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TikTok Para Empresas: um guia de dancinhas a negócios

TikTok é um aplicativo disponível tanto para Android quanto para iPhone. Sua principal característica é permitir o compartilhamento de vídeos rápidos, estimulando a interação entre usuários.

Independentemente do seu nível de experiência com tecnologia, uma coisa é certa: você já deve ter assistido a algum vídeo do TikTok, mesmo que compartilhado em alguma outra rede social.

Neste artigo, conheceremos um pouco mais dessa plataforma, bem como entenderemos de que modo as empresas podem utilizar o TikTok em função dos seus negócios.

Boa leitura!

Como surgiu o TikTok?

O TikTok é um aplicativo pertencente à empresa ByteDance. A organização chinesa lançou o que seria a semente do TikTok em 2016, sob o nome de Douyin, disponível apenas localmente na China. No ano seguinte, a ByteDance decidiu ampliar sua atuação para o mundo, criando o TikTok como a versão internacional do Douyin.

Atualmente, o aplicativo de vídeos curtos é uma verdadeira febre entre jovens e adolescentes. Por isso, a empresa fundadora enfrentou uma positiva valorização em seu valor de mercado, chegando a US$ 140 bilhões.

Números e dados sobre o TikTok

Os números do TikTok revelam a força do seu crescimento e o potencial de penetração no mercado, sobretudo o brasileiro. Segundo pesquisa da Opinion Box, havia 74,1 milhões de usuários ativos na rede social em janeiro de 2021.

O TikTok também foi responsável por muita gente queimar a língua, já que 60% dos usuários disseram um dia que nunca usariam a rede social, e hoje são usuários ativos.

A taxa de engajamento da rede social também chama a atenção, já que 82% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia. Além disso, 21% postam ao menos um conteúdo por dia.

Um dado interessante para as empresas é que 56% relatam seguir alguma empresa no TikTok, enquanto 43% afirmam já ter comprado algo através de alguma indicação na rede social.

Com relação ao tipo de conteúdo preferido, a pesquisa aponta o seguinte cenário:

  • 64% gostam de consumir conteúdos de humor;
  • 57% acompanham vídeos de pessoas que segue;
  • 53% acompanham vídeos de amigos;
  • 42% acompanham vídeos de marcas que gostam.

A maioria das pessoas também utiliza a rede de vídeos para distração (66%) e divertimento (62%), enquanto um número menor busca informação (29%).

Como o algoritmo do TikTok funciona

Para uma empresa conseguir atuar no TikTok existem dois caminhos: o primeiro é a partir da veiculação de anúncios. Nesse caso, deverá haver um investimento significativo para se conseguir bons resultados.

Além disso, os usuários da plataforma não são muito simpáticos a anúncios: 43% dos usuários se sentem irritados ou revelam uma experiência negativa com os anúncios veiculados no TikTok.

O outro caminho, portanto, parece muito mais saudável. Trata-se do crescimento orgânico. No entanto, para que isso aconteça, é necessário produzir um conteúdo original e adequado à plataforma.

Não adianta, por exemplo, produzir conteúdos informacionais, pois as pessoas não estão no TikTok para ver esse tipo de coisa. Mas, além de produzir conteúdo, é fundamental entender o funcionamento do algoritmo.

Existem duas abas no aplicativo, o “seguindo” mostra o conteúdo de pessoas e perfis que o usuário já segue. No entanto, a aba “para você” exibe conteúdos diversos do TikTok, incluindo de pessoas que o usuário ainda não segue. Graças a essa aba é que os vídeos da plataforma viralizam tanto.

Para exibir um conteúdo na aba “seguindo”, o algoritmo considera três fatores, sendo eles as interações do usuário, as informações do vídeo e as configurações do dispositivo do usuário. Há, ainda, um quarto fator extra-oficial, que é o engajamento do conteúdo publicado.

Se a sua marca ou perfil buscam ampliar a entrega através da aba “para você”, o conteúdo deve ser pensado dentro dos quatro fatores acima mencionados. Mas, como fazer isso, na prática:

  • as interações do usuário dizem respeito ao histórico de interesses da pessoa. Isso significa que vídeos adequados ao tipo de conteúdo que as pessoas mais consomem tendem a performar melhor. Por isso, o conteúdo publicado no TikTok deve ser original e adequado àquilo que as pessoas mais consomem;
  • as informações do vídeo fazem referência a questões como legendas, hashtags e sons. Para conseguir ampliar a entrega, tudo isso deve ser configurado da melhor forma possível;
  • com relação às configurações do dispositivo, não existem otimizações a serem feitas. Isso porque, neste fator, é considerado apenas se a entrega do conteúdo está em conformidade com o idioma do usuário, por exemplo;
  • por fim, o engajamento do conteúdo é de suma importância, pois, antes de o vídeo ser disponibilizado na aba “para você”, o TikTok o disponibiliza para um pequeno grupo de pessoas. O envio para a aba de descoberta está condicionado ao engajamento que esse grupo de pessoas dará. Por isso, o conteúdo para o TikTok deve estimular ao máximo o engajamento.

