Os podcasts são uma forma de transmissão de conteúdo em áudio, em formato de programa de rádio online.
Os dados não mentem: o consumo de podcasts no Brasil tem crescido exponencialmente: 67% de aumento só em 2019 e a tendência é de ainda mais crescimento nos próximos anos, já que as grandes do setor, especialmente o Spotify, têm investido pesado na conquista de novos ouvintes.
No post de hoje, falaremos sobre como você pode utilizar o podcast como parte da estratégia de marketing de conteúdo e gerar ainda mais valor para seus clientes.
O que são podcasts?
O mundo digital é campeão em adaptar formatos: os livros viraram e-books, as matérias de jornais viraram artigos de blog, a televisão virou o Youtube e o rádio virou podcast. Podcast, portanto, é uma forma de transmissão de conteúdo em áudio, em formato de programa de rádio online.
Existem diversos tipos de podcasts. Eles vão desde seleção de músicas, até programas de entrevista e opinião. O formato mais tradicional é aquele em que duas ou mais pessoas debatem sobre algum assunto determinado.
Aqui na 21BRZ, por exemplo, nós temos o WE LOVE MKT, que segue exatamente esse formato:
Para que serve um podcast?
O podcast existe para compartilhar algum conteúdo, independentemente de qual assunto seja abordado. De modo geral, os podcasts são idealizados como hobby, apesar de que empresas já começam a utilizá-lo para fins comerciais.
Esse formato representa uma revolução no consumo de conteúdo: as pessoas estão no controle de como, quando e quanto consomem de conteúdo.
Os benefícios do podcast para empresas
Para negócios, a produção de conteúdo é algo extremamente importante. No caso de conteúdos no formato de podcasts, existem alguns benefícios que o tornam atraente e eficaz para a comunicação com o público. São alguns deles:
Conexão
Áudios conectam! Quando ouvimos a voz de alguém, tendemos a nos sentir próximos a essa pessoa. Portanto, quando uma empresa produz conteúdo em áudio, o nível de proximidade que ela consegue gerar com o público é insano.
Acessibilidade
Os podcasts são de fácil acesso. Eles estão disponíveis em diversas plataformas, quase todas gratuitas. Uma boa estratégia de distribuição fará com que seu podcast alcance um grande número de pessoas, mesmo sem investimento.
Facilidade
Podcast é fácil de ser consumido. Não é incomum vermos pessoas ouvindo episódios de podcasts em academias, caminhadas ao ar-livre, trabalho, atividades domésticas e até no banho.
Quantidade
A quantidade de conteúdo consumido nos podcasts é muito grande. Pessoas ouvem horas e horas de áudio durante o dia. O podcast se mostra, portanto, como um método eficiente de aumentar a exposição da marca para o cliente.
Como criar um podcast?
Para criar um podcast, é importante seguir os processos mais básicos de produção de conteúdo. Sobre isso, já falamos em um outro post. A seguir, trataremos apenas das particularidades desse formato.
Definição de pautas
A escolha dos temas que serão abordados é o primeiro passo para um podcast de sucesso. Você pode utilizar, por exemplo, ferramentas como o Ubersuggest para identificar temas que mais são pesquisados por seu público. Ou, ainda, utilizar as principais dúvidas que você ouve dos clientes também como temática.
Na pauta, você deve colocar as seguintes informações:
- Tema (por exemplo: “Como Estruturar O Marketing Do Seu Negócio);
- Persona (por exemplo: “Gerentes de Marketing);
- Linguagem (por exemplo: “Simplificada, sem termos técnicos”);
- CTA (qual a ação que deverá ser tomada ao fim do podcast?).
Redação do roteiro
Com a pauta em mãos, está na hora de redigir o roteiro do episódio. O estilo da linguagem vai mudar de acordo com a personalidade da empresa e do público, no entanto, alguns elementos precisam estar presentes:
- Frase de impacto;
- Vinheta;
- Apresentação (quem é você);
- Tema do episódio (para manter a curiosidade, é interessante utilizar listas enumeradas);
- Introdução ao assunto;
- Convite para seguir;
- Desenvolvimento;
- Convite para compartilhar;
- Continuação;
- Chamada para ação;
- Antecipação (o que terá no próximo podcast?);
- Despedida e encerramento.
