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21BRZ - Comunicação e Marketing

13 ideias de endomarketing criativas e fáceis de aplicar

Aqui no blog, já falamos da importância de desenvolver ações de endomarketing, ou seja, comunicação interna, para engajar, envolver e aumentar a produtividade e os resultados dos funcionários.

Além disso, o endomarketing é essencial para criar um ambiente que favoreça o convívio e desenvolvimento dos trabalhos em todas as frentes. Aqui na 21BRZ, desenvolvemos algumas ações de endomarketing para empresas, especialmente multinacionais.

Por isso, a seguir, compartilharemos algumas ideias interessantes e criativas de endomarketing:

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O que é endomarketing?

O primeiro passo para falarmos sobre qualquer assunto é defini-lo. Endomarketing, portanto, é um setor ou área da empresa dedicado a promover a interação entre uma empresa e seus colaboradores, além disso, é responsável por influenciar o crescimento do engajamento, produtividade e resultados dos funcionários e, por consequência, da organização.

Para empresas que desejam fortalecer o relacionamento com os funcionários e torná-los mais envolvidos, o endomarketing é essencial. É comum, ainda, empresas que enfrentam problemas de relacionamento entre funcionários, prejudicando os resultados comuns da empresa. O endomarketing também contém ferramentas que influenciam o relacionamento interpessoal entre os funcionários.

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Qual o papel do endomarketing?

Nos conteúdos que já publicamos em nosso blog, exploramos os papéis do endomarketing no organismo de uma empresa. Entender esses papéis é necessário para que o endomarketing seja desenvolvido de maneira coerente e que supra as verdadeiras necessidades internas da empresa.

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Alguns dos papéis do endomarketing são:

  • Dar voz aos funcionários;
  • Valorizá-los;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Estímulo de bons relacionamentos.

Benefícios do endomarketing

A partir dos papéis que o endomarketing desempenha dentro da organização, é possível inferir os benefícios que ações do gênero podem trazer à empresa. Alguns desses benefícios são:

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  • Quebra panelinhas: ações de endomarketing eficazes influenciam no envolvimento dos colaboradores com a empresa, dissolvendo panelinhas que dividem  os ambientes de trabalho;
  • Cria um sentimento de equipe: quando a identidade da empresa é fortalecida, os funcionários tendem a ter um sentimento de time, ou seja, se dedicam e se envolvem muito mais profundamente com a empresa;
  • Fortalecimento da identidade e cultura organizacional: A identidade da empresa e suas nuances (missão, visão e valores) deve ser comunicada da maneira assertiva aos funcionários, de modo que não sejam apenas palavras teóricas, mas façam parte da práxis da empresa; 
  • Estímulo dos bons comportamentos: Lidar com as diferenças de comportamento e personalidade dentro das empresas é uma tarefa difícil para gestores. A comunicação interna é uma ferramenta de extrema importância para fomentar o bom comportamento.

13 ideias de endomarketing

Se você busca desenvolver a comunicação interna e endomarketing da sua empresa, trouxemos algumas ideias práticas para que você aplique dentro da sua realidade. Após isso, também traremos algumas dicas para facilitar sua escolha entre as 13 opções que elencamos a seguir:

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Materiais impressos

A primeira ação diz respeito aos materiais impressos. São os mais comuns e simples de serem executados, pois podem trazer comunicados, informações relevantes, dados de treinamento, interatividade e etc. Alguns tamanhos possíveis são: 21x31cm, 13x30cm, 18x22cm, 19x23cm, 19×21, 15x21cm, 9x19cm, 13x19cm, 17×20, 10x15cm, 8x16cm e 10x16cm.

Revista periódica

Para gerar ainda mais valor e promover um conteúdo interno relevante para os funcionários, as revistas periódicas aparecem como uma opção viável. Elas podem ser físicas ou, então, digitais.

