Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Lançamento Digital: como vender produtos digitais?

Você já ouviu falar de lançamento digital? São estratégias voltadas para infoprodutos e contam com três pilares: história, gatilhos e escassez. Basicamente, um lançamento é uma ação comercial, promocional e acontece em formato de evento.

O Que É Um Infoproduto?

Infoproduto é um produto não tangível de informação, e que é disponibilizado pela internet. Pode ser um curso, um webinário, um PDF, uma transmissão ao vivo, ou qualquer outra coisa que entregue informação.

Um infoproduto pode ser gratuito, como este post, ou pago, como os vários cursos vendidos online.

Tipos de Infoprodutos

Alguns dos tipos de infoprodutos são:

  • E-books;
  • Whitepapers;
  • Webinars;
  • Cursos online;
  • Screencasts (aulas com captura de tela);
  • Podcasts;
  • Audiobooks;
  • Comunidades digitais;
  • Revistas eletrônicas.

Pilares De Um Lançamento Digital

Como já mencionado, um lançamento é composto por três elementos: história, gatilhos e escassez.  Vou tratar de cada um a seguir:

  • História diz respeito a narrativa da comunicação de todo o lançamento. Aqui, é importante comunicar a causa ou propósito da marca de maneira emocional. Sua comunicação precisa partir de uma narrativa generosa. Segundo Seth Godin: marketing é resolver problemas do cliente, de maneira generosa;
  • Os gatilhos são ferramentas de persuasão, que têm por finalidade conduzir o lead até o objetivo de marketing. Por exemplo: o gatilho da Reciprocidade, que consiste em dar e servir o cliente, de modo que ele se sinta obrigado a retribuição;
  • A escassez consiste em manter o carrinho aberto por um período limitado. Por exemplo: “A inscrição para o curso estará disponível até sexta, às 23h59”. A escassez combate a procrastinação. O medo da perda persuade o cliente a tomar a decisão com rapidez.

Um lançamento digital, portanto, é o ato de lançar um infoproduto para a audiência, de modo a gerar um caixa rápido para a empresa, através de uma ação promocional.

Lançamento É Diferente Da Fórmula De Lançamento

Tem gente que confunde um Lançamento com a Fórmula de Lançamento, do Erico Rocha. Não, não são sinônimos.

Você já viu a definição de Lançamento um pouco mais acima neste texto.

Já a “Fórmula de Lançamento”, são ALGUMAS estratégias de lançamento, que o Jeff Walker desenvolveu nos Estados Unidos e o Erico trouxe para o Brasil.

Existem muitas outras estratégias de lançamento, como o Desafio do Ícaro de Carvalho, o Subido do Pedro Sobral, o Meteórico, etc.

Então não, a Fórmula de Lançamento não é a mina de ouro da internet. É só mais uma estratégia, em meio a tantas outras, que pode dar certo ou não.

Antes do Lançamento…

Antes do lançamento de um infoproduto, é importante construir uma audiência. Não existe lançamento sem audiência, e algumas das maneiras de fazer isso são:

  • Mídia Social com conteúdo e anúncios;
  • Blog otimizado para SEO;
  • Parceria com grandes influenciadores.

As três opções funcionam, porém, nada adiantam se o seu conteúdo não for muito BOM. A qualidade do seu conteúdo é a base de todo o seu lançamento. Quanto mais você entregar, mais sua audiência terá desejo por algum produto seu.

Plataformas para vender e distribuir infoprodutos

Algumas das plataformas que você pode utilizar para vender e entregar o seu infoproduto ou curso online são:

Entregue Um Conteúdo Que Atraia 

Existem algumas características do bom conteúdo para que ele cumpra o papel na jornada do lead. Algumas delas são:

  • Não foca na venda, mas na experiência do cliente;
  • Gera relacionamento com o público;
  • É distribuído em diversos canais;
  • É humanizado e conecta facilmente;
  • É adequado para cada fase da jornada do cliente.

Características Do Conteúdo Em Cada Fase

Existem diversas fases da Jornada do cliente, porém, esta pode ser resumida em três: Atração, Relacionamento e Venda. Não falaremos a respeito da venda agora, apenas das outras.

  • Conteúdo de atração: Resolve uma dor e traz insights rápidos, é fácil de engolir, tem linguagem acessível, permite repostagens esporádicas, cumpre as funções de Entreter, conectar ou informar.
  • Conteúdo de relacionamento: É mais profundo e entrega saber de especialista, por isso, geralmente, é mais longo. Além de serem mais específicos (temas objetivos, não amplos).

Depois De Entregar Conteúdo, Faça Seu Lançamento

Somando um conteúdo de qualidade com uma estratégia de anúncios, você está pronto para dar os primeiros passos do seu lançamento. Mas, antes, é importante conhecer cada um deles:

Lançamento Relâmpago

Como pré-requisito, você precisa ter uma lista de e-mails minimamente aquecida. O lançamento relâmpago é feito, basicamente, com uma sequência simples de e-mails e uma página de vendas.

