os ativos para todos é uma dificuldade comum aos setores de marketing em empresas semelhantes.

Por isso, um software para distribuir ativos de marketing é altamente recomendável. O brand center 21LIVE é uma solução completa para gestão de marketing, onde seus distribuidores, franqueados, fornecedores, representantes comerciais e demais pessoas que necessitam dos seus ativos de marketing terão acesso a todos os conteúdos de sua marca de forma padronizada.

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Estratégia

Qual a rede social ideal para seu negócio

Por fim, é muito importante ter em mente que não existe qualquer ação no mundo digital que seja desempenhada sem coordenação. Por isso, é muito importante desenhar uma estratégia de marketing digital eficiente.

E é exatamente isso que ensinamos no e-book gratuito Estratégias de Marketing Digital:


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