Pensar na jornada do colaborador é fundamental para garantir a felicidade no trabalho em todas as dimensões. Ao mapear e otimizar essa jornada, será possível melhorar a experiência do funcionário em cada interação que estabelece com a empresa.
Neste artigo, mostraremos o que é essa jornada, as etapas que devem ser mapeadas e como planejar um itinerário eficiente. Quer diminuir o turnover de funcionários? Quer promover ambientes de maior felicidade? Quer aumentar a produtividade? Então fique conosco até o fim.
O que é a jornada do colaborador?
A jornada do colaborador consiste no mapeamento dos pontos de contato do funcionário da empresa e a consequente otimização. A jornada do colaborador é uma estratégia que gestores utilizam para aumentar o engajamento e produtividade.
Essa jornada é construída a partir da compreensão profunda da identidade da empresa e dos objetivos estratégicos. Tudo isso gera um impacto transformador na experiência do colaborador.
Etapas da jornada do colaborador
Para cumprir seu propósito, a jornada do colaborador precisa ser acompanhada diretamente pelo RH. Um analista ou gestor precisa identificar os passos dessa jornada, de modo a conseguir acompanhar as evoluções sentidas durante todo o processo.
A jornada será diferente em cada empresa, pois cada organização tem uma dinâmica e organização próprias. No entanto, em linhas gerais, podemos apontar seis etapas da jornada do colaborador:
Atração de talentos
A jornada do colaborador começa antes mesmo da contratação. A atração de novos profissionais representa um ponto importante da jornada, uma vez que desde esse momento o futuro funcionário já absorve uma série de informações e imagens que formarão sua percepção a respeito da empresa.
Portanto, nesta fase da jornada é preciso preocupar-se com employer branding e marketing. Quando há problemas nessa atração, a empresa pode estar perdendo a oportunidade de conquistar os melhores profissionais.
Contratação
Em seguida, a jornada do colaborador deve também considerar o momento da contratação. Por vezes, uma experiência negativa é experimentada nesta fase, sobretudo por as pessoas serem contratadas sem a clareza das funções do seu novo trabalho.
Nesse sentido, ferramentas e tecnologias que auxiliam no recrutamento e seleção podem ajudar demais. Também, é fundamental considerar não apenas as habilidades técnicas, mas também as características comportamentais da pessoa.
Onboarding
O onboarding é a principal oportunidade de geração de valor na jornada do colaborador. Estima-se que um profissional impactado positivamente nesta fase representa 50% a mais de produtividade nos meses seguintes ao início dos trabalhos.
No onboarding, o colaborador deve ser integrado à equipe e conhecer profundamente a identidade e a cultura da empresa. Também é uma oportunidade única de promover treinamentos que desenvolvam capacidades emocionais.
Engajamento
A próxima fase da jornada do colaborador é o engajamento. Nesta fase, é preciso avaliar o envolvimento do profissional com a empresa. Isso é influenciado por toda a experiência no cotidiano de trabalho, inclusive no relacionamento interpessoal. Além disso, líderes bem formados e inspiradores conseguem elevar o nível de engajamento.
Um recurso interessante que auxilia na construção desse engajamento é o clima organizacional. Cultura boa é sinônimo de engajamento.
Treinamento
Treinamentos representam uma parcela fundamental da jornada do colaborador. Quando há investimento em treinamento, existe também uma percepção positiva do funcionário a respeito do investimento realizado em favor dele.
Isso o fará sentir-se valorizado pela empresa, o que aumenta a motivação, a produtividade e a disponibilidade para trabalhar. No entanto, não vale a pena investir em qualquer treinamento, é preciso eleger aqueles que fazem verdadeiramente sentido para a realidade da empresa e do colaborador.
Desligamento/offboarding
Em caso de demissão voluntária ou involuntária, a experiência também precisa ser considerada. É imprescindível garantir que a saída seja tão positiva quanto a chegada, sobretudo porque, ao sair, o funcionário terá o poder da palavra, ao falar bem ou mal da empresa.
Como planejar a jornada do colaborador
Depois de compreender quais são as fases que integram a jornada do colaborador, é importante entender como é possível realizar o planejamento desta mesma jornada. Vale a pena destacar, em primeiro lugar, que esse planejamento envolverá uma verdadeira imersão na realidade da empresa.
Definitivamente, a jornada do colaborador não é para preguiçosos. Confira, a seguir, os passos para esse planejamento:
Coloque-se no lugar dos colaboradores
Para planejar a jornada do colaborador, é preciso fundamentalmente colocar-se no lugar deles. A boa e velha empatia entra em cena para fazer a diferença. Aqui, é importante afastar-se das percepções subjetivas, e objetivar ao máximo todo o processo.
Isso significa que não basta, na construção da jornada, deixar a cargo de um único profissional pensá-la e desenvolvê-la. É necessário contar com o máximo de participação dos funcionários, criando oportunidades para que todos sejam sinceros e verdadeiros.
Identifique os pontos de contato
O próximo passo para a planejar a jornada do consumidor é a identificação dos pontos de contato. Alguns desses pontos já foram genericamente descritos quando falamos das etapas da jornada. No entanto, aqui, é preciso apontar especificamente os pontos reais do cotidiano de interação funcionário-empresa.
Em seguida, levante todos os problemas e necessidades percebidas em cada ponto.
Encontre o que está e o que precisa melhorar
Depois de passar por todos esses passos, já será possível ter em mãos a jornada do colaborador. Entramos, já agora, em uma parte mais prática, porque este é o momento de identificar os gargalos que aparecem durante toda a jornada.
É possível, já nesta fase, apontar aquelas melhorias mais urgentes que devem ser tomadas com certa celeridade.
Invista em endomarketing
A dica final é uma das mais importantes, pois nos referimos a uma ferramenta capaz de auxiliar em todas as demais fases. Trata-se do endomarketing.
O endomarketing trabalha a satisfação dos funcionários. É uma espécie de marketing interno, que pensa exclusivamente nos colaboradores. Ao aplicar o endomarketing, a empresa terá uma atração de talentos mais efetiva, porque a felicidade dos colaboradores atuais representam uma força natural de atração.
Ao mesmo tempo, também ajuda no onboarding e no engajamento, uma vez que pensa em cada detalhe dessas experiências.
Conclusão
Neste artigo, você pôde conferir um pouco mais sobre a jornada do colaborador. Em primeiro lugar, compreendemos que essa jornada consiste no mapeamento dos pontos de contato do funcionário da empresa e a consequente otimização.
Vimos, ainda, as fases da jornada. São elas: a atração de talentos, a contratação, o onboarding, o engajamento, o treinamento e o offboarding.
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