Embora o TikTok tenha predominância do público mais jovem, os usuários mais velhos também estão se tornando cada vez mais ativos na plataforma, de acordo com informações publicadas recentemente pela plataforma.
Em uma apresentação aos profissionais de marketing sobre o potencial da plataforma para alcançar os pais, o TikTok compartilhou alguns novos dados sobre como os idosos estão usando a plataforma para se manterem conectados e como as marcas podem aproveitar essas tendências para maximizar o desempenho de suas campanhas.
Conforme explicado por TikTok :
“Todos os dias, milhões de pais, adolescentes, avós e entre irmãos vêm ao TikTok para compartilhar trechos de sua vida cotidiana. Aqui está o que é único: muitas vezes, toda a família participa junta – até mesmo os adolescentes não se intimidam. costumava ser um desafio fazer com que todos parassem para uma foto; agora vemos rotinas de dança perfeitamente coreografadas de toda a família, incluindo a vovó“.
É claro que, caso você faça marketing para pessoas idosas, o TikTok não é o lugar mais ideal, no entanto, os dados mostram que o público mais velho é realmente ativo em torno de certos tópicos e tendências.
Exemplificando isso, o TikTok destaca essas hashtags populares:
- #family – 67 bilhões de visualizações
- #familytime – 8 bilhões de visualizações
- #parenting – 4 bilhões de visualizações
- #momsoftiktok – 44 bilhões de visualizações
- #dad – 25 bilhões de visualizações
- #momlife – 20 bilhões de visualizações
As últimas tags, diz TikTok, mostram muitos pais compartilhando “dicas, truques e conhecimento profundo” na plataforma, que se tornou um nicho chave tanto para entretenimento quanto para recomendações de produtos.
Quais produtos os pais procuram na plataforma?
“Em comparação com os usuários do TikTok que estão na mesma faixa etária, mas não têm filhos, os pais do TikTok são mais propensos a postar sobre eletrodomésticos, lanches, negócios, carros e produtos de mercearia“.
Os números ainda mostram que o TikTok é predominantemente usado por públicos mais jovens, então anunciar para públicos mais velhos pode não representar um alcance significativo, principalmente quando comparado a outras plataformas.
Isso, é claro, também se tornará mais relevante à medida que a base de usuários do TikTok envelhece e se move cada vez mais para essas diferentes categorias de consumidores. O que poderia tornar a plataforma um foco muito maior para os profissionais de marketing no futuro – mas mesmo agora, dadas as estatísticas de engajamento, pode valer a pena conferir as hashtags listadas acima e verificar o aplicativo para ver se as pessoas estão interagindo com o conteúdo relacionados ao seu nicho de produto.