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Comunicação Interna: Como Engajar Colaboradores Com Ações de Endomarketing

A comunicação interna é um setor dedicado a promover a interação entre uma empresa e seus colaboradores, além disso, é responsável por influenciar o crescimento do engajamento, produtividade e resultados dos funcionários e, por consequência, da organização.

Uma grande corporação exige um trabalho de comunicação junto aos colaboradores, seja para alinhar ações coletivas ou fazer conhecido mudanças internas e de operações. Em empresas pequenas essa tarefa é mais fácil. Em grandes, no entanto, um setor ou prestador de serviço externo precisa estar dedicado a esta função.

Neste post, falaremos um pouco sobre comunicação interna, compartilhando nossa experiência no assunto.

comunicação interna

O que é comunicação interna dentro de uma empresa?

A comunicação interna é um setor dedicado a promover a interação entre uma empresa e seus colaboradores, além disso, é responsável por influenciar o crescimento do engajamento, produtividade e resultados dos funcionários e, por consequência, da organização.

Além disso, a comunicação interna pode promover meios para que o funcionário se sinta motivado, demonstrando que há um claro plano de carreira e possibilidade de crescimento. A comunicação pode ser desempenhada, em resumo, de duas maneiras:

  1. Com pessoas dedicadas dentro da empresa, em um trabalho conjunto do time de marketing e recursos humanos;
  2. Por meio de uma agência terceirizada, em conjunto com o time de RH da empresa.

A seguir, falaremos um pouco de alguns dos objetivos da Comunicação Interna.

Objetivos da Comunicação Interna

Toda ação de marketing ou comunicação deve ter em vista algum objetivo. Não é diferente com a Comunicação Interna, já que nenhuma ação deve ser desempenhada só por fazer, antes, é importante que tudo esteja alinhado e dentro de um plano geral.

Alguns possíveis objetivos da Comunicação Interna são:

Informar

Como já dissemos, uma clara necessidade de empresas de grande porte é informar os colaboradores sobre mudanças nas operações, comunicados, necessidades de última hora ou coisas semelhantes.

Por exemplo: imagine que uma empresa de 200 funcionários fará uma alteração na batida de ponto dos funcionários. Antes usava-se um cartão, agora será feito por meio de digital. Avisar os 200 funcionários não é uma tarefa fácil. Um simples email será ignorado pela maioria. Avisá-los presencialmente também é possível que alguns acabem por não ouvir.

Um trabalho dedicado de comunicação interna, portanto, é essencial para que informações do dia-a-dia não se percam.

Valorizar

Um outro objetivo da Comunicação Interna é promover a valorização de funcionários, seja por meio de programas específicos ou pela entrega de conteúdo relevante para eles.

Em parceria com a área de recursos humanos da Metso Outotec, a 21BRZ produz um informativo periódico de conteúdo para os funcionários, com materiais institucionais e matérias relevantes ao universo dos colaboradores.

Dar voz aos funcionários

Em grandes empresas, existe uma forte tendência de que os funcionários desejem um espaço para que consigam expressar sua ideias. A com. interna pode promover locais para que haja o compartilhamento de opiniões e a voz dos funcionários.

Fortalecimento da cultura organizacional

A comunicação interna ajuda no fortalecimento da cultura organizacional, transmitindo, por meio de ações com foco nas equipes, a essência da empresa. É importante que todos os funcionários estejam alinhados ao propósito da organização, de modo que todos estejam unidos.

Quais são as ferramentas de comunicação interna?

Existem algumas ferramentas clássicas da com. interna, usadas para fomentar a comunicação interna. Algumas são mais simples, outras mais complexas, mas todas são úteis. A seguir, falaremos de algumas:

Murais

Os murais representam uma solução extremamente fácil de ser usada. Por meio deles, é possível fixar comunicados, artes, convites e avisos. Alguns recursos podem ser utilizados para aumentar a eficácia dos murais, como títulos chamativos e fixá-los em locais de fácil visualização.

Jornais e Revistas

Os jornais e revistas exigem um maior esforço e produção, no entanto, são extremamente eficazes. É possível compartilhar, além de materiais informativos, conteúdos de formação e desenvolvimento pessoal.

Os jornais e revistas também representam uma ótima oportunidade para compartilhar histórias e acontecimentos da empresa e da vida dos funcionários.