Os gatilhos de persuasão explorados são: agradecimento, generosidade, urgência e escassez.

E-mail #1: Você envia um e-mail agradecendo o lead por estar em sua base, e anuncia que, em breve, você enviará um presente especial para retribuí-los;

E-mail #2: Agora é a hora de você mostrar sua generosidade, e falar da oferta especial que você preparou;

E-mail #3: Reforce a oferta e o tempo limitado para que o lead faça a compra.

Importante: o tempo do carrinho aberto precisa ser limitado.

Lançamento Semente

Esse lançamento é útil para validar seu produto e audiência. Inclusive, você pode fazê-lo sem ter um produto. Na verdade, você vai criar o produto de acordo com a necessidade do cliente.

Para fazê-lo, comece anunciando (organicamente ou não) para sua audiência que você fará um evento ao vivo (webinar, live, etc). 

Crie uma PPL, ou seja, página de pré-lançamento, onde as pessoas possam se cadastrar e você consiga capturá-las pelo remarketing. Depois, alimente os seus leads com conteúdo em diversos formatos.

No dia do evento, lembre-os de participar. A partir do engajamento com o conteúdo e o evento ao vivo, identifique as necessidades mais gritantes, e crie um produto para isso.

Anuncie o seu novo produto, feito exclusivamente para eles, abra o seu carrinho, limitando o período de compra.

Lançamento Interno

Esse lançamento é recomendável para quem tem mais de 5 mil pessoas cadastradas na lista de e-mails. Você vai criar um evento (webinar, jornada, etc), com uma sequência de 4 vídeos. Dispare um e-mail convidando sua audiência para participar.

#Vídeo 01: Mostra a possibilidade de TRANSFORMAÇÃO;

#Vídeo 02: Mostra que oportunidade FUNCIONA e funciona para quem está assistindo;

#Vídeo 03: Perguntas e respostas;

#Vídeo 04: Vídeo de vendas, com prova social.

Lançamento Externo

Esse lançamento é bem maior, um nível avançado. Aqui, você contratará parceiros para divulgar seu produto digital. Basicamente, você identifica pessoas influentes que conversam com seu público, e pagará comissão de afiliado para elas (ou não, você pode dar dinheiro físico mesmo).

Lançamento Perpétuo

Lançamento Perpétuo é uma versão do funil de marketing, porém voltado para infoprodutos. É voltado para produtos com ticket menor, onde não há necessidade de grande consideração.

São carrinhos evergreens, ou seja, estão a todo momento disponíveis para compra. Segundo a hotmart são aqueles que encontram uma demanda possível de se atender no dia a dia e costumam ter crescimento mais linear.

Essas são algumas das possibilidades de lançamento. Existem inúmeros detalhes que não podem ser abordados aqui, mas , se tiver alguma dúvida, me manda um direct no Instagram. Clique no botão abaixo para acessar:

Fórmula De Lançamento, O Que É?

A Fórmula de Lançamento é uma estratégia propagada pelo norte americano Jeff Walker, embora no Brasil tenha se difundido através do Érico Rocha.

O “Product Launch Formula” já foi aplicado por milhares de infoprodutores, inclusive alguns nomes famosos, como Oprah Winfrey, Ariana Huffington, Tony Robbins e Brendon Burchard.

Aplicar os princípios do Fórmula no seu negócio digital é importante para começar, mas lembre-se: sempre haja com inteligência, entendendo as particularidades do seu negócio. Se você não se sente seguro com isso, conte com um estrategista.

Lançamento Em Formato De Desafio

Um outro formato de lançamento digital foi idealizado pelo Ícaro de Carvalho, do Novo Mercado. Esse formato se parece com o Lançamento Semente, mas é feito através de Lives no Instagram e, não necessariamente, irá captar e-mails (embora seja recomendável).

1° Fase: Audiência

O primeiro passo é criar uma audiência na sua mídia social. Atualmente, o Ícaro recomenda o Instagram, mas isso depende do seu público.

O caminho para criar uma audiência, é entregar conteúdo relevante através da sua mídia social, especialmente os stories. Uma coisa que deu muito certo para o Ícaro, foi a caixinha de perguntas.

Parcerias com emissores de tráfego – um nome chique que o Ícaro deu para influenciadores do seu nicho – também atrai uma quantia interessante de pessoas para seu conteúdo.

Uma coisa que eu faço com meus clientes: posto conteúdos em vídeo e imagem no feed, e anúncio com segmentações mais generalistas. Depois de criar públicos de pessoas que se envolveram com o conteúdo, aqui está uma audiência mais qualificada para receber as ações de vendas.

