Se você tem o desafio de vender e expandir o seu negócio, você está no post certo. Diante de toda a expertise da 21BRZ em marketing digital, resolvemos compartilhar 10 das estratégias que mais utilizamos para trazer resultados de vendas para nossos clientes.
Independentemente do ramo em que você atue, vender, com certeza, é seu objetivo, já que todo negócio precisa disso para sobreviver e, toda comunicação de uma marca, tem essa finalidade de uma forma ou de outra.
As estratégias a seguir, não são fruto de um tecnicismo, ou de apenas teoria. Todo o conteúdo a seguir é prática cotidiana de nossa agência. Temos certeza de que, se você aplicar cada uma dessas dicas, suas vendas alcançarão outro patamar.
new RDStationForms(‘newsletter-blog-ab6a27b5dbb428ba6393’, ‘UA-107605769-1’).createForm();1- Construa Sua Autoridade Antes Da Venda
A primeira estratégia está ligada à como seus clientes enxergam sua empresa. Imagine a seguinte situação: você está realizando uma viagem internacional e, quando sobe no avião, descobre que o piloto não tem capacitação para fazer vôos. Ainda assim, você permaneceria naquele avião?
Com certeza sua resposta foi negativa. O seu cliente se comporta desse mesmo jeito. Sem que você comprove sua capacidade e, além disso, seja visto como autoridade no assunto de seu mercado, dificilmente você terá um grande número de vendas.
Autoridade é algo essencial para aumentar as vendas. Quando se tem autoridade, o esforço de vendas é infinitamente menor. Por isso que buscar o aumento e fortalecimento de autoridade é o primeiro passo para vender mais.
A maneira mais eficiente de fazer isso é com CONTEÚDO. Por meio do conteúdo, o relacionamento com o público é fortalecido, e a autoridade cresce como consequência.
Autoridade é ser autor da mensagem
Quando seu cliente perceber que sua marca fala com propriedade sobre o seu mercado e o seu universo, ele conseguirá confiar muito mais nela. Tire dúvidas dos clientes, faça posts informativos, promova eventos online para debater assuntos pertinentes. Dessa maneira, o público pode ver a marca na autoria da mensagem e, portanto, com expertise naquilo que se fala.
2- Encante Seus Clientes Em Todos Os Pontos De Contato
Uma das facilidades do ambiente digital, é o aumento dos pontos de contato com seu cliente. É possível, portanto, entregar experiências únicas e diferenciadas para eles, de modo que eles se sintam encantados pela sua marca.
Uma mídia social que transmita a identidade da marca, um blog que gere um conteúdo de altíssimo valor, um e-mail marketing que entrega um volume insano de material rico. Tudo isso são formas de encantar seu prospect em todos os pontos de contato.
3- Faça O SAC Por Meio Das Mídias Sociais
Diminuir o fluxo de pessoas no ambiente físico e, ainda assim, manter o volume de atendimentos, é possível. Realizando o atendimento do consumidor por meio das mídias sociais, é uma maneira de manter o padrão do atendimento, porém de maneira remota.
Utilizando algumas ferramentas que automatizam o atendimento, é possível dobrar o volume de atendimentos e acelerar o processo de vendas. Esse atendimento pode se dar por meio do Facebook Messenger, do Direct do Instagram ou, até mesmo, do WhatsApp.
4- Construa Uma Lista
Para entrar no mundo das mídias sociais, é preciso entender: você está desbravando terras que não são suas. É recorrente vermos notícias de grandes contas que foram punidas pelas grandes mídias sociais. Foi o caso do sertanejo Gusttavo Lima que, após sofrer sanções do YouTube, decidiu lançar um aplicativo próprio de lives.
Infelizmente, precisamos entender que as mídias sociais são terras de terceiros, e que temos que jogar segundo suas regras. Por isso, a importância de encontrar meios de seu negócio sobreviver online, independentemente se, de um dia para o outro, todas as suas contas nas redes sociais sumirem.
Um método eficiente para isso, é a construção de listas, ou seja, capturar o e-mail de sua audiência e guardá-lo em um banco de dados. Quanto maior sua lista (conquistada genuinamente), maior a possibilidade de sobrevivência de sua empresa.
