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21BRZ - Comunicação e Marketing

Endomarketing em multinacionais para o crescimento organizacional

Neste artigo, discutiremos a importância do endomarketing em multinacionais para o crescimento organizacional. 

Empresas como Toyota, Best Buy, Citibank e Metso Outotec são exemplos de multinacionais que aplicam o endomarketing com sucesso. 

Para também aplicar em sua empresa, é crucial elaborar um plano de implementação efetivo e com aderência por parte dos colaboradores, a fim de garantir a aplicação bem-sucedida das ferramentas de endomarketing. 

A aplicação do endomarketing em multinacionais pode levar ao aumento da satisfação e engajamento dos funcionários, melhoria na comunicação interna, fortalecimento da cultura organizacional e aumento da produtividade, dentre outros benefícios. Boa leitura!

Endomarketing em multinacionais: é importante?

Ao implementar iniciativas voltadas aos funcionários, a equipe de endomarketing se movimenta por todas as áreas da empresa, proporcionando uma perspectiva ampla e holística do negócio. 

Esse aspecto crucial e estratégico permite coletar informações sobre o perfil dos colaboradores, bem como prever possíveis problemas e obstáculos na comunicação.

Ao interagir com praticamente todos os membros da empresa, o endomarketing dispõe de ferramentas para conceber, desenvolver e manter relacionamentos sólidos entre a organização e seus funcionários, criando laços que vão além das obrigações do ambiente de trabalho.

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Por meio da internalização e da verdadeira adesão aos valores da empresa, as pessoas passam a trabalhar com um propósito. Ou seja, ao compreender que seus objetivos profissionais são importantes e alinhados com a crença da instituição, os funcionários compreendem a relevância de seu papel.

Portanto, é fundamental que o endomarketing atue de forma estratégica e estabeleça planos de ação regulares para conquistar os colaboradores e demonstrar que a empresa é uma aliada em sua rotina diária.

4 multinacionais que aplicam o endomarketing

Toyota

Quando se trata de marketing interno, a Toyota é uma empresa de referência. Logo após a assinatura do contrato de trabalho, seus colaboradores passam por um treinamento de cinco meses para aprenderem sobre a cultura da empresa. 

Durante mais dois meses, eles visitam as fábricas para conhecerem a produção de veículos e entenderem as necessidades dos clientes. Além do treinamento, a Toyota realiza ações que promovem a criatividade, o trabalho em equipe e palestras inspiradoras.

Best Buy

A Best Buy desenvolveu um projeto de endomarketing que consiste em um canal de comunicação interna para seus funcionários, uma espécie de rede social exclusiva da empresa, chamada de Blue Shirt. 

A ideia surgiu a partir do reconhecimento de que 60% dos colaboradores que deixaram a companhia eram jovens. Com a implementação da plataforma virtual, a rotatividade reduziu para 12%. Através do Blue Shirt, os funcionários têm a oportunidade de trocar informações, receber feedbacks e solucionar pequenos problemas internamente.

Citibank

A campanha de endomarketing intitulada “Sou Mais Citi” rendeu à empresa o prêmio global Citi Marketing Award 2009. 

Durante dez dias, os colaboradores foram fotografados com uma mão sobre o peito, e as imagens foram utilizadas em materiais de comunicação interna. 

Essa iniciativa surpreendeu as equipes, e seu sucesso foi tão grande que a campanha foi implantada em outros quatro países: Colômbia, Honduras, Equador e Peru, criando uma identificação comum entre os funcionários da empresa.

Metso Outotec

As revistas periódicas surgem como uma alternativa viável para gerar mais valor e promover conteúdo interno relevante para os funcionários, podendo ser disponibilizadas em formato físico ou digital.

Em colaboração com a área de recursos humanos da Metso Outotec, a 21BRZ produz uma publicação periódica de conteúdo informativo para os funcionários, contendo materiais institucionais e matérias que se conectam com o universo dos colaboradores.

Como implementar endomarketing em multinacionais

Antes de utilizar as ferramentas de endomarketing, é crucial elaborar um plano de implementação efetivo e com aderência por parte dos colaboradores.

Para compreender as necessidades e expectativas dos clientes internos, uma pesquisa de satisfação é uma excelente opção. O questionário deve abordar questões relevantes, como satisfação no trabalho, clima organizacional e relacionamento com os colegas, e permitir que o funcionário possa expressar sua opinião de forma anônima.

É fundamental que as respostas obtidas na pesquisa orientem os planos de ação. As iniciativas terão maior probabilidade de sucesso se estiverem embasadas no conhecimento das necessidades dos funcionários e nas características da empresa que precisam ser trabalhadas.

Por isso, é imprescindível ouvir os colaboradores para garantir a aplicação bem-sucedida das ferramentas de endomarketing.

Como o endomarketing auxilia no crescimento organizacional de multinacionais

Existem diversos impactos da aplicação de endomarketing em multinacionais. Nesse sentido, há um reflexo direto no crescimento organizacional. Seguem alguns exemplos:

Aumento de Satisfação e Engajamento

Quando o colaborador sente que a empresa valoriza seu trabalho e está disposta a ajudá-lo a evoluir profissionalmente, ele se sente mais satisfeito. Isso, por sua vez, o motiva a se envolver mais em suas tarefas e, além disso, a se preocupar com o bem-estar da empresa como um todo.

Comprometimento com Valores Culturais

Quando o colaborador entende que seu papel é importante para o sucesso da empresa, ele tende a se identificar mais com a cultura organizacional. Consequentemente, ele se torna mais comprometido com os valores e objetivos da empresa.

Aumento da Produtividade

O endomarketing pode aumentar a satisfação, o engajamento e o comprometimento dos funcionários, o que, por sua vez, aumenta sua produtividade. Se todos os membros da equipe estão produzindo mais, isso se reflete positivamente em outras equipes e setores da empresa.

Comunicação Transparente e Sem Ruídos

As iniciativas de endomarketing que promovem a comunicação entre todos os níveis hierárquicos da empresa podem criar um ambiente de transparência e confiança. Quando todos estão alinhados em relação aos objetivos e aos resultados da empresa, isso diminui os ruídos de comunicação e as fofocas.

Renovação do Clima Organizacional

Quando os funcionários estão satisfeitos e felizes em seu ambiente de trabalho, isso torna o clima organizacional mais descontraído e agradável. Além disso, como todos têm acesso às mesmas informações, mal-entendidos causados por informações desencontradas são evitados.

Redução do Turnover

Quando a empresa se preocupa genuinamente com o bem-estar do funcionário, oferece oportunidades de desenvolvimento e mantém um ambiente saudável, isso tende a diminuir a rotatividade de pessoal. Isso beneficia a empresa, já que reduz as despesas com contratação e treinamento de novos funcionários e impede que haja desfalques nas equipes.

Que tal aplicar estratégias avançadas de endomarketing em sua empresa multinacional? Conte com a 21BRZ, que é especialista em endomarketing e em multinacionais.

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