Intranet

A intranet é um sistema que interliga diversas unidades através de uma rede corporativa. Como as informações compartilhadas são de exclusividade da empresa, é possível disponibilizar comunicados e informações importantes para os funcionários.

Newsletter

A newsletter consiste em envios recorrentes de emails com conteúdos de valor do universo da empresa. O formato digital possibilita explorar recursos como imagens, vídeos ou GIFs. Para a execução disso, é essencial definir uma periodicidade fixa, para evitar que os colaboradores fiquem entediados com o envio excessivo. 

Rede social corporativa

Aproveitando a tendência de uso das grandes redes sociais, é possível criar um local próprio para que os colaboradores compartilhem notícias e experiências. De igual modo, o ambiente criado também facilita a entrega de comunicados e avisos da empresa.

Aplicativos

Ainda aproveitando as tendências tecnológicas, os aplicativos aparecem como possibilidade no universo da comunicação interna. Ao criar um aplicativo, é possível configurar notificações no celular todas as vezes que a empresa emitir um comunicado ou aviso para os funcionários. Além disso, também é possível entregar conteúdos personalizados para as equipes.

TV Corporativa

A TV corporativo é uma ferramenta consagrada da comunicação interna. Por meio dela, as empresas costumam exibir comunicados, notícias e outras coisas semelhantes. As telas devem ser posicionadas em locais estratégicos dentro da empresa. É importante que elas tenham forte apelo visual.

Qual a importância da comunicação interna?

Ao observar os principais objetivos da com. interna, é possível compreender parte da importância da comunicação interna para uma empresa. Organizações com expressivo resultado financeiro, são reflexos de funcionários alinhados ao propósito da empresa o que, só é possível, por meio de uma comunicação interna de qualidade. Além disso, a comunicação interna é importante pois:

Quebra panelinhas

Uma comunicação interna eficaz influencia no envolvimento dos colaboradores com a empresa, dissolvendo panelinhas e guetos que dividem  os ambientes de trabalho. Para que isso aconteça, a comunicação interna precisa focar nos resultados da empresa, e como cada indivíduo é responsável pelo todo.

Sentimento de time

Quando a identidade da empresa é fortalecida, os funcionários tendem a ter um sentimento de time, ou seja, se dedicam e se envolvem muito mais profundamente com a empresa. Isso resulta, obviamente, em uma eficácia ainda maior dos processos da organização.

Fortalecimento da identidade

A identidade da empresa e suas nuances (missão, visão e valores) deve ser comunicada da maneira assertiva aos funcionários, de modo que não sejam apenas palavras teóricas, mas façam parte da práxis da empresa.

Estímulo do bom comportamento

Lidar com as diferenças de comportamento e personalidade dentro das empresas é uma tarefa difícil para gestores. A comunicação interna é uma ferramenta de extrema importância para fomentar o bom comportamento.

Como fazer uma boa comunicação interna?

Para desenvolver um bom trabalho de com. interna, em primeiro lugar, é importante definir claramente o objetivo que é pretendido pela empresa. Em seguida, cabe ao gestor fazer a definição dos papéis de quem executará as ações.

Como já dissemos, existem dois principais caminhos:

  1. Com pessoas dedicadas dentro da empresa, em um trabalho conjunto do time de marketing e recursos humanos;
  2. Por meio de uma agência terceirizada, em conjunto com o time de RH da empresa.

Desenvolver comunicados, jornais internos e ações de comunicação mais complexas são tarefas que podem pesar para times internos de empresas. É por isso que, algumas organizações, preferem contratar agências terceirizadas para auxiliar na comunicação interna.

O primeiro passo prático é identificar aquilo que os colaboradores desejam na comunicação interna. Pode ser, por exemplo, que os funcionários sejam mais dados à leitura e, portanto, materiais como jornais e revistas possam alcançar uma maior efetividade.

No entanto, em casos onde os colaboradores não têm o hábito de leitura, as televisões corporativas surgem como opção. Para públicos mais jovens, as redes sociais internas também aparecem como via possível.

Depois de identificar os gostos dos funcionários e encontrar os melhores formatos, é essencial criar um calendário de ações, evitando que a organização atrapalhe o desenvolvimento da comunicação interna.

Agora, mão na massa

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