Você pode, inclusive, realizar um plano de e-mail marketing para alimentar essa lista com conteúdo relevante, para manter o interesse em sua empresa.
5- Faça Parte Do Dia-a-dia Do Cliente
O marketing digital possibilita uma maior proximidade com seu cliente. É possível, inclusive, fazer parte do dia-a-dia dele, por meio das mídias sociais.
Os stories, por exemplo, são uma eficiente maneira para integrar sua marca com o dia-a-dia do cliente. A melhor maneira de fazer isso, é mostrando o que há por trás das cortinas, ou seja, revelar os bastidores de sua marca.
Quanto mais imerso no bastidor seu cliente estiver, mais próximo ele se sentirá, e mais preparado para a venda ele estará.
6- Persiga Seu Cliente Onde Quer Que Ele Vá
O marketing digital possibilita um outro recurso que aumenta, e muito, as vendas: o remarketing. Com o remarketing é possível anunciar para pessoas que visitaram determinada página de um site.
Você já deve ter visto um produto em algum grande site de vendas e, depois disso, começou a ser bombardeado de anúncios daquele mesmo produto. Ao contrário do que muitos pensam, não é mágica. Isso é remarketing.
O remarketing pode acontecer por meio de diversas plataformas de anúncios, porém, basicamente, duas são as principais: facebook e google. Uma estratégia interessante, é ranquear organicamente algumas páginas de conteúdo em seu site, e anunciar seus produtos para quem visitá-las. É um bom modo de qualificar sua audiência.
new RDStationForms(‘material-rico-facebook-ads-4001fefac2902ba9ca86’, ‘UA-107605769-1’).createForm();7- Automatize O Processo De Vendas
Uma outra estratégia que impulsiona suas vendas, é a automação de todo o seu processo de marketing e vendas. Por meio de plataformas de automação como RD Station, Lead Lovers, GDigital, Hubspost, entre outras, é possível deixar tudo no automático, para que seu processo comercial se desenvolva de maneira fluída.
A base para essas automações é o funil de marketing e vendas, que considera o nível de consciência do prospect, e incentiva-o à realizar ações, que o levem para o próximo passo.
O visitante de um site, por exemplo, é incentivado a deixar o contato para receber algo de valor (conteúdo, mentoria gratuita, etc), transformando-se em um lead. Depois, ele é nutrido com conteúdo de valor, e preparado para a oferta e para a venda.
8- Venda Para Pessoas Interessadas Em Você
Uma outra estratégia que funciona muito bem, e está diretamente ligada às vendas, é a segmentação de público. As ferramentas de anúncios melhoram cada vez mais seu poder de segmentação, fazendo com que você consiga falar com quem tem interesse por seu mercado.
Ao contrário de anúncios voltados para a grande massa, como outdoors e TV, na internet é possível escolher com quem você fala. É um diferencial e tanto para otimizar budget e esforço de vendas.
9- Mostre Que Sua Marca Vende O Que Promete
Por meio das ações digitais, é possível utilizar um gatilho mental poderoso que é o da Prova. Os depoimentos comprovam para seu prospect que sua empresa cumpre o que diz, e de que a proposta de valor do serviço ou produto é real.
Postar depoimentos nas mídias sociais, enviar no e-mail marketing, anunciar na rede de display. Em todos esses locais, os depoimentos influenciam nas decisões de compra.
10- Integre Marketing E Vendas
Uma última estratégia que traz muito resultado, é a integração entre marketing e vendas. Apesar de cada setor ter suas atribuições específicas, quando eles trabalham juntos, os resultados são incríveis.
Alguns chamam essa integração de vendarketing, ou smarketing, o fato é que, independentemente do nome que se dê, essa cooperação é extremamente positiva para a empresa.
Essas foram as 10 estratégias que, se aplicadas, podem trazer resultados efetivos de aumento de vendas para sua empresa. A 21BRZ tem um podcast onde aprofundamos outros assuntos relevantes do universo do marketing. Para ouvir, basta clicar no botão abaixo: