SEO é um esforço técnico para colocar seu site na primeira página dos buscadores de internet.
Nós dizemos frequentemente por aqui, no blog da 21BRZ, sobre a importância do marketing digital para empresas e negócios. Você, com certeza, já sabe disso, e é por isso que chegou até este post, onde falaremos de uma das estratégias mais eficazes do marketing digital: o SEO.
SEO é um esforço técnico para colocar seu site na primeira página dos buscadores da internet. Você pode, por exemplo, aparecer nos resultados do Bing, do Yahoo!, do YouTube ou do Google.
Apesar de todos os buscadores representarem uma ótima fonte de tráfego, 94% do tráfego de toda a internet vem do Google. Portanto, o nosso foco no artigo de hoje, será para otimizar seu site para a primeira página do maior buscador do mundo.
O Que É SEO?
Como já dissemos, o SEO é um esforço técnico para colocar seu site na primeira página dos buscadores de internet. O objetivo, na prática, é colocá-lo o mais próximo possível do primeiro lugar do termo de pesquisa pretendido.
Por exemplo, aqui na 21BRZ, atendemos e temos como foco a prospecção de empresas multinacionais. Portanto, termos de pesquisas que estão ligados à este universo são extremamente importantes para nós.
Supondo que um gestor de marketing esteja em busca de conteúdos que o ajudem com marketing digital, a primeira busca que ele fará no Google será “Marketing Digital Para Multinacionais”.
Se a 21BRZ deseja gerar valor para ele, nós precisamos aparecer como resultado de sua pesquisa. Para isso, existem dois caminhos:
- Anúncios do Google Ads: aqui, a 21BRZ irá pagar para o Google nos mostrar nos resultados das pesquisas que são relevantes para nosso negócio. No entanto, iremos aparecer com a sinalização de anúncio, ao lado do resultado, como no exemplo abaixo:
- O segundo caminho é o SEO: por meio de estratégia de SEO, a 21BRZ irá otimizar o conteúdo de páginas dentro do nosso site para determinada palavra-chave, conseguindo, assim, posições orgânicas, ou seja, gratuitas. Sim, o SEO é uma estratégia para aparecer gratuitamente no Google para as palavras-chave que seu cliente pesquisa. Como no exemplo abaixo:
A segunda estratégia, apesar de mais trabalhosa, tende a ser mais eficiente, já que 70% dos cliques em uma busca no Google são orgânicas. O que quer dizer que conseguir posições orgânicas é mais barato e atrai um maior número de potenciais clientes para um site.
Como Utilizar O SEO?
É importante entender o SEO como parte de uma estratégia maior. Ou seja, não adianta ranquear para alguns termos de pesquisa e não conduzir seu cliente para alguma ação ou nova fase do funil.
A estratégia mais comum para a utilização do SEO – embora não seja a única – é o Inbound Marketing. No Inbound, o SEO faz parte da primeira fase da estratégia, que consiste em atrair pessoas desconhecidas para o site.
A partir daí, existem esforços para converter aquele visitante em um lead. Aqui no blog da 21BRZ, por exemplo, se você navegar em alguns de nossos posts, poderá observar que existem formulários que oferecem a possibilidade de baixar algum material de complemento ao post que você está lendo.
Este é o caminho que oferecemos para que nossos visitantes aprofundem na jornada de conhecimento de nossa empresa.
Para ilustrar, observe a imagem a seguir:
Você pode utilizar estratégias de SEO para páginas institucionais de seu site, no entanto, para atrair um volume maior e mais qualificado para seu site, o ideal é integrar estratégias técnicas de SEO com o marketing de conteúdo.
É o que fazemos neste post, por exemplo, ele está otimizado para SEO, no entanto é uma peça de conteúdo relevante para a persona da 21BRZ.
Apesar de, atualmente, o consumo recorrente de blogs não ser comum ao nosso dia-a-dia, eles são cada vez mais acessados exatamente por aparecerem como resultado de pesquisas no Google e outros buscadores.
Pense nas últimas vezes que você realizou uma pesquisa no Google. Muito provavelmente, um blog foi a resposta de sua pesquisa. Para conseguir este resultado, é necessário seguir um passo-a-passo, que iremos abordar a seguir.
[Na Prática] Como Fazer O SEO Do Site?
Para aparecer nos resultados de busca que o seu cliente realizar, o primeiro passo é identificar as palavras-chave (termos de pesquisa) que eles utilizam. Para isso, você pode contar com algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
Alguns dados precisam ser levados em conta na hora de escolher as palavras-chave, como por exemplo:
- Volume de pesquisa: a quantidade mensal, em média, de buscas por determinada palavra. O volume de pesquisas também determina, entre outros fatores, a dificuldade de ranqueamento para aquele termo. No início de um blog ou site, é importante buscar termos com um volume médio de pesquisas, e que são mais fáceis de ranquear;
- Nível de consciência: se aquela palavra-chave faz sentido para a relação entre negócio e cliente, é importante compreender qual a relevância que ela tem para seu público e em qual nível de consciência (NC) ela se encontra;
- Intenção da pesquisa: um terceiro ponto que é preciso levar em conta, é a intenção de pesquisa do seu cliente. Mais do que entender o que é pesquisado, é importante descobrir O QUE, de verdade, seu cliente quer saber. E não é difícil descobrir isso não, basta observar o próprio Google.
