Não há exatamente um consenso sobre as diferenças entre endomarketing e marketing interno. Enquanto existem linhas que consideram essas duas expressões como sinônimas, há outra corrente que defende que se trata, na verdade, de conceitos bem distintos, sendo o marketing interno correspondente à comunicação interna.
Aqui, adotaremos a primeira postura, ou seja, consideramos endomarketing e marketing interno como sinônimos, afinal, basta um olhar mais atento para as duas palavras para compreender que etimologicamente dizem a mesma coisa.
Para não deixar nenhuma dúvida, faremos questão de definir tanto uma como outra palavra, além, claro, de investigar as possíveis diferenças e a importância dessas estratégias para as empresas.
Boa leitura!
O que é endomarketing?
Endomarketing é o nome dado para o esforço institucional de fortalecimento da marca perante o público interno. “Endo” significa justamente “dentro” ou “interno”, ou seja, endomarketing nada mais é do que um marketing direcionado para o público interno, a saber, os colaboradores.
O papel do marketing em uma empresa é muito claro: este setor se dedica a criar uma imagem mercadológica que torne a organização atraente para possíveis clientes. O trabalho do marketing fundamentalmente é de criar e manter uma marca forte.
Endomarketing, portanto, é justamente esse esforço para criar e manter uma marca forte, mas para dentro da empresa.
O que é marketing interno?
Marketing interno também representa um esforço comunicacional para que as empresas consigam promover sua marca para o público interno. Assim como na relação entre marketing e comunicação existem diferenças bem claras, não é cabível compreender o marketing interno como sinônimo de comunicação interna.
Enquanto comunicação diz respeito a canais, marketing está relacionado à estratégia. De igual modo, enquanto a comunicação interna é voltada para uma comunicação mais imediata e funcional, o marketing interno é desenvolvido a partir de uma complexa estratégia para envolver o colaborador e fidelizá-lo.
É claro que o marketing envolve energia e estrutura muito maiores do que o marketing interno. No entanto, ambas as áreas têm sua importância particular para a empresa.
Diferença entre endomarketing e marketing interno
Não existe, portanto, qualquer diferença entre marketing interno e endomarketing. As duas palavras podem ser consideradas sinônimas. Para comprovar isso, basta investigar a etimologia de endomarketing.
O termo é original da língua inglesa, embora hoje já o utilizemos com certa naturalidade em português. Foi criado em 1990 pelo consultor Saul Bekin a partir da junção de duas palavras: endo (do grego edón, cujo significado é “para dentro”) e marketing. Trata-se, como já expresso anteriormente, de um marketing feito “para dentro”, ou simplesmente “marketing interno”.
Embora criado em 1990 pelo consultor já citado, o termo endomarketing só se popularizou nas literaturas especializadas de marketing, especialmente nos livros de Philip Kotler.
Por que marketing interno é importante para a empresa?
Não importa se você escolherá aplicar o marketing interno ou o endomarketing. No final das contas, os resultados e os meios serão os mesmos. Mas, afinal, qual a importância do endomarketing para as empresas?
Em primeiro lugar, podemos destacar a atração de talentos. Quando o marketing interno é desenvolvido com excelência, a empresa se transforma em uma empregadora desejada, de modo que potenciais funcionários talentosos disputarão pelas vagas disponíveis.
Isso também se traduz em retenção. Quando a empresa é vista como uma boa empregadora, os atuais talentos tendem a permanecer por mais tempo na organização.
Na vida prática da empresa, o marketing interno também influencia no aumento do engajamento dos colaboradores, de modo que a produtividade também cresça significativamente.
Quais são os custos envolvidos com o marketing interno?
Embora os resultados do endomarketing sejam extremamente positivos para a empresa, o custo de manter um núcleo focado na promoção do marketing interno é muito pequeno. Em resumo, os custos envolvidos são os seguintes:
- ao menos uma pessoa para gerenciar o endomarketing dentro da empresa;
- budget mensal para as ações (compra de brindes, manutenção da TV corporativa, produção de materiais impressos, etc.);
- contratação de uma agência especializada em endomarketing, que facilitará o cotidiano do setor com a produção de materiais gráficos profissionais, sugestão de ideias e apoio na parte estratégica.
Formas de atuação do marketing interno
O endomarketing atua de diversas formas na empresa. Em primeiro lugar, há uma atuação estratégica, a partir do gerenciamento das principais datas e definição das ações a serem executadas em determinado período.
Também é preciso atuar como meio de campo entre a empresa e os fornecedores, levantando os principais orçamentos e avaliando a qualidade daquilo que está sendo entregue.
Mas o ponto principal de atuação do marketing interno é o esforço para convergir duas áreas tão distintas, mas que precisam dar as mãos para o endomarketing funcionar: trata-se das áreas de marketing e Recursos Humanos.
Qual departamento é responsável pelo endomarketing?
Existem três cenários possíveis para responder essa pergunta. O primeiro é ter um departamento exclusivo e dedicado para desenvolver todo o endomarketing. Nesse caso, há um custo muito elevado para empresa, pois será necessário contratar designers, profissionais de RH e profissionais de marketing.
Há, ainda, a possibilidade de internalizar o endomarketing a partir da cooperação entre os distintos setores de marketing e Recursos Humanos. Nesses casos, a empresa enfrentará alguns problemas, como a falta de tempo dos colaboradores desses setores para pensar em marketing interno.
Um terceiro cenário, e que parece mais efetivo e econômico, é contar com uma pessoa responsável pelo endomarketing na empresa, enquanto uma agência é contratada para apoiar essa pessoa tanto na parte estratégica como operacional.
Exemplos de endomarketing ou comunicação interna
Em nosso post sobre endomarketing, temos uma seleção completa com doze ações que podem te inspirar no desenvolvimento das ações para sua empresa. Acesse o post para conferir cada uma dessas ações. Por enquanto, mostraremos duas delas:
Conclusão
Neste artigo, você pôde conferir um pouco mais sobre endomarketing e marketing interno, entendendo que não há diferença entre esses dois conceitos. Além disso, mostramos alguns dos benefícios experimentados ao aplicar estratégias relacionadas, os baixos custos para a empresa e as formas de atuação.
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