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Marketing Para Franquias: Como Ter Resultados Com Sua Comunicação

Franquias representam um verdadeiro desafio de marketing: como comunicar em realidades tão distintas e, ainda assim, ter resultados efetivos? Descubra neste texto:

A comunicação é um pilar importante de qualquer plano empresarial. É inevitável: toda empresa precisa saber comunicar e, acima de tudo, comunicar bem. No caso das franquias, essa inevitabilidade ganha ainda mais força por conta da necessidade de sustentação de cada unidade em particular.Se você chegou até aqui, é porque deseja potencializar a comunicação da sua franquia, não é? Pois foi para te ajudar, que preparei este post, com tudo o que você precisa saber para ter resultados com o seu marketing.

 

A importância do marketing para as franquias

Marketing é sobre gerar valor para seu público. O principal objetivo da comunicação da sua empresa é este: tornar sua marca reconhecida e admirada pelo consumidor, a ponto de fazê-lo desejar o produto ou serviço.

Para isso, são utilizadas algumas ferramentas como pesquisa de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda, oferta etc.

A coordenação dessas ferramentas orientadas para o objetivo de gerar valor, chamamos de marketing.

 

Como melhorar o marketing da sua franquia

Melhorar o marketing da sua rede representa aumentar a satisfação do cliente e, por consequência direta, o faturamento da empresa. Para tal, sua franquia precisa de uma estratégia muito bem definida e, após isso, de ações práticas que te aproximam do resultado.

Para te auxiliar na criação ou otimização da estratégia de marketing da sua franquia, a 21Live separou 10 passos práticos que podem revolucionar a maneira da sua empresa comunicar:

 

1 – Pesquise o seu público

O primeiro passo é fazer uma pesquisa aprofundada com o público. Ao invés de teorizar no papel, vá para campo e observe os clientes que, verdadeiramente, estão no seu ponto-de-venda.

Deixe alguns formulários nos caixas ou no balcão, mas não despreze o bom e velho boca-a-boca. Converse com os clientes, compreendendo a maneira que eles falam, o grau de cultura, os gostos pessoais, a frequência de visitas na loja e o ticket médio.

 

2 – Faça um benchmark

Uma outra ação extremamente útil é pesquisar a concorrência. Identifique os erros e acertos deles e, também, como as pessoas reagem a isso.

Observe a comunicação digital, o ponto de venda, os anúncios no jornal, rádio ou TV, a identidade visual etc. Monte um verdadeiro dossiê sobre os concorrentes, encontrando oportunidades e ameaças. A análise SWOT poderá te ajudar nisso.

 

3 – Defina o tom de voz da rede

Esta é uma das dicas mais importantes deste artigo: definir o tom de voz da marca é essencial para alinhar toda a comunicação.

Mas, o que é Tom de Voz?

É a personalidade e identidade de uma empresa, expressa na linguagem de toda a organização. Tom de voz é a maneira como são comunicados os posts das redes sociais, o outdoor, o post no blog e, principalmente, como o cliente é atendido no chat do site ou whatsapp, por exemplo.

Uma franquia precisa se portar como UMA empresa, por isso, o tom de voz carece ser compreendido e executado em todas as unidades da rede.

 

4 – Não queira vender a todo tempo

Empresas que tentam vender a todo custo, não se conectam com o público.
Cada vez mais, os consumidores estabelecem uma relação mais emocional com as marcas. Não é à toa que uma pesquisa revelou que 76% dos consumidores já tomaram decisões de compra a partir de influenciadores.

Por que as pessoas são influenciadas por essas personalidades e mais resistentes a publicidade tradicional? Por causa da conexão emocional. Elas se sentem mais conectadas com os influencers.

Portanto, para sua franquia vender mais, ela precisa tentar vender menos. Parece contraditório, mas o princípio aqui é gerar mais conexão do que fazer ofertas (já que a oferta tem o momento certo para ser comunicada).

 

5 – Estimule os franqueados a produzirem conteúdo

O caminho mais seguro para gerar conexão é com conteúdo. E, já que uma franquia tem um verdadeiro exército de franqueados em um território, por que não estimulá-los a produzirem conteúdo?

Não faltam opções para isso: stories, vídeos para Youtube, eventos, inserções em programas de televisão local, curiosidades do dia-a-dia etc. Lógico, a rede precisa prover o material-base, mas é importante dar uma certa liberdade para o franqueado.

 

6 – Estabeleça acordo com autoridades

Uma tática que costuma apresentar muito resultado, são os acordos com autoridades de determinado nicho. Por exemplo: se sua empresa é uma rede de restaurantes, que tal convidar um influencer de culinária e ceder a cozinha para ele produzir seus vídeos?

Claro, será preciso acertar questões comerciais com a assessoria mas, imagine só: ver fãs de boa comida visitando seus restaurantes pelo Brasil.

 

7 – Participe de feiras e eventos

Eventos são uma vitrine para que o público enxergue sua empresa como autoridade. A simples participação, já é poderosa mas, conquistar espaços para profissionais da sua rede ministrarem palestras ou workshops, aumentará ainda mais a visibilidade da sua franquia.

 

8 – Estimule a fidelização

O melhor cliente é aquele que volta a comprar da empresa: crie programas de fidelidade com alguma recompensa que estimule a recorrência. Por exemplo, o consumidor pode receber um cartão após a primeira compra e, cada vez que comprar novamente, o cartão é marcado com um carimbo. Somada determinada quantia de carimbos, ele ganharia um prêmio.

Mas, a melhor estratégia de fidelização é um atendimento espetacular. Quanto melhor o cliente for atendido, mais rápido ele voltará para comprar mais.

 

9 – Fomente o compartilhamento social

Pessoas estão nas redes sociais a todo tempo, utilize isso a favor da sua franquia. Coloque hashtags nos seus pontos-de-venda ou, ainda, algumas placas estimulando a avaliação no Google Meu Negócio e no Facebook.

Crie ambientes instagramáveis, ou seja, que despertem o desejo das pessoas tirarem fotos no ambiente das lojas. Se você conseguir isso, em grande quantidade, você terá uma série de promotores da marca, gratuitamente.

 

10 – Tenha uma identidade visual uniforme

Como falei no começo do artigo, sua rede precisa ser UMA. Um erro comum de muitas franquias são as diferença na identidade visual entre as unidades.

Manter um padrão é essencial para a Lembrança de Marca da sua empresa. A rede precisa definir uma identidade visual para todos os franqueados, dando certa autonomia na customização de peças isoladas e específicas.

Um exemplo de quem consegue fazer isso, é a Diolaser, uma rede de franquias de depilação a laser e estética. A empresa conta com um sistema onde disponibiliza todos os seus ativos de marketing.

Assim, é possível integrar todo o marketing a partir do plano geral, fortalecendo a marca e otimizando os resultados monetários da empresa.

 

Mão na massa

Agora que você viu algumas das ações que podem melhorar o marketing da sua empresa, está na hora de agir. Organize, no seu bloco de notas, quais dessas ações você tomará como prioridade, e faça uma por uma.

Para te ajudar, uma rápida recapitulação das dicas práticas [Tire um print para salvar]:

 

  • Pesquise o público;
  • Faça um benchmark;
  • Defina o tom de voz da rede;
  • Não queira vender a todo tempo;
  • Estimule a produção de conteúdo dos franqueados;
  • Estabeleça acordos com autoridades;
  • Participe de feiras e eventos;
  • Estimule a fidelização;
  • Fomente o compartilhamento social;
  • Tenha uma identidade visual uniforme.

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