Conhecer exemplos de endomarketing é uma das ações fundamentais para conseguir estruturar um marketing interno de resultados. Mas, quais resultados são esperados com essa estruturação?
Ora, o principal benefício do endomarketing é o aumento da retenção de colaboradores, um indicador importantíssimo para a gestão de uma empresa. O clima organizacional é diretamente influenciado pela aplicação de exemplos de endomarketing, na prática.
Neste artigo, vamos entender melhor o que é exatamente endomarketing, alguns exemplos praticados em grandes empresas e sugestões de ações para a sua organização. Além disso, mostraremos como executar um endomarketing de resultado e a melhor maneira de escolher as ações ideais para sua empresa.
Boa leitura!
O que é endomarketing?
Antes de falar de exemplos de endomarketing é necessário definir do que se trata essa área tão fundamental para as empresas. Endomarketing, também chamada de marketing interno, é uma estratégia de comunicação e relacionamento com foco no principal ativo da empresa: o colaborador.
Por meio do endomarketing, portanto, a empresa se posiciona como uma boa empregadora, criando laços de relacionamento com os funcionários, comunicando e criando a cultura organizacional.
A consequência de tudo isso é a já citada retenção de colaboradores no geral, mas há, ainda, um segundo benefício muito importante: a retenção de talentos. Muitas empresas perdem promissores profissionais justamente porque não contam com uma cultura e clima organizacionais agradáveis.
Vantagens do endomarketing
Ao citar exemplos de endomarketing, portanto, não é possível deixar de mencionar as vantagens da aplicação de estratégias do gênero.
O primeiro grande destaque fica por conta da produtividade. Funcionários mais felizes e motivados tendem a produzir mais, o que representa um impacto financeiro para a organização.
Além disso, a equipe tende a ser mais qualificada, já que a satisfação também leva a uma busca mais intensa por qualificação e profissionalismo. De forma geral, os colaboradores ficam mais engajados, gerando, inclusive, mais inovação para a empresa.
Há, ainda, um alinhamento mais profundo entre a prática dos colaboradores e os objetivos da empresa. Em locais onde os exemplos de endomarketing não são aplicados, é bem comum haver uma disfunção entre os objetivos da empresa e os anseios dos profissionais.
Com o endomarketing isso acaba, já que empregador e empregado são unidos.
3 exemplos de endomarketing em grandes empresas
Mas como as grandes empresas aplicam o endomarketing? Ora, é justamente olhando para esses exemplos que as organizações podem buscar soluções que melhores se aplicam aos seus contextos.
O primeiro exemplo é aquele utilizado na Magalu: a empresa oferece diversos programas de benefícios, além de treinamentos que comunicam a cultura da empresa.
Um segundo exemplo é a Coca-Cola, referência quando o assunto é endomarketing. A empresa, em 2016, criou o andar olímpico, que era um espaço temático para aproximar os colaboradores das Olimpíadas que eram realizadas naquele período.
Outra parte desse projeto foi um bate-papo com atletas profissionais, que consistiu em trazer atletas olímpicos para conversar com os colaboradores.
Por fim, a FIAT, uma importante marca do setor automotivo, decidiu permitir que os funcionários fossem os primeiros a realizar test drives nos modelos lançados no mercado. Essa foi uma das demonstrações mais diretas de que a empresa tenta valorizar seu público interno.
Sugestões de ações de endomarketing para sua empresa
Exemplos de endomarketing são muito úteis para serem aplicados nas empresas. Listamos, a seguir, algumas sugestões de ações:
- licença maternidade e paternidade estendidas;
- adoção do modelo híbrido de trabalho;
- pagamento de um seguro de vida;
- palestras e eventos de treinamento;
- estímulo e pagamento parcial de previdência privada;
- parceria com academias;
- plano de celular;
- assistência média e psicológica;
- licença de óbito, caso haja o falecimento de uma pessoa próxima ao colaborador;
- convênio dentário.
Por que conhecer exemplos de ações de endomarketing é importante?
Conhecer exemplos de endomarketing é fundamental para conseguir identificar aquelas ações que fazem sentido para a empresa. Naturalmente, nem tudo poderá ser aplicado, pois existem realidades próprias das organizações que devem ser consideradas, como é o caso da limitação de budget, tamanho da equipe e cultura empresarial.
Mas para gestores cuja responsabilidade é cuidar do endomarketing, essas ações servem como inspiração para a criação de soluções inéditas que consigam impactar a empresa positivamente.
Para conferir outras ideias e exemplos de endomarketing, confira o nosso post com 13 ideias de endomarketing fáceis de aplicar.
Como executar um endomarketing de resultado
Existem dois fatores fundamentais na execução de um endomarketing de resultado. O primeiro é, sem dúvida, um planejamento adequado. Esse planejamento precisa ser executado pela empresa.
No entanto, não tenha em mente um planejamento demasiadamente complexo. No final das contas, é tudo bem simples, pois esse material deve apresentar os objetivos da empresa, o perfil dos colaboradores e o budget disponível para as ações.
Em segundo lugar, além do planejamento, um endomarketing de resultados é aquele que consegue contar com uma agência especializada. No Brasil, existem diversas que atuam nesse ramo.
A 21BRZ é uma delas, e conta com um núcleo de especialistas em ações desse tipo.
Como escolher as ações de endomarketing que devem ser aplicadas em sua empresa?
Para escolher as ações de endomarketing que fazem sentido para sua empresa, o ideal é contar com a ajuda da agência parceira. Pois, através dessa expertise, diversos fatores serão avaliados.
Fica evidente, portanto, que uma agência parceira é fundamental para que os exemplos de endomarketing se tornem ações verdadeiramente executadas.
Conclusão
Neste artigo, conhecemos um pouco mais sobre o que é endomarketing. Além disso, exploramos as vantagens desse tipo de ação. Apresentamos, ainda, sugestões e exemplos de endomarketing que podem ser aplicados na sua empresa.
Por fim, clarificamos o porquê é importante conhecer esses exemplos.
Quer uma ajuda com o endomarketing da sua empresa? Entre em contato com a 21BRZ, uma agência especializada em endomarketing.