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21BRZ - Comunicação e Marketing

Comunicação Despadronizada: Como Sua Franquia Está Perdendo Dinheiro

Comunicação Despadronizada: Como Sua Franquia Está Perdendo Dinheiro

Independência das unidades prejudicam a Marca como um todo, e impedem que o consumidor perceba valor na rede.

Um dos pilares da comunicação corporativa é o posicionamento. É no posicionamento que as equipes de marketing definem como a marca estará situada na mente no consumidor.

E, a partir disso, outros elementos são desenvolvidos, como o tom de voz, a identidade corporativa, os canais, as mídias e a identidade visual. O que se espera de grandes marcas, é que todos esses itens estejam devidamente alinhados e direcionados.

Acontece que, em muitas redes de franquias, os elementos citados não contam com uma unidade comunicacional, pelo contrário, o que reina é o cada um por si, ou seja, cada unidade faz o que quer com a comunicação.

Isso é prejudicial para a marca, por algumas razões:

1- A marca não é lembrada pelo cliente

Quando o consumidor recebe estímulos diferentes da mesma marca, o cérebro não consegue associar os estímulos a uma mesma fonte. É o processo contrário dos estudos: quando estudamos, precisamos ver várias vezes o mesmo conteúdo para gravar a informação, não é? Se o seu cliente recebe vários estímulos, ele não grava nenhum deles.

 

2- A marca é vista como de “segunda linha”

Quando o cliente se depara com uma comunicação mal feita, a primeira impressão que ele tem é de que a empresa não tem tanta qualidade assim. Isso é muito sério! Seu cliente pode não perceber o valor da sua rede, por causa da comunicação confusa das franquias.

 

3- O cliente não se sente próximo

A melhor maneira de conquistar um cliente, é fazendo ele se sentir parte do universo da sua marca. Porém, quando não existe uniformidade na comunicação, ele não consegue confiar na empresa, e onde não há confiança, não há pertencimento.

 

Uniformize sua comunicação com um plano de marketing

Para ter unidade na comunicação da empresa, um plano de marketing é ponto de partida. Mas, esse precisa ser completo e contar com algumas características:

  • Ser para TODA a rede: o plano de marketing e comunicação parte da diretoria da rede de franquias, mas precisa ser seguido por todas as unidades;
  • Definir o posicionamento;
  • Estabelecer objetivos e metas;
  • Deixar claro qual o papel da rede e qual o papel dos franqueados;
  • Comparar e ter insights a partir da comunicação dos concorrentes;
  • Focar no consumidor, sempre!;
  • Pensar nas estratégias de comunicação;
  • Construir a identidade visual;
  • Montar um cronograma de ações.

Distribua os materiais de marketing para a rede

Após montar e aprovar o seu plano de marketing, chega a parte mais desafiadora: encontrar maneiras de distribuir os materiais de marketing para os franqueados de maneira segura.

São vários os tipos de arquivos que partem do marketing: contratos, artes para mídias sociais, artes para cartazes e outdoors, imagens de divulgação para o Whatsapp, animações para TV corporativa etc.

 

Ferramenta para distribuição dos materiais

O bom e velho e-mail pode não suportar tantos arquivos, e os serviços em nuvem também são limitados. É diante dessa dificuldade de receber material, que muitos franqueados optam por fazer sua própria comunicação.

Não foi o caso dos franqueados da Diolaser. Gláucio Pereira, Diretor de Marketing da Diolaser Brasil, optou pela plataforma 21Live para organizar e distribuir seus ativos de marketing.

Na plataforma, distribuidores, franqueados, fornecedores e representantes comerciais têm acesso aos arquivos, com a possibilidade, inclusive, de editá-los, customizando para as necessidades locais.

Para Gláucio a 21Live é “[…] uma ferramenta crucial de gestão de marketing. Com ela, nosso fluxo operacional ficou mais rápido e assertivo…”.

 

Comunicação padronizada, é comunicação com resultado

A comunicação da sua franquia não precisa ser motivo de reuniões constrangedoras, e o seu marketing não precisa receber novas sanções financeiras a cada semestre.

Fazendo corretamente e integrando a rede de franquias, o seu marketing estará pronto para gerar resultados efetivos. Se você deseja dar um passo a mais em direção a uma comunicação de sucesso, fale com com um representante da plataforma 21Live.

 

ANTES DE SAIR, CONFIRA ABAIXO UM POUQUINHO DE NOSSOS OUTROS ASSUNTOS!!! 

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