2° Fase: Relacionamento

Depois de atrair sua audiência, está na hora de gerar relacionamento, ou seja, entregar mais conteúdo que te posicione na mente do seu possível consumidor.

Monte um calendário editorial, e esteja constantemente presente e entregando conteúdo para seu público. Faça stories, tire dúvidas, responda directs…

3° Fase: PPL

Depois de passar algum tempo na fase anterior, está na hora de começar de verdade o jogo. A fase que antecede o seu lançamento é o pré-pré-lançamento.

Você pode criar uma Página de Captura com um campo para captura de e-mails, ou com um botão para um grupo de Whatsapp ou canal no Telegram.

O objetivo é ter um canal de comunicação com os interessados no desafio, bem como registrar sua visitas por meio do pixel de remarketing.

4° Fase: Desafio

Agora é a hora do show: você fará uma série de 5, 7 ou 14 lives, uma em cada dia, abrindo o carrinho no último dia.

Por exemplo, eu falo de criação de conteúdo e estratégias digitais, o meu desafio foi a Jornada do Conteúdo, uma série de 5 lives ensinando como construir um conteúdo de qualidade.

Faça a Semana, Jornada ou Maratona de alguma coisa, sempre preocupando-se com a qualidade do conteúdo.

5° Fase: Carrinho

Após entregar e impressionar com seu conteúdo, abra seu carrinho para vender o seu infoproduto. Faça anúncios para as pessoas que visitaram sua página do PPL, e dispare avisos no e-mail, whatsapp ou Telegram.

É importante que você foque na construção de oferta, para que haja vendas.

Lançamento Subido (Pedro Sobral)

O modelo de lançamento do Pedro Sobral é muito interessante. Basicamente, conta com quatro fases:

  • Captação (capturar pessoas para o evento);
  • Incomodação (lembrar as pessoas do evento – faltam de 5 a 0 dias);
  • Perseguição (Aviso que as aulas estão no ar);
  • Conversão (mandar para o carrinho aberto).

Para isso, é feito um evento de pré-lançamento, com uma estrutura de CPL.

Lançamento Passariano

Este é o nome dado ao lançamento praticado por Luiz Passari, cujo foco é vender para pessoas que estão conscientes do produto e da solução que precisam.

Basicamente, o que ele fez foi lançar o produto para leads aquecidos de fundo de funil, que foram nutridos com conteúdo ao longo dos anos, mas que não estavam prontas para a compra antes.

O Lançamento Começa Bem Antes Da Oferta

A oferta é o momento que você propõe seu produto para o cliente. Aqui, são utilizadas Landing Pages, Páginas de Venda, Google Ads, Facebook e Instagram Ads, Técnicas de Copywriting etc.

No entanto, sua venda, efetivamente falando, começa muito antes. Para um lançamento de sucesso, você precisa de autoridade. Uma das definições de autoridade é:

[…] personalidade que permite exercer influência sobre pessoas, pensamentos e opiniões […]

Google

Um bom expert, é aquele que tem autoridade. Ou seja, que é reconhecido como referência em sua área de atuação e exerce influência sobre sua audiência.

Mas, como ganhar autoridade?

Com conteúdo. Produza conteúdo de valor, que impressione seu público, que o ajude e transforme-o dia após dia.

Quanto mais autoridade, menor o esforço na hora da venda.

Qual A Diferença Entre Marketing Digital E Lançamento?

Como já mencionado acima, uma estratégia de lançamento é uma estratégia de vendas. Marketing Digital é muito mais do que apenas vender.

No marketing, você se preocupa com branding, identidade visual, tom de voz, sustentação do negócio etc.

Lançamento é importante, mas não se esqueça do Marketing, é ele quem fará seu negócio se sustentar.

O Que É 6em7?

6 em 7 é um termo criado pelo Erico Rocha que significa ter seis dígitos de faturamento (ou seja, acima de 1 milhão de reais) em um período de sete dias.

Para conseguir o seu 6em7, você precisa investir muito dinheiro em tráfego. Caso você não tenha um grande valor para investir, você pode fazer pequenos lançamentos e reinvestir o faturamento de cada ação.

Em um dos episódios de seu podcast, o Erico mostrou os valores investidos em um lançamento:

Como Produzir Um Bom Conteúdo?

O grande segredo para o sucesso está na produção de conteúdo. Mas, antes de qualquer coisa, é importante desmistificar algumas das coisas faladas e praticadas neste mundo de infoprodutos. Preparamos um material sobre o assunto, confira:

Por fim, é importante focar na produção de conteúdo. Também temos um material completo sobre o assunto, clique no link abaixo e confira:

<<< Organização e Gestão de Conteúdo: Como Fazer Na Prática >>>

Posts relacionados