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21BRZ - Comunicação e Marketing

Personas e Multinacionais: Como Utilizar Este Recurso No Marketing De Multinacionais

Persona é a representação semi-fictícia do cliente ideal, ou seja, aquele cliente que melhor é atendido e satisfeito pela empresa.

Se você deseja melhorar a comunicação da sua empresa (independentemente do tamanho dela) otimizando o esforço comercial de vendas (que custa caro), este post é para você.

A seguir, iremos expor a definição de persona, diferença entre persona e público-alvo, sua importância, como criar e alguns modelos.

Definição

Persona pode ser definida como a representação semi-fictícia do cliente ideal, ou seja, aquele cliente que melhor é atendido e satisfeito pela empresa. 

É uma estratégia de mercado de segmentação a partir de características psicológicas e comportamentais de um público homogêneo. O objetivo da persona, portanto, não é focar em questões demográficas, simplesmente, mas identificar anseios profundos do público.

Diferença Entre Persona E Público-alvo

No marketing, estamos acostumados com o termo “público-alvo” para referir-se à quem as campanhas e ações são direcionadas. No entanto, o conceito de público-alvo é diferente de persona.

A definição corrente de público-alvo é:

Um mercado-alvo é um grupo de clientes no mercado disponível para manutenção de uma empresa, no qual uma empresa visa seus esforços e recursos de marketing. Um mercado-alvo é um subconjunto do mercado total de um produto ou serviço.

O foco do público-alvo, portanto, são informações demográficas, como por exemplo:

  • Homens de 30-40 anos, residentes no estado de São Paulo, com ensino superior e gerentes de marketing em multinacionais.

Já a persona foca em identificar o perfil psicológico e os anseios do público a quem a empresa se dirige, como no exemplo a seguir:

modelo de persona

Como é possível identificar, as personas se esforçam em humanizar as ações de marketing de uma empresa. É muito mais fácil produzir conteúdo e desenvolver uma comunicação para o perfil de uma pessoas específica, ao invés de simples dados tabulados.

A Importância Da Persona

As personas cumprem uma função de aumento de qualidade do marketing praticado. Isso, porque, elas influenciam em diversas ações de marketing, como por exemplo:

Produção de Conteúdo

Com uma persona bem definida, é possível explorar profundamente suas dores, anseios e dificuldades na produção de conteúdo. O objetivo dela, aqui, é fazer com que o visitante diga: “Nossa, esse conteúdo foi feito para mim”.

Mídias Sociais

Quantas empresas e personalidades sentem uma enorme dificuldade de manter constância nas redes sociais. “O que postar nas mídias sociais” é uma dúvida recorrente nos buscadores de internet e fóruns de marketing digital.

O conhecimento da persona permite criar pautas muito mais assertivas de posts para as mídias sociais, sem que haja esgotamento de ideias.

Anúncios

Um anúncio bem sucedido é a soma de alguns fatores, como copy, promessa, linguagem e criativo. Pesquisar sobre sua persona te permitirá explorar os gatilhos mentais mais apropriados para ela (copy), bem como identificar a promessa  que mais faz sentido para ela e, por fim, encontrar a linguagem e o criativo que mais convertem.

Como Criar A Persona

Como já dissemos, a persona não pode ser feita por base de achismos. Portanto, para criar uma persona é necessários realizar pesquisas com pessoas reais. Alguns possibilidades para se fazer isso são:

Formulários Online

google formulário para persona

Você pode utilizar ferramentas que disponibilizam formulários online. O Google Formulários é uma das possibilidades gratuitas que cumprem esta função. No entanto, é importante verificar se as perguntas estão suficientemente compreensíveis, evitando confusões na hora da resposta.

Pesquisas Telefônicas

Ligar diretamente para seus clientes também é uma ótima solução: peça a colaboração deles para uma pesquisa, fazendo a pesquisa de forma breve. Não interfira ou influencie nas respostas, deixe com que os clientes respondam da maneira mais natural possível.

Ferramentas De Análise

Ferramentas de análise, como o Google Analytics, contam com sessões que trazem informações relacionadas ao comportamento e aos interesses dos visitantes de um site.

persona para multinacionais

Entrevistas Presenciais

A maneira mais efetiva para criar sua persona é por meio de entrevistas presenciais. Iniciar conversas desinteressadas, mas registrando as respostas, é o método mais orgânico para identificar os padrões psicológicos e comportamentais do cliente.

Como criar uma persona sem ter público

Para empresas que estão começando e que, portanto, não têm um público para pesquisar, a tarefa de construção de persona exige paciência e validação. 

Nesses casos, observar a concorrência (pessoas que curtem e seguem as páginas concorrentes) é o método mais assertivo. Claro, você não acertará de primeira, por isso a importância de validar a persona no decorrer da comunicação da empresa.

As 16 Perguntas Essenciais Para Uma Pesquisa De Persona

Na hora de realizar a pesquisa de persona, algumas perguntas são essenciais. A 21BRZ traz as 16 principais delas:

  1. Qual seu sexo?
  2. Qual sua idade?
  3. Qual sua renda?
  4. Qual sua escolaridade?
  5. Qual sua localização?
  6. Qual seu estado civil?
  7. Como o cliente conheceu sua marca?
  8. Em quais locais o cliente costuma realizar pesquisas?
  9. O que levou o cliente a escolher sua marca?
  10. Quais são os concorrentes que ele considerou durante a jornada?
  11. Quais são os principais interesses e hobbies dele?
  12. Quais são as principais ambições?
  13. O que seu cliente buscava solucionar quando encontrou seu produto?
  14. Quais meios de comunicação ele consome?
  15. Qual a rede social preferida?
  16. Quais influenciadores o cliente mais acompanha?

04 Modelos De Persona

  1. Personas de empresa de marketing
persona de marketing
  1. Persona de franquia
persona de franquia
  1. Persona de empresa que oferece cursos de qualificação para profissionais liberais
persona de escola de qualificação
  1. Persona para empresa que presta serviços para outras empresas
público-alvo

Conclusão

Após levantar essas informações com o seu público, já é possível iniciar o planejamento de suas ações online, especialmente as mídias sociais.
Para isso, a 21BRZ está disponibilizando uma planilha para você planejar seus posts e nunca ficar sem postagens. Para baixar, deixe as informações no formulário abaixo:

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