O TikTok tem passado por um exponencial crescimento e, nos próximos meses, deve bater a marca de um bilhão de usuários. Como consequência, um número crescente de profissionais de marketing têm encarado o aplicativo como uma oportunidade para aplicar esforços promocionais.
Mas, será que os anúncios no TikTok são eficazes? Quais as vantagens da plataforma? Para tentar responder estas perguntas, a Kantar produziu um estudo inédito comparando a plataforma queridinha dos jovens com mídias sociais de maior penetração no mercado.
Foram, ao todo, 25 mil participantes no estudo, de mais de 20 países ao redor do mundo, entre setembro de 2020 e janeiro de 2021. Os principais pontos, destacamos a seguir:
Usuários do TikTok buscam por “inspiração”
72% dos entrevistados consideram que anúncios no TikTok são “inspiradores”, quando comparados a outras plataformas. Isso é resultado da mentalidade dos usuários durante o uso do aplicativo: eles procuram novidades e inspirações em conteúdos de criadores e de marcas.
Isso significa que o anúncio tem de parecer natural no feed, ou seja, estar alinhado ao modus operandi do TikTok e dos usuários. Em resumo, as marcas devem procurar uma linguagem menos “de anúncio” e mais próxima aos conteúdos nativos da plataforma.
Segundo o TikTok, isso é essencial e influencia diretamente a taxa de resposta aos anúncios. Conteúdos naturais e envolventes podem levar a respostas positivas a anúncios promocionais.
Anúncios no TikTok definem tendências
De acordo com o relatório :
“Em comparação com os anúncios em outras plataformas, as pessoas consideraram os do TikTok 21% mais criadores de tendências, com quase 7 em cada 10 pessoas concordando com essa afirmação. Com formatos de anúncio inovadores […] as marcas no TikTok agora têm as ferramentas para se tornar parte da cultura, permitindo que seu público crie tendências com base em sons de marca, ações, efeitos ou histórias relacionadas à marca que podem viajar livremente pela comunidade TikTok e além. “
Mais uma vez, isso remete à abordagem de ‘criar TikToks’ – o foco no envolvimento simplificado com as tendências populares torna mais fácil para usuários individuais e marcas aproveitarem o que há de mais recente.
Alegria e otimismo
O TikTok defende que os usuários usam o aplicativo como meio de descobrir conteúdos alegres. Isso precisa refletir na estratégia dos anunciantes.
“8 em cada 10 participantes da pesquisa concordaram que o TikTok é agradável, enquanto quase 7 em cada 10 também concordaram com a declaração quando questionados especificamente sobre anúncios na plataforma.”
Isso aponta para o foco da abordagem das campanhas no TikTok e o que os usuários esperam da plataforma. Não é o lugar para assuntos polêmicos ou pesados, mas para atualizações positivas e relevantes para o público.
Anúncios no TikTok chamam atenção
A pesquisa também mostra que os anúncios TikTok são bons em chamar a atenção, com 67% dos entrevistados concordando que os anúncios na plataforma atraem seu foco – uma vantagem de 7% sobre outras plataformas.
O formato de tela inteira imersivo ajuda a capturar a atenção e mantê-la, enquanto os usuários do TikTok também estão mais propensos a visualizar o conteúdo em uma abordagem de som ligado.
TikTok também observa que as opções de posicionamento de anúncios, como TopView, ou o primeiro vídeo que um usuário vê ao abrir o aplicativo, se dirigem aos usuários “no momento em que eles estão mais receptivos e atentos”.
Usuários do TikTok recebem anúncios na plataforma mais positivamente do que em outras redes sociais
Por fim, a pesquisa também mostra que os usuários do TikTok veem os anúncios de forma mais favorável do que em comparação com outras plataformas.
“Combinando todos os atributos, os anúncios no TikTok mostraram uma receptividade de anúncio 10% melhor na média em comparação com outras plataformas testadas. Além disso, muitos dos atributos de anúncio testados mostraram ser altamente consistentes com a forma como o TikTok enquanto plataforma foi percebido, indicando que os anúncios no TikTok encontraram maneiras de se tornar autêntica e naturalmente parte da comunidade e da experiência do TikTok.”
Os resultados dos anunciantes, no entanto, são influenciados pelo modo como as promoções são produzidas e exibidas, mas o potencial naturalmente envolvente do TikTok, somado à experiência em tela inteira, fornece uma oportunidade única para marcas conectarem-se com públicos e imprimir uma mensagem e imagem positivas na lembrança do consumidor.
Você pode ler os resultados completos do estudo TikTok x Kantar aqui .