Principais ferramentas do app

Existem diversos recursos e ferramentas que fazem do TikTok uma forma excelente de produzir conteúdo, sobretudo quando a intenção é engajar. Entre esses recursos, podemos destacar:

  • dublagem: esta funcionalidade é muito próxima ao velho karaokê. Aqui, o TikTok disponibiliza um catálogo de músicas que podem ser cantadas pelo usuário. Além da cantoria, também é possível adicionar diversos outros recursos como efeitos visuais e filtros de ambiente e faciais;
  • mixagem: esta função garante que o áudio do seu vídeo saia da melhor forma possível. Entre os recursos, o usuário pode eliminar ruídos e corrigir algumas falhas no áudio, além de aumentar ou diminuir o volume da música;
  • efeitos visuais: os efeitos visuais do TikTok são bem interessantes, pois reúnem máscaras, filtros e adesivos temáticos que ajudam a produzir vídeos bem personalizados;
  • mensagens: semelhantemente ao Messenger do Facebook ou ao Direct do Instagram, o TikTok também disponibiliza uma forma dos usuários trocarem interações mais pessoais. Isso é fundamental para que produtores de conteúdo consigam os melhores insights em suas produções;
  • reação: com certeza você já deve ter visto algum vídeo utilizando o recurso de reação. Com este recurso, o usuário pode ser filmar reagindo a algum outro vídeo;
  • duetos: por fim, o dueto é um recurso que permite reproduzir dois vídeos juntos. Este recurso é o responsável pelos mais populares virais da plataforma.

[Checklist] 12 dicas úteis para empresas e negócios

Com tudo o que dissemos até aqui, já é possível utilizar o TikTok com bastante eficácia para sua empresa. No entanto, para melhorar ainda mais os resultados, vamos relembrar algumas das coisas já ditas e, também, conferir novas e inéditas dicas, tudo isso através do checklist a seguir:

  1. Produza um conteúdo original e adequado à linguagem e ao estilo da plataforma
  2. Seja frequente, postando o máximo de conteúdo diário que conseguir
  3. Tenha um perfil como empresa, mas se comporte como um produtor de conteúdo
  4. Entenda quais são os conteúdos preferidos dos usuários como um todo e inove
  5. Não seja informativo, mas sim divertido. Se for para informar, que seja divertindo
  6. Pesquise e entenda os tipos de conteúdo que sua persona consome no TikTok
  7. Produza seus vídeos a partir dos insights dessa pesquisa
  8. Sempre otimize legendas e hashtags
  9. Use chamadas-para-ação e produza conteúdos de alto engajamento
  10. Utilize todas as ferramentas e recursos da plataforma
  11. Trabalhe com influenciadores digitais
  12. Embarque em challenges/desafios

Precisa fazer dancinha para ter sucesso no TikTok?

Para ter bons resultados no TikTok não é preciso fazer dancinha, necessariamente. O que é preciso é entender o funcionamento da plataforma, os tipos de conteúdo mais frequentes, e os gostos do seu público-alvo.

Como já mencionamos, é preciso tomar muito cuidado com o tipo de conteúdo produzido para essa rede social. Se o seu conteúdo for excessivamente informativo, as taxas de engajamento serão baixas.

O melhor caminho mesmo é conseguir produzir um conteúdo original, que informe através da diversão e da descontração, duas coisas que resumem essencialmente aquilo que o usuário busca no TikTok.

O formato de conteúdo presente em outras redes sociais não funciona no TikTok. Dentro de uma estratégia de marketing, é fundamental que esta rede ocupe o lugar certo no funil de marketing, a saber, o topo.

Naturalmente, mecanismos deverão ser utilizados para que os usuários do TikTok possam ir para as demais fases do funil.

Como o TikTok performa em outros países

O Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok em todo mundo, atrás somente da China, país onde o aplicativo nasceu. Por lá, o uso é tão frequente que o governo restringiu o número de horas que as pessoas podem gastar no app, segundo pesquisa.

A seguir, um ranking com a porcentagem de usuários por país:

  1. China: 72% dos entrevistados utilizam o TikTok;
  2. Brasil: 40%;
  3. México: 37%;
  4. Rússia: 31%;
  5. Alemanha: 26%
  6. Estados Unidos: 24%;
  7. Reino Unido: 24%;
  8. Canadá: 22%.

Quais empresas usam melhor o TikTok?

