Persona é a representação semi-fictícia do cliente ideal, ou seja, aquele cliente que melhor é atendido e satisfeito pela empresa.
Se você deseja melhorar a comunicação da sua empresa (independentemente do tamanho dela) otimizando o esforço comercial de vendas (que custa caro), este post é para você.
A seguir, iremos expor a definição de persona, diferença entre persona e público-alvo, sua importância, como criar e alguns modelos.
Definição
Persona pode ser definida como a representação semi-fictícia do cliente ideal, ou seja, aquele cliente que melhor é atendido e satisfeito pela empresa.
É uma estratégia de mercado de segmentação a partir de características psicológicas e comportamentais de um público homogêneo. O objetivo da persona, portanto, não é focar em questões demográficas, simplesmente, mas identificar anseios profundos do público.
Diferença Entre Persona E Público-alvo
No marketing, estamos acostumados com o termo “público-alvo” para referir-se à quem as campanhas e ações são direcionadas. No entanto, o conceito de público-alvo é diferente de persona.
A definição corrente de público-alvo é:
Um mercado-alvo é um grupo de clientes no mercado disponível para manutenção de uma empresa, no qual uma empresa visa seus esforços e recursos de marketing. Um mercado-alvo é um subconjunto do mercado total de um produto ou serviço.
O foco do público-alvo, portanto, são informações demográficas, como por exemplo:
- Homens de 30-40 anos, residentes no estado de São Paulo, com ensino superior e gerentes de marketing em multinacionais.
Já a persona foca em identificar o perfil psicológico e os anseios do público a quem a empresa se dirige, como no exemplo a seguir:
Como é possível identificar, as personas se esforçam em humanizar as ações de marketing de uma empresa. É muito mais fácil produzir conteúdo e desenvolver uma comunicação para o perfil de uma pessoas específica, ao invés de simples dados tabulados.
A Importância Da Persona
As personas cumprem uma função de aumento de qualidade do marketing praticado. Isso, porque, elas influenciam em diversas ações de marketing, como por exemplo:
Produção de Conteúdo
Com uma persona bem definida, é possível explorar profundamente suas dores, anseios e dificuldades na produção de conteúdo. O objetivo dela, aqui, é fazer com que o visitante diga: “Nossa, esse conteúdo foi feito para mim”.
Mídias Sociais
Quantas empresas e personalidades sentem uma enorme dificuldade de manter constância nas redes sociais. “O que postar nas mídias sociais” é uma dúvida recorrente nos buscadores de internet e fóruns de marketing digital.
O conhecimento da persona permite criar pautas muito mais assertivas de posts para as mídias sociais, sem que haja esgotamento de ideias.
Anúncios
Um anúncio bem sucedido é a soma de alguns fatores, como copy, promessa, linguagem e criativo. Pesquisar sobre sua persona te permitirá explorar os gatilhos mentais mais apropriados para ela (copy), bem como identificar a promessa que mais faz sentido para ela e, por fim, encontrar a linguagem e o criativo que mais convertem.
Como Criar A Persona
Como já dissemos, a persona não pode ser feita por base de achismos. Portanto, para criar uma persona é necessários realizar pesquisas com pessoas reais. Alguns possibilidades para se fazer isso são:
Formulários Online
Você pode utilizar ferramentas que disponibilizam formulários online. O Google Formulários é uma das possibilidades gratuitas que cumprem esta função. No entanto, é importante verificar se as perguntas estão suficientemente compreensíveis, evitando confusões na hora da resposta.
Pesquisas Telefônicas
Ligar diretamente para seus clientes também é uma ótima solução: peça a colaboração deles para uma pesquisa, fazendo a pesquisa de forma breve. Não interfira ou influencie nas respostas, deixe com que os clientes respondam da maneira mais natural possível.
Ferramentas De Análise
Ferramentas de análise, como o Google Analytics, contam com sessões que trazem informações relacionadas ao comportamento e aos interesses dos visitantes de um site.
Entrevistas Presenciais
A maneira mais efetiva para criar sua persona é por meio de entrevistas presenciais. Iniciar conversas desinteressadas, mas registrando as respostas, é o método mais orgânico para identificar os padrões psicológicos e comportamentais do cliente.
Como criar uma persona sem ter público
Para empresas que estão começando e que, portanto, não têm um público para pesquisar, a tarefa de construção de persona exige paciência e validação.
Nesses casos, observar a concorrência (pessoas que curtem e seguem as páginas concorrentes) é o método mais assertivo. Claro, você não acertará de primeira, por isso a importância de validar a persona no decorrer da comunicação da empresa.
As 16 Perguntas Essenciais Para Uma Pesquisa De Persona
Na hora de realizar a pesquisa de persona, algumas perguntas são essenciais. A 21BRZ traz as 16 principais delas:
- Qual seu sexo?
- Qual sua idade?
- Qual sua renda?
- Qual sua escolaridade?
- Qual sua localização?
- Qual seu estado civil?
- Como o cliente conheceu sua marca?
- Em quais locais o cliente costuma realizar pesquisas?
- O que levou o cliente a escolher sua marca?
- Quais são os concorrentes que ele considerou durante a jornada?
- Quais são os principais interesses e hobbies dele?
- Quais são as principais ambições?
- O que seu cliente buscava solucionar quando encontrou seu produto?
- Quais meios de comunicação ele consome?
- Qual a rede social preferida?
- Quais influenciadores o cliente mais acompanha?
04 Modelos De Persona
- Personas de empresa de marketing
- Persona de franquia
- Persona de empresa que oferece cursos de qualificação para profissionais liberais
- Persona para empresa que presta serviços para outras empresas
Conclusão
Após levantar essas informações com o seu público, já é possível iniciar o planejamento de suas ações online, especialmente as mídias sociais.
Para isso, a 21BRZ está disponibilizando uma planilha para você planejar seus posts e nunca ficar sem postagens. Para baixar, deixe as informações no formulário abaixo: