Conhecer exemplos de endomarketing é uma das ações fundamentais para conseguir estruturar um marketing interno de resultados. Mas, quais resultados são esperados com essa estruturação?
Ora, o principal benefício do endomarketing é o aumento da retenção de colaboradores, um indicador importantíssimo para a gestão de uma empresa. O clima organizacional é diretamente influenciado pela aplicação de exemplos de endomarketing, na prática.
Neste artigo, vamos entender melhor o que é exatamente endomarketing, alguns exemplos praticados em grandes empresas e sugestões de ações para a sua organização. Além disso, mostraremos como executar um endomarketing de resultado e a melhor maneira de escolher as ações ideais para sua empresa.
Boa leitura!
O que é endomarketing?
Antes de falar de exemplos de endomarketing é necessário definir do que se trata essa área tão fundamental para as empresas. Endomarketing, também chamada de marketing interno, é uma estratégia de comunicação e relacionamento com foco no principal ativo da empresa: o colaborador.
Por meio do endomarketing, portanto, a empresa se posiciona como uma boa empregadora, criando laços de relacionamento com os funcionários, comunicando e criando a cultura organizacional.
A consequência de tudo isso é a já citada retenção de colaboradores no geral, mas há, ainda, um segundo benefício muito importante: a retenção de talentos. Muitas empresas perdem promissores profissionais justamente porque não contam com uma cultura e clima organizacionais agradáveis.
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Vantagens do endomarketing
Ao citar exemplos de endomarketing, portanto, não é possível deixar de mencionar as vantagens da aplicação de estratégias do gênero.
O primeiro grande destaque fica por conta da produtividade. Funcionários mais felizes e motivados tendem a produzir mais, o que representa um impacto financeiro para a organização.
Além disso, a equipe tende a ser mais qualificada, já que a satisfação também leva a uma busca mais intensa por qualificação e profissionalismo. De forma geral, os colaboradores ficam mais engajados, gerando, inclusive, mais inovação para a empresa.
Há, ainda, um alinhamento mais profundo entre a prática dos colaboradores e os objetivos da empresa. Em locais onde os exemplos de endomarketing não são aplicados, é bem comum haver uma disfunção entre os objetivos da empresa e os anseios dos profissionais.
Com o endomarketing isso acaba, já que empregador e empregado são unidos.
3 exemplos de endomarketing em grandes empresas
Mas como as grandes empresas aplicam o endomarketing? Ora, é justamente olhando para esses exemplos que as organizações podem buscar soluções que melhores se aplicam aos seus contextos.
O primeiro exemplo é aquele utilizado na Magalu: a empresa oferece diversos programas de benefícios, além de treinamentos que comunicam a cultura da empresa.
Um segundo exemplo é a Coca-Cola, referência quando o assunto é endomarketing. A empresa, em 2016, criou o andar olímpico, que era um espaço temático para aproximar os colaboradores das Olimpíadas que eram realizadas naquele período.
Outra parte desse projeto foi um bate-papo com atletas profissionais, que consistiu em trazer atletas olímpicos para conversar com os colaboradores.
Por fim, a FIAT, uma importante marca do setor automotivo, decidiu permitir que os funcionários fossem os primeiros a realizar test drives nos modelos lançados no mercado. Essa foi uma das demonstrações mais diretas de que a empresa tenta valorizar seu público interno.
Sugestões de ações de endomarketing para sua empresa
Exemplos de endomarketing são muito úteis para serem aplicados nas empresas. Listamos, a seguir, algumas sugestões de ações:
- licença maternidade e paternidade estendidas;
- adoção do modelo híbrido de trabalho;
- pagamento de um seguro de vida;
- palestras e eventos de treinamento;
- estímulo e pagamento parcial de previdência privada;
- parceria com academias;
- plano de celular;
- assistência média e psicológica;
- licença de óbito, caso haja o falecimento de uma pessoa próxima ao colaborador;
- convênio dentário.
Por que conhecer exemplos de ações de endomarketing é importante?
Conhecer exemplos de endomarketing é fundamental para conseguir identificar aquelas ações que fazem sentido para a empresa. Naturalmente, nem tudo poderá ser aplicado, pois existem realidades próprias das organizações que devem ser consideradas, como é o caso da limitação de budget, tamanho da equipe e cultura empresarial.
Mas para gestores cuja responsabilidade é cuidar do endomarketing, essas ações servem como inspiração para a criação de soluções inéditas que consigam impactar a empresa positivamente.
Para conferir outras ideias e exemplos de endomarketing, confira o nosso post com 13 ideias de endomarketing fáceis de aplicar.
Como executar um endomarketing de resultado
Existem dois fatores fundamentais na execução de um endomarketing de resultado. O primeiro é, sem dúvida, um planejamento adequado. Esse planejamento precisa ser executado pela empresa.
No entanto, não tenha em mente um planejamento demasiadamente complexo. No final das contas, é tudo bem simples, pois esse material deve apresentar os objetivos da empresa, o perfil dos colaboradores e o budget disponível para as ações.
Em segundo lugar, além do planejamento, um endomarketing de resultados é aquele que consegue contar com uma agência especializada. No Brasil, existem diversas que atuam nesse ramo.
A 21BRZ é uma delas, e conta com um núcleo de especialistas em ações desse tipo.
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Como escolher as ações de endomarketing que devem ser aplicadas em sua empresa?
Para escolher as ações de endomarketing que fazem sentido para sua empresa, o ideal é contar com a ajuda da agência parceira. Pois, através dessa expertise, diversos fatores serão avaliados.
Fica evidente, portanto, que uma agência parceira é fundamental para que os exemplos de endomarketing se tornem ações verdadeiramente executadas.
Conclusão
Neste artigo, conhecemos um pouco mais sobre o que é endomarketing. Além disso, exploramos as vantagens desse tipo de ação. Apresentamos, ainda, sugestões e exemplos de endomarketing que podem ser aplicados na sua empresa.
Por fim, clarificamos o porquê é importante conhecer esses exemplos.
Quer uma ajuda com o endomarketing da sua empresa? Entre em contato com a 21BRZ, uma agência especializada em endomarketing.