Depois de lançar o aplicativo pela primeira vez na Índia em dezembro, o Facebook anunciou hoje que seu aplicativo Instagram Lite remodelado, que permite que usuários em regiões de baixa conectividade utilizem a maioria dos recursos do Instagram, será disponibilizado em 170 regiões.
O Instagram Lite requer apenas 2 MB para download no Android – em oposição aos 30 MB para a versão em tamanho real do aplicativo – e inclui todos os recursos principais, menos algumas das ferramentas mais avançadas, como filtros AR.
A versão reduzida foi projetada para ajudar a manter mais usuários conectados – conforme explicado pelo Facebook :
“Um pouco mais de 63% da população mundial está online, contra quase 90% na América do Norte. E muitas das regiões que estão conectadas não possuem os dispositivos móveis mais atualizados, redes robustas de Internet ou acessíveis planos de dados necessários para a entrega rápida de vídeos e imagens ricos em dados encontrados no Instagram. Por exemplo, apenas cerca de 50% das famílias na Índia têm acesso à Internet. “
É por isso que a Índia foi a primeira região a obter o novo aplicativo Instagram Lite – embora o esforço contínuo do Facebook para atrair usuários do TikTok, após o banimento do TikTok na região, também tenha desempenhado um papel.
No ano passado, o Facebook havia descontinuado a versão até então utilizada. No entanto, diante do cenário pandêmico e necessidade de conectividade, resolveu remodelar o projeto e lançar a nova versão.
O aplicativo até suporta Reels. Isso poderia aumentar o uso do Instagram em todos os setores e níveis sociais, engajando e mantendo mais pessoas em contato por meio do aplicativo.
O Instagram diz que pretende disponibilizar o aplicativo em todas as regiões em breve.
Com informações do Facebook e Social Media Today.