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21BRZ - Comunicação e Marketing

Como se tornar um profissional de comunicação interna?

O profissional de comunicação interna é fundamental em empresas de médio e grande porte. Isso porque, em tais empresas, garantir que as comunicações alcancem os colaboradores é um desafio e tanto.

Por isso, para quem busca espaço de crescimento no mundo da comunicação, a comunicação interna (ou C.I.) representa uma oportunidade, já que há uma disponibilidade dessas vagas no mercado, e poucos profissionais disponíveis qualificados.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o profissional de comunicação interna, suas características principais e, por fim, o caminho para se tornar um profissional de sucesso nesta área.

Boa leitura!

Quem é o profissional de comunicação interna?

O profissional de comunicação interna é aquela pessoa que, na empresa, é responsável por planejar e disponibilizar informações para os colaboradores. Embora sejam áreas distintas, esse profissional também está cada vez mais atuante no endomarketing.

Não existe uma obrigatoriedade legal para que o profissional de C.I. tenha alguma formação oficial, embora o perfil de empresas que buscam esse tipo de profissional valoriza bastante a formação acadêmica.

Mais importante do que a formação, no entanto, é a presença de certas competências e habilidades fundamentais para conseguir espaço no mercado de trabalho.

Características do profissional de comunicação interna

O profissional de comunicação interna deve ser alguém que, em primeiro lugar, tenha facilidade com a comunicação. Embora uma visão estratégica seja muito positiva, o mais importante é que o profissional conheça as principais ferramentas a serem utilizadas, uma vez que elas estão presentes em todo o cotidiano da C.I.

É fundamental, ainda, que o profissional consiga compreender os objetivos e valores da empresa, já que toda e qualquer comunicação está, diretamente ou não, conectada àqueles objetivos e valores.

Confira, a seguir, algumas das características gerais esperadas em um profissional de Comunicação Interna:

Formação

A formação acadêmica esperada pelas empresas que buscam profissionais de comunicação interna está relacionada, sobretudo, à área de comunicação. No entanto, vale a pena relembrar que não existe uma exigência oficial de curso superior para atuar com C.I.

Ainda assim, as empresas preferem aqueles profissionais que passaram por uma formação oficial, seja em Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação Social, Marketing e até Publicidade e Propaganda.

Profissionais com formação em Recursos Humanos e com alguma pós-graduação ou especialização em comunicação também são bem vistos pelas organizações. Experiência com gestão de pessoas é um super diferencial determinante em um processo seletivo para a área.

Competências e habilidades

Mais importante do que a formação acadêmica é a presença de competências e habilidades relacionadas à prática cotidiana da área. A pessoa que busca uma vaga na comunicação interna deve ser, em primeiro lugar, criativa, sobretudo para conseguir encontrar os melhores caminhos, soluções e linguagem para comunicar as informações da empresa.

Em seguida, a pessoa também deve ter uma facilidade de conexão com outras pessoas, já que a C.I. exige um contato constante com os demais colaboradores da organização, de modo a compreender se a comunicação produzida é ou não efetiva.

Outros conhecimentos técnicos são fundamentais como, por exemplo:

  • senso estético apurado;
  • conhecimento de linguagem;
  • noção de design;
  • inglês;
  • pacote Office ou, no mínimo, Google Docs.

Mercado de trabalho

A Comunicação Interna ainda é uma novidade para as empresas. Por isso, muitas ainda não se preocupam com isso. No entanto, organizações de maior porte, sobretudo multinacionais, já compreenderam a importância da C.I. e hoje dedicam setores inteiros só para cuidar disso.

O profissional de C.I., portanto, terá espaço garantido nessas grandes empresas. O dia a dia de trabalho geralmente é bem simples: o profissional organiza as demandas e repassa as criações para uma agência especializada em endomarketing. Depois, recebe as peças criadas e realiza a distribuição interna.

Como se tornar um profissional de comunicação interna?

Para se tornar um profissional de comunicação interna é preciso, em primeiro lugar, traçar um plano de carreira. Liste as principais empresas atuantes na sua região e identifique aquelas que já contam com um trabalho expressivo de C.I.

Depois, busque conectar-se com profissionais dessas empresas, para conhecê-las mais de perto. Essa conexão pode ocorrer de vários modos, mas o principal é o LinkedIn.

Em seguida, mapeie aqueles conhecimentos, competências e habilidades necessárias à C.I. que você ainda não observa em seu currículo. A partir disso, encontre formas de desenvolver cada um desses tópicos carentes identificados.

Há, no entanto, algumas dicas bem práticas para quem deseja se aventurar no mundo da comunicação interna. Confira a seguir:

Entenda o dinamismo da comunicação interna

Se você tem experiência em outras áreas, como marketing ou publicidade, é fundamental realizar um esforço de compreender o dinamismo real da comunicação interna. Trabalhar com C.I. é diferente da atuação em qualquer outra área.

Para conseguir essa compreensão existem dois caminhos: o primeiro, é conversar e ter contato direto com profissionais já atuantes na área. O segundo, é trabalhar de verdade na área, seja através de um estágio ou de uma contratação formal.

Não basta, portanto, estudar sobre comunicação interna nos livros. O contato real é a única fonte verdadeira da compreensão do dinamismo da área.

Conheça os colaboradores

Um bom profissional de comunicação interna é aquele que consegue conhecer as pessoas. Por isso, um passo prático para quem já começou a atuar na área é descer no chão da fábrica e dialogar com as pessoas.

Não adianta idealizar as pessoas e projetar sobre elas suas crenças pessoais. Para o bem ou para o mal, é importante saber quem os colaboradores são de verdade, sem julgamentos ou rótulos.

<<< Leia também: Como fazer diagnóstico de comunicação interna >>>

Faça cursos livres de capacitação

A última dica, e talvez a mais importante de todas, é que quem deseja se tornar um profissional de comunicação interna deve buscar conhecimento através de cursos livres. Mesmo aqueles que vêm do ambiente acadêmico, cursos livres são a melhor forma de atualizar-se a respeito das últimas novidades do mercado.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir como se tornar um bom profissional de comunicação interna. Exploramos as principais características desse profissional e demos caminhos práticos para se tornar um.

Ao final, falamos sobre a necessidade de se investir em cursos livres para atualizar-se sobre as novidades do mercado. A boa notícia, nesse sentido, é que existem cursos livres sobre comunicação interna disponíveis gratuitamente.

Conheça o minicurso gratuito, rápido e objetivo sobre endomarketing, onde são explorados, em quatro aulas, questões práticas do cotidiano da profissão.

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