Captação e gravação
Depois de redigir o seu roteiro, está na hora de realizar a captação do seu áudio, ou seja, a gravação do seu podcast. Você pode, por exemplo, utilizar o gravador do seu smartphone ou, se você deseja profissionalizar ainda mais, adquirir microfones profissionais ou semiprofissionais.
Algumas opções disponíveis no mercado são:
Microfones Omnidirecionais
Os modelos omnidirecionais são capazes de captar sons em 360º, ou seja, de todo o ambiente. Esse modelo é útil para podcasts com mais de um participante. No entanto, é importante que ele seja utilizado em salas com isolamento acústico, para evitar a captação de sons não desejados.
Microfones Shotguns
Ao contrário do modelo anterior, os Shotguns só captam sons que estão, imediatamente, à sua frente. Portanto, é indicado para podcasters sólos, que não têm muita estrutura ou possibilidade de investimento (para adquirir isolamento acústico, por exemplo).
Condensador
Esse modelo é o mais tecnológico e, consequentemente, aquele que exige maior esforço de configuração. Além disso, exige a conexão com uma mesa de som para manter a qualidade da gravação.
Se você pode investir em um estúdio de gravação, essa possibilidade é a mais indicada.
Para a gravação será necessário um software de gravação. Uma possibilidade gratuita é o Audacity.
Edição e finalização
Após terminar a gravação, vem uma das partes mais importantes: a edição e finalização. Agora, está na hora de realizar alguns cortes, sobrepor a vinheta, colocar algum toque ou música de fundo e, por fim, nivelar o áudio de todo o episódio.
Na prática: elimine todas as pausas durante o episódio, como respirações, parada para beber água, silêncios e etc. Coloque, também, a música da vinheta do seu programa (é importante lembrar que você só deve colocar músicas que você tenha autorização para utilizar). Para saber como editar o seu podcast, assista ao vídeo a seguir:
Publicação
Agora que você já editou seu podcast, está na hora de colocá-lo nas principais plataformas de áudios disponíveis. Mas, antes, você precisa entender alguns conceitos:
- Distribuidor de podcast: o distribuidor de podcasts é o local onde você irá hospedar todos os seus arquivos de áudio. Um exemplo de distribuidor é o Spreaker, bem como o Anchor;
- Feed: o feed é um link que permite o agregador acessar os áudios de cada um de seus episódios. O feed é gerado pelo distribuidor;
- Agregador de podcast: o agregador de podcast é a plataforma onde o podcast é ouvido. Exemplos de agregadores são: Spotify, Deezer, Castbox, Google Podcasts, etc.
Como colocar seu podcast no Spotify e outros agregadores?
Para publicar o seu podcast no Spotify, a principal plataforma de podcasts atualmente, você tem dois caminhos: realizar a publicação automaticamente pelo Distribuidor ou, então, utilizar o link do feed no site Spotify Para Podcasters.
Na primeira opção, você deverá buscar pelo recurso em sua plataforma de distribuição. No caso da segunda opção, com o link do seu feed em mãos, siga os passos a seguir:
- Acesse o site Spotify Para Podcasters;
- Clique em GET STARTED;
- Faça login com sua conta do Spotify;
- Clique nos três pontos ao lado de sua foto na parte superior esquerda;
- Em seguida, selecione Add or claim your podcast;
- Mais uma vez clique em GET STARTED;
- Coloque o link do seu feed e clique em NEXT;
- Coloque o código recebido em seu e-mail;
- Em seguida, preencha a tela com as informações do podcast (IMPORTANTE: os dados desta tela não pode ser alterados após seguir para a próxima etapa);
- Revise as informações e clique em SUBMIT.
Pronto, em alguns minutos seu podcast estará disponível no Spotify!
Exemplo de podcast de marketing
A 21BRZ também aposta em podcasts. Por lá, entregamos materiais relacionados ao mundo do marketing, sempre em um clima descontraído e em episódios curtos, mas com muita informação.
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