O Facebook está cada vez mais investindo em soluções para viabilizar compras em suas plataformas. Após liberar transações financeiras no Whatsapp, a rede social anunciou uma nova experiência que, no futuro, poderá converter-se em mais uma ferramenta de compra.
A experiência será uma nova série chamada de “Live Shopping Fridays”, que irá hospedar experiências de compras em transmissões ao vivo, a partir de parcerias com varejistas selecionados, que convidarão espectadores a tirarem dúvidas e realizar compras, tudo ao vivo.
Conforme explicado pelo Facebook :
“A partir desta semana e em todas as sextas-feiras até 16 de julho, aproveite os vídeos ao vivo compráveis de marcas de beleza e de moda. Para os compradores, isso significa que você poderá descobrir os produtos mais recentes de suas marcas favoritas e fazer perguntas sobre tamanho, ajuste e dicas em tempo real. E para as marcas, o Live Shopping oferece a oportunidade de construir relacionamentos com os clientes, fornecer novos conteúdos de entretenimento, responder a perguntas e agilizar o processo de compra por meio de check-out”.
Entre as marcas participantes estarão Abercrombie & Fitch, Clinique e Sephora, cada uma das quais oferecerá especialistas para fornecer respostas em tempo real às perguntas dos telespectadores, enquanto mostram suas ofertas mais recentes.
É uma forma bastante simples e envolvente de incentivar o comportamento de compra, com a capacidade de fazer perguntas diretas fornecendo outra via para aumentar a conexão e o fator das transmissões ao vivo que provavelmente geram mais transações conforme o evento está em andamento.
A iniciativa é quase exatamente igual às transmissões ao vivo de compras que a TikTok hospedou com o Walmart e planeja hospedar outras no futuro .
Novamente, o fator de engajamento em tempo real fornece mais capacidade de conexão e percepção do produto, o que sem dúvida gerará mais gastos. E com o Facebook trabalhando para mudar a percepção do usuário e tornar as compras in-stream mais habituais, as compras ao vivo fornecem um veículo perfeito para encorajar essa interação, que poderá desempenhar um papel fundamental no futuro das compras online
O Facebook ainda está trabalhando para implantar as lojas do Facebook e Instagram em todas as regiões e para integrar totalmente o Facebook Pay, a fim de agilizar o processo de compra in-stream. Mas, eventualmente, o Facebook pretende tornar o máximo possível de suas postagens compráveis, a fim de incorporar mais processos de comércio eletrônico em seus aplicativos e torná-los um componente-chave para a descoberta de produtos.
Idealmente, isso trará benefícios para empresas, usuários e para o próprio Facebook.
Para as marcas, o alcance do Facebook é incomparável, com 2,85 bilhões de usuários ativos por mês apenas no aplicativo principal, e a integração de ferramentas de compra in-stream poderia tornar a plataforma uma ferramenta-chave para a conexão do consumidor, especialmente à medida que a dependência do comércio eletrônico continua a aumentar. Para os usuários, isso vai melhorar a descoberta do produto, permitindo cada vez mais que eles vejam um produto em uma postagem e passem a possuí-lo, mudando o comportamento de compra no aplicativo.
E para o Facebook, é positivo o aumento da atividade do usuário, embora também, eventualmente, receba uma parte de todas as compras processadas, adicionando outro elemento ao seu impulso de negócios mais amplo.
A compra ao vivo é outro elemento nesse processo, e será interessante ver que tipo de engajamento as transmissões veem nessas primeiras iterações.