O TikTok para empresas já é uma realidade. Muitas organizações perceberam a oportunidade de utilizar a rede social e produzem conteúdo com bastante frequência. a seguir, mostraremos algumas empresas que utilizam o TikTok e como elas fazem isso:

Resultados Digitais

A RD é uma das empresas mais relevantes quando o assunto é marketing digital no Brasil. Por isso, sua equipe criativa não poderia ficar de fora do TikTok e, desde então, tem produzido conteúdos que falam sobre realidades da marca, mas com muito bom humor, como no exemplo a seguir:

@resultadosdigitais

Parece mentira, mas a gente jura que é verdade!😂 Ainda não aproveitou essa certificação gratuita com um dos maiores nomes de marketing do mercado? É só acessar o LINK da BIO e se inscrever na RDU para fazer este (e outros) cursos com profissionais referência.

♬ som original – Paola Bracho✔️

Nubank

O pessoal do Nubank simplesmente dá um show na produção de conteúdo. Com um time extremamente criativo, os vídeos são muito bem produzidos e roteirizados. O resultado só poderia ser materiais como o vídeo a seguir:

@nubank E aí, quem vocês eram nessa época icônica? 💜 @joycesmullerpan #anos2000 #2000snostalgia #2000 ♬ som original – Nubank

Mercado Livre

Uma outra empresa que consegue se sair bem no TikTok é o Mercado Livre, que reúne diversos pilares para sua comunicação nesse canal, como o trabalho com influenciadores, produções caprichadas e muito bom humor.

@mercadolivre Versão fail que não destrói só fortalece nosso sucesso, né não, @zurvini? Se vc se arrependeu das suas fases e das compras relacionadas a ela, saiba que no meu app você devolve numa boa com a #compragarantida #versãolivre ♬ som original – Mercado Livre

Magalu

Outra empresa que consegue produzir um conteúdo de alto engajamento é a Magazine Luiza. Além de materiais mais comerciais, também são utilizados influenciadores digitais, em vídeos roteirizados e bem criativos. Confira a seguir:

@magalu

Todo mundo tem um amigo assim, né!? Mas graças ao Troca Tudo Magalu dessa vez ele tem razão! 📺💙 Se quiser saber mais, toca aqui: maga.lu/trocatudo

♬ som original – Lu do Magalu

Netflix

Já a Netflix vai por um caminho bem distinto das demais marcas citadas até aqui. A empresa aposta em conteúdo da marca, com trechos dos filmes e séries presentes em seu catálogo, somados com curiosidades e legendas que aumentam a retenção do público.

@netflixbrasil Nas HQ's ou nas telas, o mundo não tava preparado pra tanto conteúdo bom assim 😍🔝 #hq #comicbooks #heartstopper #sweettooth #Netflix #NetflixBrasil ♬ som original – Netflix Brasil

Perfis para seguir

A melhor maneira de aprender a produzir conteúdo para o TikTok é seguindo perfis que são referências. No caso de empresas, é fundamental seguir não apenas outras empresas, mas os principais nomes e influenciadores da plataforma. Com isso, será possível absorver o modo como os materiais são produzidos no TikTok.

Para te ajudar nesse processo, separamos, a seguir, os principais perfis do TikTok, pelo número de seguidores, em ordem decrescente:

30. Viih Tube

29. Gabriella Saraivah

28. Simone Mendes (Simone & Simaria)

27. Camila Loures

26. Fefe

25. Luísa Sonza

24. Ingrid Ohara

23. Felipe Neto

22. Yasminartdrawing

21. Juliette Freire

20. Lara Silva

19. Ruivinha De Marte

18. Maria Clara Garcia

17. Isis Valverde

16. Lucas Rangel

15. Luva De Pedreiro

14. Bruna Barbie

13. Maísa

12. Gessica Kayane (gkay)

11. Anitta

10. Whindersson Nunes

9. Mari Maria

8. Luara

7. Vanessa Lopes

6. Rebeca Barreto

5. Larissa Manoela

4. Tirullipa

3. Benji Krol

2. Virgínia Fonseca

1. Spider Slack

Tendências do TikTok para os próximos meses

Segundo informações do TikTok For Business, os usuários declaram que utilizam o TikTok para levantar o ânimo. Isso significa que as marcas devem priorizar conteúdos inspiracionais e divertidos, tendo em mente que o usuário não está ali para comprar, mas para experimentar um efeito emocional positivo.

Além disso, para as marcas, há um super destaque: os reviews. Segundo dados da plataforma, 67,4% dos usuários que fizeram compras a partir de conteúdos vistos no TikTok o fizeram a partir de reviews produzidos por criadores de conteúdo. Como estratégia de marketing, incentivar ações do gênero com influenciadores tende a representar bons resultados.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir diversas informações relevantes a respeito do TikTok para empresas. A partir dos dados apresentados, percebemos que essa rede social é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing integrada.

Vimos, ainda, detalhes de seu funcionamento, passando pelo algoritmo, ferramentas e dicas úteis. Por fim, apresentamos aqueles perfis de empresas e não empresas de maior destaque na plataforma.

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