Engajamento de colaboradores é uma preocupação central e fundamental na gestão de uma empresa. Esse elemento mobiliza diversas pessoas e líderes, como o gerente, gestor de RH e líder de equipes.
Isso porque todos eles sabem da importância de ter colaboradores engajados. O cenário contrário é capaz de tirar a noite de sono de muitos gestores, afinal, quando os funcionários estão desmotivados, os resultados da empresa são comprometidos.
Neste texto, vamos explorar melhor o conceito de engajamento de colaboradores, além de procurar formas de aumentar esse engajamento.
Boa leitura!
O que é engajamento de colaboradores?
O engajamento de colaboradores é uma métrica que revela o quão envolvidos estão os funcionários de uma empresa. No ambiente corporativo, esse engajamento está relacionado à felicidade e motivação dos colaboradores.
Empresas que conseguem ter uma alta taxa de engajamento de colaboradores são aqueles que transformam o negócio em uma causa. Só há verdadeiro engajamento quando há emoção envolvida.
É o caso, por exemplo, do Nubank. Mais do que ser uma empresa que busca por lucro, a organização virou uma causa, que é justamente a de livrar as pessoas da burocracia bancária.
Ora, quando existem vínculos e laços nesse sentido, o engajamento tende a ser muito maior.
Importância de aumentar o engajamento de colaboradores
Engana-se quem acredita que aumentar o engajamento é uma preocupação secundária para gestores. Muito pelo contrário: essa taxa de engajamento está entre as 10 métricas mais importantes de uma gestão de sucesso.
Segundo dados divulgados no site Tutano, o impacto financeiro de funcionários desmotivados é terrível para as empresas.
Em dólar, o prejuízo da desmotivação pode chegar até U$ 550 bilhões para as organizações. Além disso, o custo com a rotatividade é 300% mais caro do que o salário-base de uma função.
Lidar com o engajamento de colaboradores, portanto, é fundamental para a vida financeira das empresas.
7 ações que aumentam o engajamento de colaboradores
Mas, afinal, como aumentar o engajamento de colaboradores? O mercado já conhece algumas soluções interessantes nesse sentido, mas ainda há pouca clareza a respeito daquilo que apresenta verdadeiramente resultados efetivos.
Para entender o que tem mais ou menos força no engajamento de funcionários, é preciso entender quais são os principais fatores motivacionais das pessoas. Para compreendermos isso, utilizaremos como recurso a compreensão da personalidade humana.
Segundo uma das teorias da personalidade humana, o ser humano tem 12 níveis de maturidade, sendo que em cada nível a pessoa tem uma motivação predominante diferente. Os três primeiros níveis são inconscientes e, por isso, não devem ser considerados.
A maioria das pessoas está no quarto e no quinto níveis, que têm as seguintes forças de motivação: aceitação ou segurança emocional e vencer as disputas (quarto e quinto níveis, respectivamente).
Para motivar os funcionários, é necessário criar ambientes de aceitação, através de uma cultura organizacional bem estabelecida, bem como permitir que as pessoas mostrem suas capacidades e se desenvolvam, especialmente por meio de um plano de carreira.
De forma prática, no entanto, temos as seguinte sete ações que melhoram o engajamento dos colaboradores:
Bonificações e valorização salarial
O sentimento de valorização ainda é responsável por motivar funcionários e aumentar o engajamento. Esse sentimento pode ser gerado de diversas formas, mas as duas principais estão na concessão de bonificações, benefícios e valorização profissional.
Não basta ter um salário compatível com o mercado, é necessário dar ao colaborador outros recursos que o permitam sentir-se cuidado, como plano de saúde, vale-alimentação, etc.
O salário afeta a motivação do funcionário, isso é um fato, embora esse não seja o único fator. Por isso, os benefícios entram como elementos fundamentais na construção dessa motivação.
Estímulo a feedbacks positivos
O engajamento de colaboradores também é influenciado pelo ambiente que é criado e a forma como esse ambiente possibilita o crescimento do funcionário.
Para que ambientes favoreçam o crescimento, a presença de feedbacks deve ser garantida. A liderança precisa conseguir estimular que haja segurança para dar e receber retornos sobre trabalhos e situações vividas nas empresas.
Além disso, a frequência de feedbacks positivos precisa crescer, especialmente no que diz respeito ao líder. Quando pessoas que exercem funções de liderança enviam elogios, mesmo que privados, o funcionário tende a sentir-se positivamente estimulado.
Eventos, cursos e palestras
Uma terceira maneira de fazer crescer o engajamento de colaboradores é através de eventos, cursos e palestras, ou seja, soluções educacionais e profissionalizantes.
O efeito disso, para o colaborador, é muito significativo, pois ele percebe que há um interesse da empresa em seu desenvolvimento humano e profissional.
No que diz respeito a esses cursos, é importante que as temáticas estejam relacionadas à prática cotidiana do trabalho, mas é ainda mais importante que se relacionem com o desenvolvimento de aptidões humanas e relacionais.
Investir em um clima organizacional positivo
O clima organizacional é aquele conjunto de sentimentos e emoções relacionados ao trabalho. Imagine, por exemplo, aquele funcionário que, no domingo à noite, diante da televisão ligada no Fantástico, já começa a experimentar sentimentos negativos porque a segunda se aproxima.
Isso é um caso clássico em que o clima organizacional é negativo e precisa ser melhorado. A produtividade das equipes é diretamente influenciada pelo clima organizacional presente entre aquele núcleo de pessoas.
Esse clima também influencia o engajamento de colaboradores. Para melhorá-lo, no entanto, o primeiro passo é justamente promover uma pesquisa de clima organizacional.
Autonomia
Não poderíamos deixar de fora da nossa lista o item autonomia. Muitos funcionários sentem-se desgostosos com o trabalho porque não contam com autonomia para tomar decisões.
Isso acontece sobretudo quando há a figura de um chefe que não consegue delegar e tem dificuldades em ouvir e aceitar visões divergentes. Um cenário desse destrói o engajamento de colaboradores.
Há, aqui, uma necessidade urgente de mudança de cultura: a autonomia precisa ser estimulada e, principalmente, aceita.
Treinamento da liderança
Para que qualquer ação deste artigo funcione, a liderança precisa estar preparada. Absolutamente tudo passa pelos líderes, o que significa que quando há um volume baixo de engajamento de colaboradores, parte significativa da culpa pertence à liderança.
É preciso, portanto, investir em treinamento para que os líderes amadureçam e consigam criar uma cultura que favoreça a produtividade.
Endomarketing efetivo
Por fim, a última dica fala de uma questão que é por vezes bastante negligenciada, mas que é de suma importância. Na verdade, entre todas as ações aqui citadas, esta é aquela com maior impacto na motivação dos funcionários.
Trata-se do endomarketing, um processo interno que visa melhorar a relação entre colaborador e empregador. Através de ações de endomarketing, a produtividade é diretamente impactada.
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