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21BRZ - Comunicação e Marketing

Google Ads: Como Começar A Anunciar No Google

O Google Ads é a plataforma para negócios que desejam anunciar no Google.

Já falamos, em outros posts aqui no blog, que 94% do tráfego da internet vem através do Google. Pessoas estão, neste exato momento, pesquisando por sua empresa e desejando comprar o seu produto. Aparecer como resultado dessas pesquisas é obrigação para que os negócios sobrevivam no ambiente online. O caminho para isso é o Google Ads.

Claro, o Google Ads não é o único caminho. Na verdade, existem opções gratuitas que podem colocar sua empresa no Google. As duas principais são: Google Meu Negócio e SEO.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que obtém ótimos resultados, principalmente, para negócios locais. Ele exibe os resultados utilizando elementos como:

  1. Relevância de resultado para o usuário: o Google considera dados do próprio usuário, como histórico de buscas e acessos, localização e intenção de busca;
  2. Distância: aqui é considerada a distância entre o usuário e o seu negócio;
  3. Autoridade: alguns fatores como avaliações, notas, comentários, acessos, cliques entre outros, definem a autoridade do negócio. Quanto maior a autoridade, maior a posição no ranking.

O problema, ao utilizar o Google Meu Negócio, é que seu negócio ficará limitado a resultados de bairros próximos ao seu negócio. Para empresas que buscam uma maior visibilidade, é necessário dar um passo a mais.

Esse passo pode ser o SEO. SEO significa Search Engine Optimization que, em linha geral, pode ser entendido como um esforço técnico para colocar seu site na primeira página dos buscadores de internet.

No entanto, otimizar seu site para SEO é trabalhoso, e custa tempo (no melhor dos mundos, quatro meses para começar a atrair tráfego qualificado).

Se você deseja ir além do seu bairro, em pouco tempo e com um investimento baixo, o Google Ads é a solução perfeita. Neste artigo, falaremos tudo sobre Google Ads, e como você pode dar os primeiros passos na plataforma.

O que é o Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de anúncios para que empresas e negócios possam comprar espaço publicitário nos resultados de pesquisa do Google, bem como no Youtube e milhares de sites da internet.

As modalidades de anúncios no Google são: rede de pesquisa, rede de display, shopping, Youtube e aplicativos móveis. Explicaremos, a seguir, cada uma delas:

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa é a modalidade de anúncio que é exibida como resultado das pesquisas realizadas no maior buscador do mundo: o Google.

Segundo estatísticas, o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisa por mês, sendo, em média, mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, traduzindo mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 1,2 trilhões de pesquisas anuais em todo o mundo.

Um dado muito interessante, é que 28% das pesquisas por produtos ou negócios locais se convertem em vendas.

A Rede de Pesquisa, portanto, é o canal essencial para alcançar seu cliente no momento da consideração da compra. Para isso, é importante realizar uma pesquisa de palavras-chave, identificando, assim, quais são os termos que os usuários pesquisam e que podem virar uma venda.

google ads rede de pesquisa

Essa pesquisa pode ser feita no Planejador de Palavras-chave da ferramenta, como no vídeo a seguir:

Rede de Display

Enquanto na Rede de Pesquisa as pessoas vão atrás do anúncio (por meio da pesquisa), na Rede de Display o anúncio vai atrás do cliente. A rede de Display são os outdoors do mundo digital, mas com uma diferença vital: as segmentações.

Pense no outdoor que está localizado em uma grande avenida da sua cidade. Ninguém consegue escolher quem verá ele. Pelo contrário, a empresa está pagando para uma minoria de potenciais clientes receberem o anúncio e, também, para uma grande maioria que jamais comprará da empresa.

Nos outdoors do marketing digital, ou seja, na Rede de Display do Google, a empresa escolher para os perfis de pessoas que ela deseja anunciar. Essa escolha (na verdade, a segmentação) se dá por meio de pessoas ou conteúdo.

google ads rede display

A segmentação por pessoas se baseia em informações demográficas e de interesse do público. Já a segmentação de conteúdo, exibe anúncios para pessoas que navegam em páginas de sites que abordam determinado assunto.

Por exemplo, a 21BRZ pode exibir um anúncio de seu curso – que tem por objetivo alcançar empreendedores – em páginas de sites que abordam assuntos de negócios e marketing.