Quando você realiza uma pesquisa no Google, as guias superiores do buscador mudam, por exemplo:
Como você pode observar, quando há pesquisas sobre SEO, a primeira guia após a principal é vídeos. Isso quer dizer que quando as pessoas buscam por SEO, elas querem vídeos sobre o tema. Portanto, em seu conteúdo, é importante utilizar bastante vídeos.
No caso do molho de tomate, a guia que aparece primeiro é shopping, o que quer dizer que pessoas que buscam por molho de tomate querem comprar esse tipo de produto.
Após definir a palavra-chave principal de sua página ou artigo de blog, está na hora de partir para a prática.
Quais São As Técnicas de SEO?
Na prática, ou seja, na hora de criar uma página em seu site e, principalmente, um artigo para seu blog, é importante observar algumas boas práticas que facilitarão com que seu conteúdo ranqueie no Google. Algumas dessas práticas são:
- Palavra-chave no título da página: tecnicamente chamada de H1, é extremamente importante que o termo da busca apareça no título. Cada vez mais inteligente, o Google também percebe sinônimos, mas usar o termo exato ainda é mais indicado;
- Palavra-chave no subtítulo: tecnicamente o subtítulo recebe o nome de H2. Também é super útil que a palavra chave apareça em boa parte dos seus subtítulos;
- Palavra-chave na introdução: garanta que a palavra-chave (termo de pesquisa) apareça logo no primeiro parágrafo. Isso fará com que o Google entenda que aquele é o assunto principal do texto;
- Densidade da palavra-chave no texto: é importante observar se a palavra-chave aparece recorrentemente no texto. Ela não deve ser forçada, mas ser utilizada naturalmente;
- Links internos: o Google também valoriza páginas que contém links relevantes para outras páginas. Se você observar neste artigo, temos alguns links durante toda a página;
- Alt-text nas imagens: um fator muito relevante é o uso de textos alternativos nas imagens. Garantir uma correta descrição das imagens e, também, a presença do termo de busca é altamente recomendado;
- Palavra-chave no slug: o slug é o que vem após a barra no endereço da sua página. Este artigo, por exemplo, após o nosso domínio (21brz.com.br) terá um /ferramentas-de-marketing/seo. É importante garantir que a palavra-chave apareça no slug.
Como Fazer SEO: Os 8 Elementos Mais Importantes
Além dos elementos já citados, existem outros que não dependem 100% de você, mas precisam receber atenção e otimização. A seguir, a 21BRZ te apresenta os 8 elementos mais importantes de SEO que você precisa prestar atenção e que irão influenciar diretamente seus resultados com SEO:
- Taxa De Rejeição: a taxa de rejeição é a métrica que diz quantos usuários chegaram até seu conteúdo e não fizeram nenhuma ação no site (por exemplo: clicaram em algum link, ou baixaram algo). Quanto maior a taxa de rejeição, mais o Google entenderá que seu site não é relevante suficientemente. Por isso, é muito importante que seu texto seja capaz de envolver o público e levá-lo à uma ação;
- CTR: CTR é a razão entre impressões e cliques. As impressões representam o número de pessoas que viram seu artigo nos resultados de busca. Já o clique, como o nome sugere, são quantas pessoas clicaram em seu conteúdo. Quanto maior o CTR, mais o Google irá enxergar seu conteúdo como relevante. Para aumentar a % do CTR, é preciso investir tempo para criar uma boa Meta-Descrição e Título, para isso, técnicas de copywriting e gatilhos mentais são essenciais;
- Links Externos: O Google não quer colocar qualquer site em seus resultados. O mínimo que ele espera é que as informações sejam confiáveis. Por isso, é preciso um esforço para mostrar que sua página ou artigo foram criadas a partir de muita pesquisa. Referenciar sites de terceiros durante o texto, passará essa impressão para o buscador;
- Tamanho Do Título: Um fator importante é o tamanho do título da página, pois influencia na compreensão do usuário e na taxa de cliques. Recomenda-se que o H1 tenha de 50 à 65 caracteres;
- Site Responsivo: O Google prioriza a indexação de sites móveis. Ele disponibiliza, inclusive, uma ferramenta que te ajuda a otimizar suas páginas para visualização mobile. Portanto, garanta que a experiência do usuário nas telas menores seja excelente;
- Links Para Seu Site: Um dos fatores mais importantes (isso se não for o principal), são os links de terceiros que apontam para seu site. Conseguir menções em artigos e sites de domínios mais antigos é poderoso para SEO;
- Velocidade Do Site: O Google deseja entregar cada vez mais uma melhor experiência para o usuário. Por isso, a velocidade do site é um fator muito importante;
- Idade Do Domínio: Quanto mais antigo o domínio, maior a autoridade dele diante do Google. Por isso, evite trocar seu domínio, isso só te prejudicará.
Estes são os principais pontos que você deve considerar na hora de pensar no seu SEO. Existem, ainda, centenas de elementos que que não podem ser esquecidos. A 21BRZ preparou uma lista com os 200 fatores que o Google revelou que leva em conta para ranquear páginas em seus resultados. Para baixar, preencha o formulário abaixo:
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