Com a pandemia de COVID-19 causando várias mudanças significativas nos comportamentos de compra online, pode ser difícil para os profissionais de marketing acompanhar as mudanças em seu nicho e otimizar suas campanhas de acordo.
É por isso que o Google está adicionando novos insights de tendências emergentes no Google Ads, com base na atividade de pesquisa do Google, que alertará os profissionais de marketing sobre compras relevantes e mudanças de descoberta em seu setor, permitindo que atualizem sua estratégia de anúncios de acordo com a demanda.
Os novos gráficos de tendências destacarão os crescentes interesses de pesquisa em sua área, junto com detalhes adicionais de elementos mais específicos, que podem ajudá-lo a capitalizar as oportunidades mais recentes.
Conforme explicado pelo Google :
“A demanda do consumidor continua mudando e é mais importante do que nunca para os profissionais de marketing acompanhá-la. Por exemplo, no início da pandemia, as pesquisas por” coleta na calçada ” aumentaram em mais de 3.000%. No início deste ano, vimos um aumento de “Staycations”, e agora, estamos vendo uma onda de “watch party”.
Muitos de vocês disseram que precisam de mais insights como esses para orientar seus negócios e decisões de marketing. É por isso que lançamos a página Insights (beta) no ano passado em países selecionados para ajudar as empresas a se manterem no topo das tendências emergentes. Hoje, a página Insights está disponível para todos os anunciantes em todo o mundo“.
Vários anunciantes obtiveram sucesso no teste beta inicial dos novos insights, o que levou o Google a avançar com um lançamento mais amplo da ferramenta. Com base nisso, o Google recomenda que os profissionais de marketing:
- Analise as recomendações de palavras-chave, orçamento e estratégia de lances para otimizar sua conta para as tendências emergentes;
- Use a correspondência ampla e os lances inteligentes para ajudar a alcançar os clientes certos com o valor certo;
- Use o Planejador de palavras-chave para obter ideias de palavras-chave com base nas tendências emergentes em sua conta;
- Planeje inventários, promoções e páginas de destino com base nas tendências de interesse de pesquisa.
Além disso, o Google também está adicionando um novo processo que permitirá que os profissionais de marketing apliquem automaticamente as recomendações de otimização às suas campanhas, com base nas tendências e comportamentos emergentes.
O novo processo permitirá que os profissionais de marketing escolham entre uma variedade de otimizações automatizadas, e o Google aplicará às suas campanhas.
“Isso significa que sempre que nossos algoritmos detectam uma oportunidade de melhorar uma campanha, as marcas podem implementar essas recomendações instantaneamente, permitindo que sejam rápidas e úteis para seus consumidores e economizem tempo“.
O quão eficaz isso será realmente se resumirá à experimentação e irá variar de acordo com a campanha, mas os sistemas do Google estão sempre melhorando e são capazes de identificar uma série de elementos-chave que podem fornecer novas oportunidades.