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Distribuição de conteúdo: como fazer seu conteúdo alcançar quem realmente importa

A distribuição de conteúdo é o ato de enviar para diferentes direções e espalhar material rico.

O conteúdo é a chave do sucesso da nova era do marketing digital. Aqui no blog, temos vários materiais sobre o assunto, que te darão uma ideia geral de todo o processo de planejamento, execução e otimização do conteúdo.

Se você já passou da fase do planejamento e da execução e seus conteúdos estão saindo com qualidade e eficiência, chegou a hora da distribuição: sem distribuição, seus conteúdos podem cair no esquecimento e não surtir efeito.

O que é distribuição de conteúdo?

Umas das definições de distribuição é o ato de enviar para diferentes direções, espalhar. Esse é o impacto que seu conteúdo precisa gerar: ser tão disseminado a ponto de alcançar o público em diferentes canais e locais da internet.

Ainda que você siga a metodologia Inbound, que consiste em atrair clientes com conteúdo de valor, é possível combinar com outras estratégias que correm atrás do público-alvo. Deste modo, o universo de clientes é ampliado significativamente.

Modalidades de distribuição de conteúdo

De forma bem resumida, existem duas modalidades de distribuição de conteúdo: a espontânea e a paga. Na primeira situação, o conteúdo é compartilhado pela audiência, aumentando o alcance e a propagação orgânica. A seguir, falaremos de algumas estratégias para aumentar a distribuição espontânea.

Há, também, a distribuição paga de conteúdo. Como é evidente, aqui ocorrem anúncios patrocinados. Sobre este assunto, temos um post completo aqui no blog, mas também iremos aprofundar a seguir:

Estratégias de distribuição de conteúdo

Se você não quer um conteúdo meramente teórico, mas deseja algo prático, preparamos um conteúdo completo sobre isso, com estratégias avançadas de distribuição de conteúdo, confira:

Estimule o compartilhamento

Falamos aqui sobre a distribuição espontânea, ou seja, quando o conteúdo é compartilhado pela audiência. Para crescer a distribuição espontânea, o melhor caminho é estimulando o compartilhamento daqueles que já consomem o conteúdo.

Para conseguir isso, o ideal é apostar em recursos emocionais e no gatilho da reciprocidade. Por exemplo, “Se este conteúdo faz sentido para você, envie para seus amigos e seja um agente de transformação”, ou ainda “Preparamos este material totalmente gratuito. Compartilhe-o e faça com que mais pessoas sejam alcançadas por isso”.

Crie grupos com sua audiência

Você pode, também, criar grupos com sua audiência e utilizá-los para engajar seus conteúdos. Claro, a intenção primeira e o apelo de atração deve ser a promoção de um canal onde sua audiência receberá um conteúdo exclusivo e em primeira mão.

Faça anúncios para público semelhante

No Facebook Ads, é possível realizar anúncios para pessoas semelhantes ao seu público atual. Deste modo, você terá uma audiência qualificada para consumir os seus conteúdos. Combinando a distribuição com estratégias de copywriting, seu conteúdo alcançará uma grande gama de novas pessoas.

Anuncie para quem já se envolveu com sua página

Há, ainda, pessoas que já consumiram algum conteúdo da sua página e, por alguma razão, deixaram de te acompanhar. Você pode criar anúncios com seus conteúdos para estas pessoas, fazendo-as retornarem a consumirem seu conteúdo.

Otimize o SEO

Se você produz conteúdo para blog ou site, é importante otimizá-los para SEO, que é um esforço técnico para colocar seu site na primeira página dos buscadores de internet. Assim, quando o público pesquisar por algo relacionado ao seu mercado, poderá consumir seus conteúdos.

Faça parcerias com grandes nomes do seu ramo

Uma última estratégia que você pode explorar são as parcerias com grandes nomes do seu ramo. Conseguir divulgações ou releases sobre seus conteúdos com pessoas que já têm uma grande autoridade construída é muito eficiente para aumentar a audiência dos conteúdos.

Canais de distribuição de conteúdo

Por fim, traremos alguns dos canais de distribuição de conteúdo. Algumas dessas plataformas exigirão investimentos em publicidade, mas representam grande eficácia para fazer com que os conteúdos cheguem ao seu público ideal:

Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma que possibilita veicular anúncios no próprio Facebook, bem como no Instagram e sites da internet.

É possível escolher em quais plataformas os anúncios serão exibidos ou, então, automatizar essa escolha. As plataformas disponíveis são:

  • Facebook;
  • Messenger;
  • Instagram;
  • Audience Network (em sites de terceiros).

Um dado importante diz respeito aos formatos de criativo. Os criativos são os recursos visuais de anúncios. Basicamente, o criativo é aquilo que o público vê. Os formatos disponíveis são:

  • Imagem;
  • Vídeo;
  • Carrossel;
  • Coleção.

LinkedIn Ads

A estrutura do LinkedIn Ads é muito semelhante ao do Facebook, apesar de ser mais caro. O investimento é maior por conta do alto nível de segmentação que é natural na plataforma. 

Os leads tendem a ser mais qualificados, principalmente para negócios B2B (mais uma vez, graças à natureza do LinkedIn). Os formatos disponíveis são:

  • Sponsored Content: aparece no feed do LinkedIn, semelhante aos posts patrocinados do Facebook;
  • Text Ads: Parecido com os links patrocinados do Google Ads, esse formato aparece como links na plataforma;
  • Sponsored InMail: Aqui, é possível enviar mensagens no inbox dos prospects.

Pinterest

Um canal que costuma ser bem pouco explorado, mas que é uma excelente fonte de tráfego orgânico, é o Pinterest. Não são todos os mercados que combinam com o Pinterest, mas caso sua empresa trabalhe bastante elementos visuais, experimente, com certeza os resultados irão te surpreender.

Newsletter/E-mail

Se você já tem uma lista de e-mails, experimente realizar disparos com seu conteúdo. Uma lista bem engajada costuma representar uma excelente fonte de tráfego. O principal benefício do e-mail é o custo: não há custos de envio, apenas de ferramentas de disparo (e existem opções gratuitas no mercado).

Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. A partir dela, é possível criar, gerenciar e otimizar anúncios pagos no Google, Youtube e sites parceiros. As modalidades de anúncio do Google são:

  • Rede de Pesquisa;
  • Rede Display;
  • Youtube.

Com o Google Ads, os anúncios podem aparecer como resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Você pode, ainda, anunciar em sites de terceiros, por meio de banners.

Dê o primeiro passo na distribuição de conteúdo

Agora está na hora de dar o pontapé inicial na distribuição do seu conteúdo. Para te ajudar, temos um material completo sobre tráfego pago aqui no blog. Acesse clicando no link abaixo:

<<< Tráfego Pago: Como Levar Pessoas Para Seu Site E Vender Mais >>>

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