Quer entender melhor o algoritmo do Instagram e como ele decide qual conteúdo mostrar a cada usuário individual – e como você pode usar isso em seu benefício e para sua empresa?
O Instagram decidiu liberar alguns insights extras sobre o funcionamento do algoritmo, como parte do evento da Semana do Criador. As explicações versam sobre o comportamento do feed e como a inteligência da rede social determina o alcance dos conteúdos e para quem são exibidos.
Segundo o Instagram :
“Queremos explicar melhor como o Instagram funciona. Existem muitos equívocos por aí e reconhecemos que podemos fazer mais para ajudar as pessoas a entender o que fazemos. Hoje, estamos compartilhando o primeiro de uma série de postagens que irão esclarecer como a tecnologia do Instagram funciona e como ela afeta as experiências que as pessoas têm no aplicativo. “
O conteúdo que trata sobre os algoritmos foca em alguns pontos-chave. Confira alguns:
Não existe um algoritmo único
O Instagram primeiro observa que seus processos não são definidos por um único algoritmo, então a ideia de ‘o algoritmo‘ como tal é ligeiramente falha.
“O Instagram não tem um algoritmo que supervisiona o que as pessoas fazem e não veem no aplicativo. Usamos uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com sua própria finalidade”
O Instagram explica que, assim como o Facebook, implementou um algoritmo porque o fluxo de conteúdo tornou-se muito volumoso para cada usuário navegar.
“Em 2016, as pessoas estavam perdendo 70% de todas as suas postagens no Feed, incluindo quase metade das postagens de suas conexões próximas. Portanto, desenvolvemos e introduzimos um Feed que classifica as postagens com base no que você mais gosta.”
É por isso que o foco de seus algoritmos de feed e story é geralmente nos amigos, enquanto Explorar e Momentos procuram descobrir tópicos mais relevantes com base em tendências, interesses etc.
Sinais chave
O Instagram diz que todos os seus algoritmos usam sinais-chave, com esses sinais variando de acordo com cada elemento.
O Instagram observa que existem “milhares” de sinais dos quais seus sistemas podem se basear, mas, na maioria das vezes, os principais indicadores em feeds e story, em ordem de importância, são:
- Informações sobre a postagem – são sinais sobre a popularidade de uma postagem – pense em quantas pessoas gostaram dela – e informações mais objetivas sobre o conteúdo em si, como quando foi postado, qual a “durabilidade” na rede social, se é um vídeo e se há algum local associado ao conteúdo;
- Informações sobre a pessoa que postou – uma postagem tende a ser exibida para outros usuários com que o perfil do post tem um envolvimento histórico maior. Isso ajuda o Instagram a ter uma noção de quão interessante a pessoa pode ser para outras e inclui sinais como quantas vezes as pessoas interagiram nas últimas semanas;
- Atividade do usuário – o histórico do usuário também é utilizado para entender com qual tipo de postagem ele gosta de envolver-se.
Na prática, se um usuário envolve-se com mais vídeos, naturalmente o Instagram entregará mais vídeos no feed. Postagens com maior envolvimento são potencializadas pelo algoritmo e, ao curtir um post, o usuário deixa como que um rastro do seu interesse.
É importante notar aqui que esses elementos se aplicam tanto ao feed principal quanto ao story, então, se você está procurando maximizar o alcance nessas plataformas, esses são os elementos principais nos quais você precisa se concentrar.
Além disso, o Instagram destaca que a classificação do feed também será baseada no histórico de envolvimento de cada usuário:
“No Feed, as cinco interações que examinamos mais de perto são a probabilidade de você passar alguns segundos em uma postagem, comentar, curtir, salvar e tocar na foto do perfil.”
Para empresas, isso significa que incentivar essas cinco interações representa uma chance maior de potencializar os resultados nas mídias sociais. Nesse sentido, é importante pensar em conteúdos que sejam incentivadores de engajamento.
Classificação do Explorar segundo o algoritmo
A guia de descoberta do Instagram é um pouco diferente. O algoritmo Explorar é focado em mostrar a você outro conteúdo que você pode gostar, com base em quem você segue e seu histórico de envolvimento.
“Para encontrar fotos e vídeos de seu interesse, analisamos os sinais de quais postagens você gostou, salvou e comentou no passado. Digamos que você tenha gostado recentemente de uma série de fotos do chef Cathay de bolinhos de massa de São Francisco Bi. Em seguida, verificamos quem mais gosta das fotos do Cathay e em que outras contas essas pessoas estão interessadas. Talvez as pessoas que gostam do Cathay também gostem do spot de SF dim sum Dragon Beaux. Nesse caso, da próxima vez que você abrir o Explorar, podemos mostrar a você uma foto ou vídeo do Dragon Beaux. Na prática, isso significa que se você estiver interessado em bolinhos, poderá ver postagens sobre tópicos relacionados, como gyoza e dim sum, sem que necessariamente entendamos do que trata cada postagem. “
Portanto, a ideia aqui é que o algoritmo procurará mostrar conteúdo para grupos relacionados de pessoas com base em interesses comuns. Se você se envolver regularmente com um perfil que compartilha conteúdo de pesca, é provável que outras pessoas que se envolvam com o mesmo também estejam procurando em outras contas de pesca, nas quais você também pode estar interessado.
Classificação do Reels
O elemento mais recente definido por algoritmo do Instagram é o seu TikTok próprio, o Reels, para o qual diz que o algoritmo é “especificamente focado no que pode entretê-lo”.
“Nós fazemos uma pesquisa com as pessoas e perguntamos se elas acham um reels em particular divertido ou engraçado e aprendemos com o feedback para melhorar em descobrir o que entreterá as pessoas, com atenção aos criadores menores. As previsões mais importantes que fazemos são a probabilidade de você assistir a um rolo até o fim, curtir, dizer que foi divertido ou engraçado e ir para a página de áudio (um proxy para saber se você pode ou não se inspirar para fazer seu próprio reels).”
Para um Reels ser potencializado pelo algoritmo do Instagram, é necessário que seja capaz de prender os usuários por mais tempo possível, e ainda incentivar algum tipo de interação.
Estas são algumas dicas úteis sobre como os vários algoritmos do Instagram funcionam e como parece mostrar determinado conteúdo aos usuários – e no que cada criador deve se concentrar para melhorar seu alcance. Essencialmente, tudo se resume à compreensão do público – replicando o que funciona e descartando o que as pessoas não respondem – a fim de maximizar esses elementos-chave e aumentar o envolvimento, primeiro com seus seguidores e, posteriormente, com públicos mais amplos.