Marketing Digital Para Empresas Multinacionais - 21BRZ Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Marketing Digital Para Empresas – Especialmente Multinacionais

Marketing Digital para empresas é um assunto em alta. Cada vez mais, o mercado tem compreendido a necessidade de se investir online por conta da alta taxa de retorno que empresas têm obtido com ações digitais. Inclusive empresas multinacionais.

O Google Trends, por exemplo, que é uma ferramenta que mostra a evolução nas buscas por determinado termo online, aponta que expressão “Marketing Digital” sofre um crescente aumento no número de buscas.

marketing digital para empresas no google trends

As empresas têm entendido a eficácia de apostar em ferramentas digitais como meios de aquisição de novos clientes, relacionamento e fortalecimento da marca. 

Grandes corporações, por exemplo, têm alocado verba da publicidade tradicional para as soluções digitais. Algumas projeções apontam crescimento de 12% no setor até 2021.

Quais As Vantagens Do Marketing Digital?

Esse crescimento não é por acaso. Cada vez mais as grandes empresas – inclusive multinacionais – têm percebido as vantagens de fazer investimentos online. A 21BRZ separou algumas das muitas vantagens de estar presente no ambiente online:

Você Pode Mensurar Os Resultados

Quando uma agência contrata um outdoor para publicidade, por exemplo, dificilmente será possível mensurar os resultados efetivos que aquela mídia trouxe para a empresa. 

O mesmo acontece com outras mídias offline que, embora eficientes, são difíceis de serem mensuradas individualmente.

mensuração no marketing digital

Essa dificuldade não existe no online. Todas as ações são possíveis de mensurar e, inclusive, é possível calcular o Retorno Sobre O Investimento de cada mídia.

Por meio da instalação de códigos na estrutura do seu site, por exemplo, você pode entender quantas pessoas acessam suas páginas e de onde elas vêm. Isso é perfeito para otimizar o budget.

Você Consegue Segmentar Sua Audiência

O Marketing Digital também permite que você seja mais assertivo em suas ações. As ferramentas de anúncios, por exemplo, possibilitam escolher para quem você quer que seu anúncio seja exibido.

Diferente de um comercial de TV, por exemplo, que é visto por quem quer que seja, os anúncios online são exibidos apenas para quem está dentro do seu público-alvo. Algumas das ferramentas de anúncios online são:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Waze Ads;
  • Taboola;
  • LinkedIn Ads;
  • Sponsored Tweets;
  • YouTube Ads.

Seu Cliente Se Sente Mais Próximo À Sua Marca

Relacionamento é a chave de empresas duradouras. Por meio do Marketing Digital, é possível intensificar a relação empresa-cliente, aumentando o tempo de exposição à marca e gerando valor por meio de conteúdo relevante.

marketing para multinacionais

Essa proximidade é possível graças aos vários meios e mídias disponíveis no ecossistema do Marketing Digital. Alguns deles são:

  • Mídias sociais;
  • Blog de conteúdo;
  • Newsletter;
  • Podcasts;
  • Publicações em grandes sites;
  • Entre outros.

Como Funciona O Marketing Digital Para Empresas?

Marketing Digital não é simplesmente criar uma conta em uma mídia social e postar qualquer coisa. Marketing Digital parte de muito planejamento. Basicamente, é entender que a empresa está entrando para um mundo que não é dela e, portanto, ela deve se adequar à esta nova realidade.

Isso quer dizer que não adianta apenas apostar em conteúdos promocionais. É importante gerar relevância para o seu público.

Por exemplo: a 21BRZ poderia colocar uma promoção nessa página e tentar te convencer a contratar nossos serviços. Mas esse não é o caminho. Nós preferimos gerar valor por meio de um conteúdo que faça sentido para você e tire suas dúvidas.

Não fazemos isso por capricho ou modismo. Na verdade, atuamos assim por uma simples razão: o consumidor online mudou e, por isso, a forma de comunicar de uma empresa também precisa mudar.

O tempo em que campanhas agressivas – que não respeitavam o nível de consciência do consumidor – funcionavam, já passou. Hoje o consumidor quer conversa, e o Marketing Digital permite isso: que as empresas conversem com seus potenciais e atuais clientes.

Tudo isso só é possível quando há um profundo conhecimento do público-alvo de sua empresa. Na verdade, no ambiente do Marketing Digital, o público-alvo dá lugar à persona.


Como É O Marketing Digital Para Empresas?

