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21BRZ - Comunicação e Marketing

Organização e Gestão de Conteúdo: Como Fazer Na Prática

Tudo nessa vida, especialmente quando falamos de marketing, deve ser pautado na organização. Com o conteúdo não é diferente: a gestão de conteúdo deve ser feita de maneira responsável e detalhadamente pensado.

Neste post, daremos algumas diretrizes que aplicamos na 21BRZ para a produção de conteúdo e que tem feitos nossos clientes conquistarem grandes resultados. Confira:

O Que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia que foca na geração de valor através da entrega de conteúdo relevante para clientes e potenciais clientes. Conteúdo é entendido como tudo aquilo que, de alguma forma, é útil e relevante para o público que a empresa deseja alcançar.

O marketing de conteúdo não se limita a relações comerciais, como para potenciais clientes e clientes, mas também pode ser utilizado no endomarketing de empresas, para gerar valor e engajar funcionários.

Por Que Fazer Conteúdo?

O primeiro questionamento quando se fala de marketing de conteúdo tem relação com a finalidade do mesmo. Por que utilizar o marketing de conteúdo na comunicação de uma empresa?

Nós listaremos algumas razões a seguir, como já fizemos em outros posts:

Atração de Clientes

Pessoas odeiam anúncios. Não é à toa que a instalação de softwares que bloqueiam anúncios têm crescido na internet. Ou ainda que o Youtube lançou um serviço de assinatura onde o usuários navega pelas soluções da plataforma sem anúncios.

O conteúdo, portanto, é uma maneira da marca garantir presença junto aos consumidores, sem o uso excessivo de publicidade.

Condução Pelo Funil e Crescimento do Nível de Consciência

O Nível de Consciência do seu cliente diz respeito ao quanto ele está ou não preparado para compra. Basicamente, existem 5 níveis de consciência na mente do seu consumidor:

  • Alheio: Não conhece sua marca, muito menos o seu produto;
  • Consciente do Problema: Sabe que tem um problema, mas não conhece a solução (por exemplo: um empreendedor SABE que precisa vender mais, mas não sabe como);
  • Consciente da Solução: Sabe que há solução para seu problema, mas não sabe qual é a melhor (por exemplo: para aumentar as vendas, o empreendedor pode considerar uma mentoria, um curso, uma palestra. A dúvida entre o quê escolher está nesse nível de consciência);
  • Consciente do Produto:  Já decidiu pela solução, agora busca um produto para isso (por exemplo: o empreendedor já decidiu fazer um curso, mas não sabe qual);
  • Interessado: Está convencido de qual curso deseja, e espera uma oportunidade.

O conteúdo é capaz de conduzir o cliente de uma fase à outra, aumentando o nível de consciência por meio de informação de valor. Por exemplo, no caso de uma persona alheia, que ainda não conheça a marca e o produto, o conteúdo entregue precisa ser capaz de mostrar o PROBLEMA que, futuramente, o produto/serviço resolverá.

Preparar o Cliente Para a Oferta

Uma oferta não pode ser feita a qualquer momento, muito menos para qualquer pessoa. Preparar o prospect para receber a oferta é essencial dentro do processo de marketing e comunicação. Esse é um processo básico, conhecido por qualquer equipe comercial.

O conteúdo agrega valor, aquecendo o lead para a venda. Ele também está associado à construção de autoridade da marca junto ao cliente. Quanto mais uma empresa FALA do seu mercado, mais reconhecida ela será 

Relacionamento

Se sua empresa não tem problemas na captação de novos clientes, mas precisa melhorar a retenção, o marketing de conteúdo pode te ajudar no relacionamento com os atuais clientes. Um exemplo disso, na prática, é a 21BRZ, que envia, mensalmente, um conteúdo exclusivo com atualizações do mercado e materiais da agência para clientes e leads que já estão em nossa lista.

Como Organizar e Fazer a Gestão de Conteúdo

Agora vamos, na prática, entender como organizar e fazer a gestão de conteúdo de uma empresa, principalmente no que diz respeito ao planejamento. Veja bem, este post não tem como objetivo ensinar a produção de conteúdo, mas dar um passo atrás, e lançar as bases de uma gestão responsável e eficiente:

Planejamento Semestral: Temas

Dentro de uma gestão de conteúdo, o plano semestral é essencial para nortear as ações de conteúdo. A cada seis meses, o gestor de marketing, conteúdo, ou aquele que é responsável por esta área, deve definir os temas que serão trabalhados no período seguinte.

Aqui, não é necessário definir detalhes dos conteúdos, mas dar apenas um norte para que nada se perca no caminho. Uma atenção especial deve ser dada para as editorias de conteúdo, ou seja, as categorizações e agrupamentos por assunto. A seguir, um exemplo de planejamento semestral de uma de nossas editorias:

gestão de conteúdo

Planejamento Semanal: Pautas

O planejamento semanal é bem mais prático. Nele, são criadas as pautas, com as palavras-chave e descrições mais aprofundadas do que será produzido. O gestor deve, nesta fase, compreender se os temas e pautas estão de acordo com o planejamento estratégico de marketing.

A seguir, um exemplo de planejamento semanal:

gestão de conteúdo

Ferramentas Para Organização e Gestão do Conteúdo

A seguir, traremos algumas ferramentas úteis para a gestão e organização do conteúdo. Se você é a pessoa responsável por esta função, é importante que observe a utilidade e finalidade de cada uma delas:

Ubersuggest

Esta primeira ferramenta é fantástica: com ela, você pode identificar os assuntos mais procurados na internet, bem como avaliar o site de concorrentes para, por meio disso, compreender quais pesquisas mais geram interesse do seu público. Portanto, ela é essencial para planejamento de pautas e definição de temas.

Answer The Public

Semelhante à ferramenta passada, esta ferramenta é mágica: a partir de uma palavra-chave principal, ela mostra possibilidades de outras pesquisas de cauda longa. São centenas de ideias de conteúdo ali, diante dos seus olhos. Impossível ficar sem pauta.

RD Station

O RD Station é uma das ferramentas mais completas do mercado. Com ela, é possível desenvolver ações de Inbound marketing passando por cada uma das fases. Além disso, é possível gerenciar anúncios, analisar e planejar o SEO, criar formulários, landing pages, disparar e-mail marketing e criar fluxos de automação.

WordPress

Este é um sistema aberto e livre para a gestão de conteúdo. O principal uso do WordPress é para a construção de sites e administração de blogs. O uso é gratuito, mas pode exigir algumas noções de programação.

21LIVE

O 21LIVE é um Brand Center que disponibiliza todos os materiais da marca para distribuidores, franqueados, fornecedores, representantes comerciais e demais pessoas que necessitem dos ativos de marketing da marca.

É uma maneira de padronizar a comunicação de grandes redes, inclusive com um espaço para personalizar as peças de conteúdo. Essencial para a gestão de conteúdo em grandes empresas e franquias.

Dê Um Passo Além Na Sua Gestão

Se você é a pessoa responsável pela gestão de conteúdo da sua empresa, é muito importante buscar meios de profissionalizar e maximizar sua gestão. Especialmente em grandes empresas, esta tarefa encontra dificuldades por conta da falta de padronização e pulverização das informações. Pensando nisso, o software 21LIVE foi criado para resolver todas as dificuldades de gestão: com ele, empresas conseguem distribuir seus ativos de marketing para todos os interessados, e os gestores têm acesso à relatórios completos de utilização das peças.

Se você deseja dar um passo além em sua gestão, faça o teste gratuito de 30 dias da plataforma 21LIVE, clique aqui.

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