O Facebook está dando mais um passo para reduzir o conteúdo político nos feeds dos usuários, expandindo o acesso a seus controles para desativar as promoções políticas em suas Preferências de Anúncio.
Em junho do ano passado, em meio ao planejamento para as próximas eleições nos Estados Unidos, o Facebook anunciou que os usuários nos EUA seriam capazes de desligar todas as questões sociais, anúncios eleitorais ou políticos, a fim de evitar o excesso de mensagens de campanha no feed.
O comando não permite desativar totalmente essas promoções, mas é possível optar por uma drástica redução, o que, de acordo com o Facebook, elimina amplamente os anúncios políticos de seu feed.
Quatro meses após a eleição americana, o Facebook anunciou que esses mesmos controles serão disponibilizados para usuários ao redor do mundo, dando a mais pessoas capacidade de se distanciar do conteúdo político em seus feeds de notícias.
Conforme explicado pelo Facebook :
“A partir de hoje, o controle que permite que as pessoas vejam menos anúncios de questões sociais, eleitorais e políticos está agora disponível em mais de 90 países“.
Isso aconteceu depois que o Facebook também anunciou recentemente que está procurando reduzir o conteúdo político geral nos feeds das pessoas, em resposta ao aumento do feedback dos usuários.
“Um feedback comum que ouvimos é que as pessoas não querem que conteúdo político assuma o controle de seu Feed de notícias. Nos próximos meses, trabalharemos para entender melhor as preferências variadas das pessoas por conteúdo político e testaremos uma série de abordagens com base nesses insights.“
Claramente, a reação aqui é real, o que poderia causar uma mudança significativa na Rede Social. E isso pode ser bom para o envolvimento da sociedade de forma mais ampla.
É difícil avaliar todos os impactos positivos ou negativos do conteúdo político no Facebook, afinal, as pessoas usam menos a plataforma? Eles se envolvem mais com amigos e familiares? A remoção de notícias torna o Facebook um lugar melhor para interagir?
Embora, como experiência, a proibição de conteúdos políticos no Facebook pareça interessante, muitos editores também perderam grandes quantidades de tráfego de referência como resultado da decisão do Facebook de cortá-los.
De uma perspectiva de marketing, menos conteúdo político significa menos competição por anúncios e postagens orgânicas. Isso pode ser positivo para esforços promocionais.
Com informações do Facebook e Social Media News.