Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Festa corporativa de fim de ano: 7 ideias para você utilizar

Com o final do ano chegando, é muito comum que as empresas promovam momentos de confraternização. Quando isso não é feito, são os próprios funcionários que mobilizam ações de relaxamento e diversão para o final do ano.

Se você chegou até esse texto, é porque está buscando ideias para aplicar em sua empresa e garantir um final de ano mais leve, para que as energias sejam recarregadas para um próximo ano muito mais dedicado e bem trabalhado.

A seguir, vamos falar sobre festa corporativa de fim de ano, sua importância, como organizar e algumas ideias para sua festa bombar.

Boa leitura!

Qual a importância de uma festa corporativa de fim de ano?

Uma festa corporativa de fim de ano é sinônimo de muita diversão, conversa jogada fora e risadas. Olhando assim, até parece não haver aproveitamento nenhum para a empresa, apenas para os funcionários.

Mas é exatamente o contrário. Quando os funcionários se sentem mais satisfeitos e felizes, os reflexos para a empresa são muito positivos.

De acordo com um estudo da Horizons Workforce Consulting, a relação entre felicidade e trabalho é muito próxima: dois terços dos colaboradores felizes superam as expectativas no trabalho.

Como consequência, portanto, podemos destacar os seguintes elementos como sinais da importância da festa corporativa de fim de ano para a empresa:

Aumenta o engajamento dos funcionários

Por engajamento dos funcionários, entendemos sobretudo o nível de profundidade no relacionamento e envolvimento de um colaborador com a empresa onde trabalha. Esse engajamento é demonstrado a partir de atributos como produtividade, proatividade e pontualidade.

Ao promover uma festa corporativa de fim de ano, a empresa está aumentando o nível de satisfação do funcionário, tornando-o mais feliz e, como consequência, mais engajado.

Potencializa o employer branding

Já por employer branding, podemos entender a reputação da marca como empregadora, ou seja, o quão positiva ou não a empresa é vista pelos próprios funcionários e por aqueles que buscam empresas no mercado.

Esse conceito é muito importante, pois determina a capacidade que uma organização tem de atrair e reter bons talentos.

Ao promover festas de final de ano, a empresa consegue gerar uma conexão com seu funcionário, aumentando o valor gerado em sua consciência e favorecendo que outras pessoas do mercado enxerguem a organização positivamente.

Promove a resolução de conflitos

Por fim, destacamos que as festas de final de ano são oportunidades excelentes para que as empresas promovam a resolução de conflitos.

Nesses casos nem é preciso desenvolver uma ação específica. O próprio ambiente da festa e o clima de fim de ano estimulam que os colaboradores, de forma orgânica e espontânea, reconciliem-se entre si.

Times reconciliados são times que trabalham mais em equipe e, por consequência, produzem mais.

Como organizar uma festa corporativa de fim de ano

Para organizar uma festa de final de ano é necessário reunir diversos fatores, mas o primeiro é, sem dúvidas, o planejamento.

De forma prática, no entanto, destacamos os seguintes elementos:

  1. Faça um bom planejamento;
  2. Defina o budget;
  3. Encontre atrações;
  4. Desenvolva uma comunicação interna para o evento;
  5. Defina o público exato que participará.

O que não pode faltar em uma festa da empresa

Uma empresa poderá fazer uma festa sem uma visão estratégica por trás. No entanto, se assim o fizer, não será possível gozar de todos os benefícios que uma festa corporativa pode gerar.

Dentro dessa visão estratégica é necessário, por exemplo, o desenvolvimento de uma comunicação para o evento, incluindo o conceito geral e as peças de aviso e convite dos participantes.

7 ideias para festa corporativa de fim de ano

O ponto central de uma festa corporativa de fim de ano são as atrações, ou seja, aquele elemento que irá ocupar o lugar privilegiado de atenção do público, gerando diversão e interação entre os convidados.

Confira, a seguir, algumas ideias para enriquecer o final de ano da sua empresa:

Show de talentos

Existem alguns elementos que garantem diversão em qualquer contexto: competição e arte são dois deles.

Através do show de talentos, grupos de colaboradores poderão competir entre si a partir da demonstração de números de arte, que vão desde a música, passando pelo teatro ou pela dança, por exemplo.

Karaokê

Outra forma de garantir a diversão à noite toda é disponibilizar um karaokê para as pessoas brincarem de cantar. Além da experiência divertida, com certeza o momento representará uma verdadeira descoberta de talentos ocultos e esquecidos na empresa.

Amigo secreto

E o final do ano é uma grande oportunidade para resgatar aquela brincadeira presente na memória de quase todas as famílias: o amigo secreto.

Por meio do amigo secreto, as pessoas poderão compartilhar presentes e dividir um momento de alegria, leveza e muita emoção.

Show ao vivo

Também é possível convidar cantores famosos ou locais para animarem a festa. Para fazer isso, no entanto, é importante verificar quais os estilos de música que predominam no gosto das pessoas.

A partir desse levantamento, a contratação poderá ser feita e as músicas poderão fluir por horas e horas.

Show de mágica

Para uma festa corporativa ainda mais memorável, um show de mágica pode ser a grande atração. Contrate um mágico profissional que realize números de ilusão que mantenha a energia do público lá em cima.

Com certeza os funcionários comentarão sobre o show por um bom tempo.

Atividades esportivas

Se o perfil dos colaboradores é mais esportivo, que tal promover a festa corporativa de fim de ano em uma quadra de algum esporte coletivo que faça sentido para os funcionários?

Alguns exemplos de atividades esportivas para sua festa são o futebol, vôlei, Beach Tennis, basquete, etc. 

Churrasco

Por fim, para quem não quer errar de jeito nenhum, o churrasco é uma excelente opção. Querido pela maioria das pessoas, essa opção é indicada sobretudo para organizações que buscam incentivar a interação social das pessoas.

O lado positivo do churrasco é que ele não precisa acontecer isolado, pelo contrário, pode ser combinado com as demais ideias citadas até aqui.

Conclusão

Que tal uma ajudinha com sua festa corporativa de fim de ano? Conte com a 21BRZ para desenvolver uma comunicação perfeita para esse momento especial e, além disso, te dar ideias incríveis de como promover uma festa memorável para seus funcionários.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Posts relacionados