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Comportamento organizacional: o mínimo que você precisa saber

A cultura de uma empresa é diretamente influenciada pelo comportamento organizacional.

Falar disso é muito importante! Imagine o seguinte cenário: a empresa 123 refrigeração industrial tem como pilar de sua cultura a proatividade.

Isso significa que, de forma geral, os funcionários também devem agir e se comportar com uma proatividade que chame atenção dos clientes.

Mas de repente a coordenação da empresa começa a receber uma série de reclamações a respeito do técnico Joãozinho, que está indo até os clientes mas não está resolvendo todo o problema apresentado.

Ao ser questionado o porquê da situação mencionada, ele responde: “Ora, eu fiz o que estava na ordem de serviço”.

O que está faltando para o Joãozinho? Exatamente, proatividade.

Isso significa que a cultura da empresa ainda não conseguiu influenciar o comportamento organizacional, e este último precisa ser trabalhado para conseguir refletir o primeiro.

Neste artigo, vamos falar sobre o comportamento organizacional, sua importância, objetivos e alguns outros tópicos muito importantes.

Boa leitura!

O que é comportamento organizacional?

Comportamento organizacional consiste em uma metodologia de análise dos comportamentos individuais e coletivos presentes em uma empresa. O comportamento organizacional está diretamente ligado à cultura e ao clima da empresa, preocupações essenciais do Recursos Humanos.

Antes de tornar-se um ponto de atenção das empresas, esse assunto ganhou as universidades. A partir de 1890 já haviam movimentos que se dedicavam ao estudo do tópico.

Mas foi quase 100 anos depois, em 1980, que o comportamento organizacional entrou para ficar nas empresas.

A importância do comportamento organizacional

O comportamento organizacional tem sua importância relacionada, em primeiro lugar, à capacidade de diagnóstico, mensuração e estudo, já que permite identificar o estado atual do comportamento dos colaboradores e a relação disso com a cultura da empresa.

Com isso, o gerenciamento de recursos humanos consegue traçar estratégias para influenciar a mudança de cultura.

Uma das principais estratégias nesse sentido é o endomarketing, já que um dos objetivos possíveis é justamente influenciar a cultura organizacional.

endomarketing para comportamento organizacional

Objetivos do comportamento organizacional

A teoria acadêmica ligada ao comportamento organizacional faz questão de deixar claro quais são os objetivos do processo de análise e influência desse comportamento.

Esses objetivos também podem ser entendidos como “fases” do processo para a gestão de recursos humanos.

Em um primeiro momento, o objetivo do comportamento organizacional é descrever, ou seja, a partir dos princípios da disciplina, identificar como a empresa está no momento, sobretudo no que diz respeito aos comportamentos individuais.

Depois, o objetivo é compreender, ou seja, dentro daquilo que foi descrito, quais causas podem ser inferidas e, principalmente, quando a descrição é de um comportamento individual, quais consequências são observadas para a empresa.

O terceiro objetivo, prever, é uma continuação do segundo, já que aqui a gestão de recursos humanos deve prever os impactos dos comportamentos individuais e coletivos para a empresa.

A diferença entre o segundo e terceiro está no tempo de análise: na fase de compreender, analisa-se o presente, enquanto na fase de prever tenta-se inferir o futuro.

O último objetivo é o mais prático de todos, pois se trata do controlar. Aqui, a gestão deve desenvolver ações para controlar aquilo que afasta a empresa de sua identidade e cultura.

Quais são as 3 áreas do comportamento organizacional?

O comportamento organizacional deve começar, como vimos anteriormente, na descrição. Essa fase é sobretudo analítica, sem qualquer tipo de decisão ou julgamento frente a realidade posta.

A descrição, no entanto, deve considerar três níveis que contam com complexidades e particularidades próprias. São elas: o nível individual, o nível de grupo, e o nível do sistema organizacional.

Confira, a seguir, um aprofundamento nesses três níveis:

Nível individual

A primeira análise que deve ser feita é do colaborador. Aqui temos um problema: vivemos em uma sociedade coletivista, que tende a enxergar o indivíduo somente como parte de uma massa, um grupo, uma identidade.

O desafio da descrição no nível individual é ir além da massa e dos preconceitos. É verdadeiramente mergulhar na individualidade de cada colaborador, para conseguir compreender seu comportamento.

Deve-se prestar muita atenção sobretudo nos objetivos e motivadores de cada pessoa. Eles definem se o colaborador está ou não alinhado à cultura organizacional.

Nível de grupo

Depois do trabalhoso nível individual chegamos ao grupo. Aqui, as pessoas devem ser separadas por categorias, e análises imparciais precisam ser realizadas.

O foco, no entanto, deixa de ser o indivíduo e passa a ser os processos. Analisa-se a interação desses grupos durante tomadas de decisão e processos presentes no dia a dia.

Questões como amizades, relações de poder e autoridade do líder precisam ser bem observadas.

Nível do sistema organizacional

Por último, analisa-se o sistema organizacional, que busca justamente identificar como as várias dimensões da empresa influenciam no comportamento organizacional.

De onde vem a falta de proatividade? Quais são as motivações conflitantes? Como as equipes interagem entre si? Estas são algumas das perguntas que podem ser respondidas aqui.

Quais são as 4 forças do comportamento organizacional?

O comportamento organizacional é fruto de uma série de influências internas e externas à empresa. Essas influências precisam ser avaliadas, já que saber articular ações de modo a aproveitar o que de bom é recebido delas é o melhor caminho para conseguir estabelecer um clima e uma cultura alinhados aos propósitos da organização.

Em resumo, as quatro forças são:

  • pessoas: o sistema de crenças de cada pessoa está diretamente influenciando a cultura da organização. Qual a cosmovisão das pessoas dentro da sua empresa? Como elas enxergam o trabalho? O porquê elas trabalham? Ou seja, a pessoa e seus sistemas de valores estão no centro do comportamento organizacional;
  • estrutura: em segundo lugar, a estrutura influencia o comportamento organizacional. Por estrutura, entendemos a empresa, suas relações de poder, sua hierarquia e o modo como são estabelecidas as relações entre as pessoas;
  • tecnologia: o elemento tecnologia entra em cena justamente porque é algo presente no modo como todos nós nos relacionamos, dentro e fora da empresa. Na maior parte do nosso tempo estabelecemos contato com outras pessoas através de um recurso tecnológico, como WhatsApp ou redes sociais;
  • ambiente: por fim, o ambiente também influencia no comportamento organizacional. Esse ambiente deve ser entendido como tudo aquilo que é exterior à empresa e que de certo modo é uma influência no comportamento na empresa. Alguns exemplos são: cenário político, produção cultural, lutas sociais, grandes eventos, etc.

Conclusão

Uma das ferramentas mais poderosas para influenciar a cultura organizacional é justamente o endomarketing, já que, através dele, sua empresa pode utilizar da comunicação para influenciar o modo como as pessoas pensam e percebem alguns valores importantes para a empresa.

Pensando nisso, a 21BRZ (uma agência especializada em endomarketing) preparou um curso completo sobre o assunto e resolveu disponibilizar gratuitamente. Clique no banner para cadastrar e garantir seu acesso:

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