Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Copa do Mundo nas empresas: 17 ações de endomarketing

O clima de Copa do Mundo representa um dos momentos mais incríveis do país. As divisões desaparecem e todos se unem pelo propósito de torcer pelos bons resultados da Seleção Brasileira. E a Copa do Mundo nas empresas tem um lugar especial, afinal, mesmo diante dos trabalhos cotidianos não pode faltar ações criativas de endomarketing.

Neste artigo, falaremos de algumas dessas ações. Boa leitura!

Por que fazer ações na empresa para a Copa do Mundo?

A princípio, pode parecer não haver nenhuma ligação entre a Copa do Mundo e as empresas. Mas um olhar mais atento revela justamente o contrário: somos o país do futebol, e torcer pela Seleção é uma verdadeira paixão.

Empresas não podem ficar insensíveis a isso. Ao promover ações em razão da Copa do Mundo, a organização está se posicionando mais próxima ao colaborador e proporcionando felicidade, o que influência na produtividade nos próximos dias.

17 ações de endomarketing para a Copa do Mundo nas empresas

Confira, a seguir, algumas ações interessantes de endomarketing que podem ser desempenhadas na Copa do Mundo nas empresas:

Pausa para assistir os jogos

A primeira ação de endomarketing que vale a pena promover na Copa do Mundo é uma pequena pausa para assistir os jogos, sobretudo nos casos onde os horários de jogos coincidirem com o expediente. Quando houver jogos de madrugada, uma ação interessante é liberar os funcionários para entrarem trabalhar um pouco mais tarde.

Decoração de ambientes

A ambientação também é fundamental para gerar um clima de Copa do Mundo bem envolvente. Coloque bandeirinhas, decore paredes, coloque cartazes com frases de torcida e até pendure algumas camisetas do Brasil nos principais pontos de trabalho.

Roupas verde e amarelo

E que tal, nos dias de jogo, convidar os funcionários a vestirem verde e amarelo para deixar o clima ainda mais propicio para a torcida? Ao fazer isso, é fundamental garantir que haja uma extensa cobertura nas redes sociais, afinal, a vibração da torcida deve ser mostrada para todo mundo.

Transmissão dos jogos nas TVs corporativas

Ainda nos dias de jogo, uma ação importantíssima é a transmissão de jogos nas TVs corporativas, de modo a possibilitar que todos possam assistir as partidas diretamente da empresa. É importante, também, providenciar alimentação e bebida para embalar ainda mais o momento.

Brindes

Para marcar ainda mais o momento, que tal produzir brindes personalizados com o logotipo da empresa e distribuir para os funcionários? Pode ser, por exemplo, um chaveiro, capinhas de celular, bonés, canecas ou canetas.

Bolão

De modo a garantir que o clima de torcida invada ainda mais a empresa, uma ação interessante é promover um bolão entre os funcionários, possibilitando que todos possam dar palpites a respeito dos placares dos jogos.

Quem conseguir acertar o maior número de placares pode ganhar algum prêmio oferecido pela empresa ou, então, uma quantia de dinheiro levantada pelos participantes do bolão.

Álbum de figurinhas da empresa

Todos conhecem os famosos álbuns de figurinha. Como uma ação de endomarketing relevante para a Copa do Mundo nas empresas, uma sugestão é criar um álbum de figurinhas com os rostos dos colaboradores. Essa é uma forma de valorizá-los e colocá-los como os “craques” da empresa.

Dispensa do trabalho

Em dias de jogos da Seleção Brasileira, uma boa ação de endomarketing é convencer a gestão sobre a dispensa do trabalho quando as partidas ocorrerem próximas aos horários da saída. Deixar os funcionários irem para casa mais cedo é um modo de possibilitar que torçam em família e com os amigos.

Bolão solidário

Esta ação tem um caráter social.

Como forma de garantir que a Copa do Mundo também impacte positivamente aquelas pessoas que mais precisam, uma sugestão é promover um bolão sobre os resultados dos jogos, mas direcionar todo o dinheiro para alguma causa social ou instituições que dependem de doações para continuar a operar, como asilos, orfanatos e casas de recuperação.

Comunicados temáticos

No fluxo de endomarketing e comunicação interna, os comunicados são peça constantes. A todo momento a empresa comunicará algo para os funcionários. Por isso, uma ação recomendada é deixar esses comunicados com um layout personalizado durante o período da Copa.

Basta criar um template verde e amarelo e realizar a comunicação normalmente.

Telão na empresa

Para intensificar ainda mais o clima de torcida, é possível também disponibilizar um telão para que as pessoas possam acompanhar os jogos ao vivo. É fundamental, também, trazer alimentos e bebidas que deixem o ambiente ainda mais descontraído.

Happy Hour

E como a Copa do Mundo é bem próxima ao final do ano, é possível aproveitar a ocasião para realizar um happy hour com toda a equipe e até a confraternização de final do ano. Para fazer isso, basta encontrar um bar ou restaurante que fará a transmissão dos jogos e levar toda a equipe para acompanhar o momento de lá. Em seguida, o happy hour pode começar e todos podem se divertir juntos.

Cartela para acompanhar os jogos

A empresa também pode produzir uma cartela personalizada com os jogos a serem realizados, permitindo que o colaborador faça o acompanhamento dos resultados. Para os mais fanáticos por futebol, essa cartela será a principal parceira durante todo o período da Copa.

Camisetas personalizadas

Uma ação sensacional, mas que envolve um capital maior, é a produção de camisetas personalizadas do Brasil, com o nome dos colaboradores, logo da empresa e até o setor onde o funcionário atua.

Esse é, sem dúvidas, um dos melhores presentes que o colaborador gostaria de receber.

Campeonato interno

E se há um volume significativo de pessoas que são mais integradas ao futebol, é possível desenvolver um campeonato interno, montando times a partir das equipes de trabalho e colocando-os para competir entre si.

Sorteios

Quando não houver budget suficiente para distribuir camisetas e brindes para todos os funcionários, a empresa pode investir em algumas peças e realizar sorteios nos dias dos jogos do Brasil.

Campeonato de videogame

Por fim, uma última ação possível é promover uma Copa do Mundo no videogame, dando premiações para aqueles funcionários que obtiverem os melhores resultados.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir 17 ações de endomarketing para a Copa do Mundo nas empresas. Vamos relembrá-las a seguir:

  1. Pausa para assistir os jogos
  2. Decoração de ambientes
  3. Roupas verde e amarelo
  4. Transmissão nas TVs corporativas
  5. Brindes
  6. Bolão
  7. Álbum de figurinhas dos colaboradores
  8. Dispensa do trabalho
  9. Bolão solidário
  10. Comunicados temáticos
  11. Telão na empresa
  12. Happy hour
  13. Cartela para acompanhar os jogos
  14. Camisetas personalizadas
  15. Campeonato interno
  16. Sorteios
  17. Campeonato de videogame

Para executar todas essas ações, conte com ajuda profissional. Entre em contato com a 21BRZ, uma agência especializada em endomarketing.

Posts relacionados