Em parceria com a área de recursos humanos da Metso Outotec, a 21BRZ produz um informativo periódico de conteúdo para os funcionários com materiais institucionais e matérias que fazem sentido ao universo dos colaboradores.

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Newsletter 

Se os materiais impressos são inviáveis para sua realidade (ou então deseja uma estratégia digital para complementar as ações físicas), a newsletter pode ser aplicada: uma newsletter é um informativo digital com um conjunto de conteúdo, que podem ser originais, ou seja, produzidos pela empresa, ou então uma curadoria (uma seleção de conteúdo de terceiros).

TV corporativa para endomarketing

Muito utilizada para a comunicação interna, as TVs corporativas conseguem atrair e reter a atenção dos colaboradores, com conteúdos de entretenimento ou informativos. As telas devem ser posicionadas em locais estratégicos dentro da empresa. É importante que elas tenham forte apelo visual.

Rádio corporativa

Parece coisa de outro mundo, mas já pensou ter uma rádio interna para que os funcionários recebam avisos e escutem músicas durante o trabalho? É uma ação muito eficiente e altamente engajadora.

Podcasts

Uma ação mais contemporânea é a criação de podcasts, ou seja, produzir programas em áudio com conteúdo relevante ao universo dos colaboradores. A produção de programas exclusivos para os funcionários representa uma experiência muito positiva para eles, já que poderão perceber a valorização ao receberem tamanha dedicação por parte da empresa.

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Treinamentos

A promoção de treinamentos faz parte do bê-a-bá da gestão das empresas e, também, do setor de recursos humanos. No entanto, é possível fugir do modelo tradicional e enfadonho de treinamento, trazendo um maior dinamismo e interatividade.

Ações de reconhecimento

Promover, também, ações de reconhecimento aos funcionários que mais se destacam é importante para motivá-los ao crescimento e desenvolvimento de carreira.

Brindes

Distribuir brindes em datas comemorativas ou relevantes para o cenário da empresa também é uma opção que costuma disseminar e aumentar a lembrança de marca da organização.

Decoração dos ambientes

Parece um item simples, mas tem uma grande importância: decorar os ambientes traz leveza e identificação para os funcionários, favorecendo a produtividade e eficiência cotidiana.

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Redes sociais e employer branding

Utilizar as redes sociais para mostrar e reconhecer os funcionários é positivo para a empresa por duas razões: em primeiro lugar, faz com que os funcionários se sintam motivados e reconhecidos. Em segundo lugar, colabora para que a empresa seja bem vista pelo público em geral.

Campanhas de solidariedade

Estimular, patrocinar e divulgar campanhas de solidariedade também representam um meio muito eficiente de promover engajamento das equipes. A solidariedade integra as características mais essenciais da humanidade que, quando despertadas, geram um grande envolvimento. 

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Mural de elogios e caixas para feedback

Os murais representam uma solução extremamente fácil de ser usada. Por meio deles, é possível fixar comunicados, artes, convites e avisos. Alguns recursos podem ser utilizados para aumentar a eficácia dos murais, como títulos chamativos e fixá-los em locais de fácil visualização.

Eles também podem trazer espaços para elogios públicos e reconhecimentos. Somar isso à uma caixa para feedbacks é um ótimo método para buscar uma melhoria contínua.

Como escolher a melhor ideia de endomarketing

Dentre as várias opções que trouxemos acima, é necessário considerar algumas coisas ao decidir ou não na hora de escolher alguma: em primeiríssimo lugar, é necessário compreender as potências da empresa, ou seja, aquilo que a empresa consegue fazer, dentro das possibilidades.

Em segundo lugar, levantar quais são os interesses dos funcionários, e quais formatos e canais mais atendem às principais necessidades.

Se você precisa de ajuda para implantar e desenvolver a comunicação interna e endomarketing, conte com a 21BRZ: somos uma agência com grande experiência no assunto. Clique no botão e entre em contato conosco:

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