Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

As 18 Siglas E Conceitos Mais Importantes De Marketing [2021]

As 18 Siglas E Conceitos Mais Importantes De Marketing

Se você busca constante atualização no mundo do marketing e do marketing digital, já deve ter se deparado com os complexos termos e siglas utilizados no mercado de marketing e que, na maioria das vezes, soam incompreensíveis (até mesmo para quem trabalha no setor).

O marketês é quase um dialeto próprio, com siglas e abreviações nem sempre fáceis de memorizar. Para te ajudar a entender algumas das principais siglas do mercado, confira a seleção que a 21BRZ preparou para você:

CPA

CPA pode ser a abreviação de dois conceitos importantes no marketing: o Custo Por Ação e o Custo Por Aquisição. Este último é utilizado como métrica em relatórios das ações digitais, e aquele como método de cobrança em algumas plataformas de anúncios.

Em resumo, o custo por aquisição diz respeito ao quanto foi gasto em publicidade para que o cliente efetivasse o negócio. É um dado importante para mensurar e entender a viabilidade de certas mídias.

Já o Custo Por Ação é um método de cobrança, que permite pagar pelo anúncio somente quando o objetivo final for alcançado (um cadastro, ou uma venda). Nestes casos, o CPA costuma ser caro e exige grande investimento.

Em geral, nas plataformas, o Custo Por Ação também é chamado de Custo de Aquisição. Aqui, diferenciamos apenas para fins didáticos.

CPC

O CPC é a abreviação de Custo Por Clique, que serve tanto como método de cobrança (amplamente utilizado na Rede de Pesquisa do Google Ads), como para métrica dos anúncios.

Como o nome sugere, o termo diz respeito ao quanto é gasto em publicidade para que um usuário clique no anúncio. Este clique no anúncio não é, necessariamente, alguém que chegou a página de destino, já que muitos usuários saem antes mesmo da página carregar.

Página de Destino

A página de destino é o local para onde as pessoas são direcionadas após clicar em um anúncio, e-mail, ou postagem em redes sociais. A página de destino pode ser um conteúdo em blog, um formulário, uma Landing Page ou um site comum.

Landing Page

A Landing Page é uma página da web que tem como objetivo capturar os contatos dos usuários, transformando-os em leads. Uma landing page geralmente conta com recursos de persuasão e copywriting, sem links de saída, ou seja, links para outras páginas, mas apenas com o formulário para que o usuário deixe suas informações.

Copywriting

Copywriting é um estilo de escrita persuasiva que tem por finalidade convencer o cliente a respeito de algo. Por exemplo, o objetivo de uma landing page é fazer com que o cliente deixe suas informações, logo, o copywriter precisa montar uma estrutura com argumentos racionais e emocionais, para convencer o usuário a cumprir com o objetivo.

CRM

CRM é a abreviação da expressão em inglês Customer Relationship Management que, em tradução livre, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM é um software onde equipes comerciais e de venda podem gerenciar os leads e contatos de uma empresa. No software, é comum que permaneçam registradas informações pessoais do contato, bem como as interações e histórico do cliente.

CPV

O CPV é uma métrica de anúncios digitais que significa, literalmente, Custo Por Visita. Embora geralmente pouco observado, o CPV mensura a quantia gasta em relação às visitas que uma página recebeu. Um dado importante para empresas que realizam campanhas com o objetivo de tráfego.

Tráfego

Tráfego (diferente de tráfico, ok?) é o fluxo de audiência gerado para um site. Por exemplo, se após um forte trabalho de SEO, 60 usuários chegarem ao seu site por meio de um post de blog posicionado no Google, são 60 usuários que vieram por meio de tráfego orgânico.

CPL 

O CPL é uma abreviação que significa Custo Por Lead, sendo um valor utilizado para mensurar o desempenho de campanhas, especialmente aquelas cujo foco é a geração de leads.

Como o nome sugere, o CPL diz respeito ao valor pago por cada lead gerado.

CPM

O CPM é um dado utilizado para cobrança em algumas plataformas, e significa, literalmente, Custo Por Mil, ou seja, o valor cobrado a cada mil impressões em um anúncio. Este método de cobrança não considera os cliques no anúncio ou visitante da página, mas apenas a exibição do anúncio.

CAC

O CAC significa Custo Por Aquisição, ou seja, o quanto é gasto para conquistar um novo cliente. Geralmente, é calculado como a soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.

CTR

O CTR é a abreviação de Click Through Rate, cuja tradução mais comum é Taxa de Cliques, ou seja, a razão de pessoas que viram um anúncio e clicaram. Esta métrica é importante para identificar a qualidade dos anúncios e criativos.

ROI

ROI é a abreviação de return on investment que significa Retorno Sobre Investimento. Esta métrica permite saber quanto a empresa ganha ou perde com os investimentos em determinado canal. É a melhor maneira de medir o sucesso de uma ação ou campanha.

SEO

SEO é uma sigla inglesa para Search Engine Optimization que, em linhas gerais, significa Otimização Para os Motores de Busca. Em resumo, SEO diz respeito a otimizar, ou seja, preparar seu site para ranquear no Google.

SEO é uma sigla inglesa para Search Engine Optimization que, em linhas gerais, significa Otimização Para os Motores de Busca. Em resumo, SEO diz respeito a otimizar, ou seja, preparar seu site para ranquear no Google.

KPI

KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de desempenho. Na prática, diz respeito àquelas métricas mais importantes dentro de uma estratégia de marketing. Nos relatórios esporádicos do setor de marketing, é muito importante definir os KPI’s para evitar focar em métricas pouco estratégicas, que não conduzem a tomadas de decisão estratégicas.

SMO

SMO é a abreviação da expressão em inglês social media optimization que, literalmente, significa Otimização de Mídias Sociais. Na prática, diz respeito às estratégias de atuação e comunicação de uma empresa nas redes sociais, promovendo este espaço como mais um canal de aquisição e relacionamento.

SEM

O SEM é semelhante ao SEO, exceto por um fator: enquanto no SEO o posicionamento é orgânico, ou seja, não há pagamento para a plataforma, no SEM existe valor investido de publicidade.

SEM significa Search Engine Marketing, e consiste em utilizar ferramentas como a Rede de Pesquisa do Google para posicionar a marca no buscador.

SERP

SERP é a abreviação de Search Engine Results Page que, em português, pode ser entendido como Página de Resultados do Buscador. No marketing digital, especial no universo de SEO, a SERP é entendida como os primeiros resultados no Google para uma determinada pesquisa de palavras-chave. Todo o trabalho de SEO tem por objetivo posicionar as páginas do site nas SERPs.

Dê Um Passo Além

Agora que você compreendeu os principais termos do marketing, está na hora de aprofundar ainda mais e vencer a barreira da ignorância no marketing digital. Para te ajudar nisso, a 21BRZ preparou um curso especial, o Descomplicando O Marketing Digital, com o básico que você precisa saber para assumir o controle das decisões de marketing na sua empresa:

CONHECER O CURSO

Posts relacionados