Shopping

Esta é uma solução, principalmente, para e-commerces, no geral. Com o shopping do Google, a empresa pode exibir anúncios para pessoas que buscam ativamente por determinado produto, como no exemplo a seguir:

google ads shopping

Youtube

Por meio do Google Ads também é possível anunciar no Youtube. Você já deve ter visto aqueles anúncios que aparecem antes dos vídeos, não é?

Alguns dados da ferramenta incentivam a adesão a esse tipo de anúncio: 

  • 1,5 bilhão de usuários acessam sua conta no Youtube pelo menos uma vez por mês;
  • Os usuários passam, em média, duas horas por dia consumindo vídeos no Youtube;
  • Nos últimos dois anos, duplicou o número de pequenas e médias empresas que começaram a anunciar.

Para começar a anunciar no Youtube, é necessária uma conta do Google e um vídeo para utilizar no anúncio. Este pode ser posicionado antes dos vídeos que usuário está a assistir, bem como destaque na parte direita, ou vídeos sugeridos.

Aplicativos Móveis

Também é possível realizar anúncios exclusivamente para apps móveis, ou seja, que são veiculados dentro de aplicativos do smartphone. São diversas as opções de segmentação mas, na verdade, essa função nada mais é do que parte integrante do Google Ads Rede de Display.

Para que serve Google Ads?

O Google Ads existe para ser um meio eficaz de publicidade online. Hoje, com certeza, é a mais eficaz plataforma de anúncio da internet. Alguns benefícios e funções da plataforma chamam atenção:

Pague Só Quando Seu Cliente Clicar

Um dos métodos de cobrança do Google Ads é o CPL (custo por clique). Nesse método, a plataforma não cobra quando as pessoas veem seu anúncio mas, apenas, quando elas clicam.

Se a sua empresa não tem dinheiro para investir em qualquer tipo de publicidade, essa é a melhor estratégia para só pagar pelo clique de um potencial cliente (e, também, com um potencial de retorno).

Persiga Seu Cliente Em Todo Lugar

Você já deve ter tido a experiência de entrar em um site e, logo em seguida, ser perseguido pelos anúncios daquele site. Isso se chama remarketing, e é possível de ser feito pelo Google Ads.

Apenas 2% dos usuários que visitam um site estão prontos para compra. O remarketing é a estratégia para alcançar os outros 98%.

Com o Google Ads, você pode perseguir seu potencial cliente até que ele decida pela compra.

Esteja Em Milhares De Sites

Nos primórdios da internet, os profissionais de mídia negociavam espaço publicitário site por site, o que era caro e demorado.Com a Rede de Display também é possível exibir anúncios em centenas de sites, sem precisar negociar com cada um, individualmente.

Com uma única conta e alguns criativos, sua marca alcançará milhares de potenciais clientes nos sites, portais e blogs que que eles consomem.

Como fazer propaganda no Google Ads?

Para começar a anunciar do Google Ads, será necessário, primeiro, ter uma conta do Google e acessar o site da plataforma: https://ads.google.com/intl/pt_BR/home/. Em seguida, clique em COMEÇAR AGORA.

Na tela seguinte, clique em NOVA CONTA DO GOOGLE ADS.

Na tela seguinte, você será direcionado para uma tela do Ads Express – uma versão simplificada da plataforma, e que tende a ser mais cara.

Se você não tem muito tempo para monitorar e otimizar a campanha, continue a partir daí. Caso contrário, clique em Alternar para o modo Especialista.

google ads express

Escolha uma das opções da sua tela e clique em PRÓXIMO. A partir de agora, você precisará configurar as informações de sua empresa.

Nas próximas telas, você poderá redigir os textos do seu anúncio, definir orçamento e colocar sua primeira campanha no ar.

Se você não optou pela versão Express, mas sim pela versão de especialista, assista ao vídeo a seguir:

O Passo ANTERIOR A Anunciar No Google Ads

Neste post, você pôde ter uma base para iniciar suas campanhas no Google Ads. No entanto, tem muita coisa que você deve saber antes de começar sua primeira campanha.

É essencial que você tenha um conhecimento geral de marketing para iniciar sua campanha. A 21BRZ pensou em um curso que foi feito exatamente para esta finalidade: lançar as bases do conhecimento de marketing de uma empresa.

Por isso, ao clicar no botão abaixo, você poderá conhecer a página do curso “Descomplicando O Marketing Digital” e dar os seus primeiros passos no mundo digital:

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