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21BRZ - Comunicação e Marketing

Endomarketing em uma agência de publicidade

Aplique o endomarketing em sua empresa!

Muitos sonham em conquistar o emprego dos sonhos, trabalhar na melhor empresa do mundo, onde há uma somatória de diversão + produtividade. E as empresas buscam, além do bem-estar dos colaboradores, ter a equipe perfeita trabalhando e também diminuir o turnover (rotatividade de funcionários).

O Endomarketing, ou Marketing interno, é uma estratégia de marketing que pode conquistar o coração e a mente da equipe de trabalho através de ações, ideias incríveis e inovadoras que visam a melhoria do ambiente e o bem-estar dos funcionários.

Essa estratégia de Marketing é algo favorável para a empresa e para a imagem dela, já que começa de dentro para fora, onde os colaboradores são o público alvo. E isso traz ótimos resultados.

Apesar disso muitos ainda se perguntam: “Por que trabalhar com endo marketing? ” A resposta é muito simples! O endomarketing pode ser um pote de ouro no fim do arco-íris, pelo simples fato de ter um enorme potencial para aumentar os resultados, motivando a equipe e trazendo para a mesma “sintonia” da empresa.

Vamos dar alguns exemplos para você ter certeza de que o endomarketing é uma boa para sua empresa:

1. Equipe mais motivada

A empresa que aplica o endomarketing mostra-se mais aberta para ideias e melhorias.

A motivação dos colaboradores aumenta admiravelmente ao darem conta que estão sendo inseridos em um ambiente onde se preocupam com seu bem-estar

2. Qualidade de trabalho e bem-estar

Cá entre nós, algumas atividades no dia a dia são estressantes.

Muitos colaboradores acabam sendo afetados por momentos estressantes e isso gera um mal-estar neles. Quando a empresa se preocupa com a saúde física e mental de seus funcionários, o ambiente se torna mais agradável e podemos perceber uma melhoria significativa e a diminuição de stress.

3. Engajamento

Colaboradores bem motivados são mais engajados a darem ideias de melhorias para a empresa, além de se envolverem em causas do ambiente de trabalho.

Sabe aquela pessoa que está sempre curtindo, compartilhando e comentando as postagens da empresa nas redes socais? Esse é um bom exemplo de funcionário engajado, ele está contribuindo de fato com o crescimento da empresa!

Ele se sente orgulho em compartilhar para seus familiares e amigos o que anda rolando no seu trabalho.

4. Incentiva a criação de cultura de inovações de negócio

Para haver um bom desempenho externo é mais do que necessário um ótimo desempenho interno. Funcionário feliz, cliente feliz.

Não venda sua empresa como “a melhor” se internamente isso não é verdade, isso poderá transparecer quando você menos esperar, com um tratamento mal ao cliente. Além da equipe, sua marca será prejudicada.

Muitos pontos positivos, mas agora precisamos te mostrar como chegar a esses resultados:

 Ofereça cursos e treinamentos

Pessoas gostam quando a empresa acredita no potencial delas e investem nesse potencial através de treinamentos, com intuito de aumentar a qualidade deles.

Programas de treinamento podem ser adicionados ao calendário da agência anualmente ou semestralmente. Cursos e palestras quando houver oportunidade e necessidade.

Elogie e agradeça seus colaboradores

Crie o hábito de feedbacks positivos, de forma informal agradecendo e elogiando resultados individuais ou em grupos.

Iniciativas de ações interpessoais

Promova Happy Hours, eventos de premiação por tempo de trabalho, festas de fim de ano também é uma boa ideia para aproximar os funcionários uns dos outros.

Outras ideias palpáveis para ações interpessoais seriam grupos de atividade física ou estudos. Seja criativo 😀

Crie um plano de carreira

Comentamos algumas vezes como é importante o funcionário sentir-se importante, e aqui vai mais um reforço.

Ofereça aos funcionários um plano de carreira que ele possa seguir durante seus anos de trabalho na empresa. Dependendo de seu desempenho, ele terá grandes chances de subir de cargo.

Bons exemplos de endomarketing

“Como saberei se essa estratégia funciona se não há exemplos?”

Não precisa olhar para as grandes multinacionais para ver exemplos de endomarketing serem praticados (você pode! Mas não é necessário) Confira exemplos de endo marketing que aplicamos aqui na 21BRZ!

21 Conquistas

Um projeto que surgiu de forma orgânica e tem um valor imenso!

Presenteamos e comemoramos as conquistas pessoais do nosso time 21BRZ.

Ex: Se alguém da equipe 21 tiver uma grande conquista na vida pessoal, nós presenteamos a pessoa e parabenizamos ela pela conquista. Pois entendemos que nós como equipe devemos celebrar as conquistas pessoais de cada um.

21 Ideias

Sabe aquela melhoria ou ideia incrível que você sempre quis propor para sua empresa porém nunca deram espaço para ela? Pois é, aqui na 21BRZ fazemos diferente.

Valorizamos muito as ideias de cada funcionário, a contribuição de ideias e desenvolvemos uma plataforma especialmente para que os funcionários enviassem ideias e melhorias para nossa agência.

Elogios

Reconhecer um trabalho bem feito pra nós é algo muito importante! Por isso criamos o “Mural do elogio”, quando algum de nossos clientes elogia algo como uma campanha, uma criação de branding ou até uma Nota Fiscal (sim! Elogiam nossas NFs haha) nós anotamos esse elogio e colocamos em nosso mural, para que os funcionários e clientes possam ver o trabalho bem feito de cada um.

Roda do agradecimento

Mensalmente reunimos nossos funcionários para conversar sobre melhorias e mudanças da agência, e nessa reunião fazemos a roda do agradecimento, onde cada colaborador diz para o grupo o motivo de ser grato naquele momento, nessa ação dizemos o que temos a agradecer ou a quem gostaríamos de agradecer.

Reunião de alinhamento

Mensalmente temos uma reunião de alinhamento onde apresentamos as ideias aprovadas, além de alinharmos as que já estão em prática, todos os funcionários participam dessa reunião e conversamos sobre todas as ideias e novos projetos.

Médico no trabalho

Saúde também é importante, por isso mensalmente cada funcionário tem uma consulta com a médica do trabalho aqui na agência.

Depois de aplicados esses projetos, o ambiente de trabalho melhorou, trazendo bons resultados e uma ótimo clima para o trabalho diário.

 

Importante!

Para o endomarketing funcionar será necessário que o setor de marketing e RH se alinhem para descobrirem quais serão os melhores projetos a pôr em prática

 

Que tal conhecer outras estratégias de marketing que poderão ajudar sua empresa? Nos acompanhe em nossas redes sociais e fique por dentro de outros temas do universo do Marketing

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