Geralmente, as grande empresas contam com departamentos de marketing, que se dedicam a todas as demandas de marketing, entre elas: planejamento da comunicação da empresa, gerenciamento de comunicação, traçar objetivos e metas de comunicação, desenvolver e gerenciar campanhas promocionais, definir canais e formas de atrair novos clientes, analisar e mensurar resultados de campanhas, gerenciar produção multimídia, gerenciar fornecedores dos ativos de marketing, entre outras coisas.

Como se vê, um setor de marketing em empresas é muito importante e ativo. O problema é que, diante de todas as funções a serem exercidas, não sobra muito tempo para dedicar ao Marketing Digital.

marketing digital funcionamento

É por isso que, na maioria das vezes, as empresas contratam agências para desenvolverem suas ações online (desde a gestão de mídias sociais, por exemplo, até a gestão de anúncios).

Aqui, é importante que os gestores de marketing tenham a consciência da importância de investir em Marketing Digital.

Porque Investir Em Marketing Digital

No início deste post, vimos as vantagens do Marketing Digital: dentro do plano macro de marketing de uma empresa, o Marketing Digital é um potencializador dos relacionamentos. Se uma empresa precisa de relacionamentos, ela precisa de Marketing Digital.

Existem, basicamente, dois modos de atuar e crescer online: organicamente e patrocinado.

Crescer organicamente significa não investir em anúncios, e contar com a distribuição gratuita das redes sociais. Existem alguns meios de aumentar a distribuição orgânica, como por meio do uso de hashtags ou otimizando conteúdos de sites com o SEO, por exemplo.

No entanto, depender apenas do crescimento orgânico é difícil para vislumbrar um crescimento significativo.

Os esforços para conseguir um ranqueamento orgânico no Google, por exemplo, são grandes e apresentam resultados apenas no longo prazo. Nas mídias sociais, estima-se que o conteúdo seja entregue para apenas 6,5% (em páginas maiores, a taxa pode chegar à 2%) dos usuários que curtem a página.

investimento em marketing digital

O caminho para aumentar o alcance das postagens e dos conteúdos é o investimento em mídia patrocinada. Por meio dos anúncios, é possível segmentar quem receberá os conteúdos, ou mesmo ações de venda.

Portanto, para que os resultados sejam expressivos, é inevitável o investimento em anúncios online, ou seja, separar parte do budget da empresa para ações digitais.

Estratégias De Marketing Digital Para Empresas Multinacionais

Marketing Digital não é brincadeira. É necessário muita estratégia para conseguir obter resultados. Por isso que, um planejamento estratégico é a base de qualquer ação online.

Existem alguns modelos que podem ser seguidos e adaptados para a comunicação das empresas: O funil de marketing, por exemplo, que se baseia em mapear ações do potencial cliente, para conduzi-lo até a compra, ou ainda a jornada de compra, que considera os níveis de consciência do consumidor, para entender o momento certo de fazer oferta.

Inbound Marketing

O Inbound é uma das estratégias mais eficientes para a venda de produtos de alto ticket, inclusive B2B. A base do Inbound é o Conteúdo. É por meio deste que toda a estratégia é desenvolvida.

inbound marketing para empresas

Podemos desenhar o inbound em, basicamente, quatro fases: atração, conversão, fechamento e encantamento,

Em um primeiro momento, o cliente é atraído com conteúdos mais amplos, que tiram dúvidas e geram valor. Geralmente, os posts de blog otimizados para SEO são utilizados para essa fase.

Depois de atrair o visitante e fazer com que ela consuma o conteúdo gratuito da empresa, está na hora de transformá-lo em um lead, ou seja, fazê-lo deixar o contato (e-mail, por exemplo) oferecendo uma recompensa (ebook, aula, webinários etc.).

Já com o contato do prospect, é hora de gerar ainda mais valor, entrando ainda mais conteúdo que, gradativamente, aumentará seu nível de consciência com relação aos produtos da empresa.

Após um período de nutrição, é a hora de fazer o contato comercial e, por consequência, a venda.

Integração Entre Marketing E Vendas

Um ponto importante, dentro das estratégias de marketing em grandes empresas, é a integração entre o setor de marketing e vendas. Uma cooperação entre os dois setores é indispensável para manter a qualidade dos leads e aumentar os resultados comerciais das empresas.

Ao longo de sua jornada, a agência 21BRZ se especializou no atendimento a empresas multinacionais. A 21BRZ entende o dinamismo e complexidade da operação de uma empresa multinacional, por isso criou uma área inteiramente dedicada dentro da agência para apoiar empresas e projetos dessa natureza.

Se você procura soluções para a gestão de marketing da sua empresa, clique no botão abaixo e conheça o que a 21BRZ pode fazer por você: