O Google Search Console é útil para monitorar a indexação e otimização dos sites, corrigindo problemas e destacando as páginas nos resultados de busca.
Nas atuais estratégias de marketing, conseguir boas posições nos mecanismos de busca, como o Google e Youtube, é essencial para se ter um canal de aquisição de grande volume de potenciais clientes e, além disso, sem custos de compra de mídia.
Este trabalho de otimizar o site para os mecanismos de busca é chamado de SEO, abreviação de Search Engine Optimization. Existem diversas ferramentas que auxiliam profissionais com o SEO e uma delas é o Google Search Console, que é útil para monitorar a indexação e otimização dos sites, corrigindo problemas e destacando as páginas nos resultados de busca.
new RDStationForms(‘newsletter-blog-ab6a27b5dbb428ba6393’, ‘UA-107605769-1’).createForm();Se você deseja otimizar seu tráfego orgânico por meio do SEO, a 21BRZ traz, neste artigo, algumas das informações mais importantes sobre o Google Search Console:
O que o Google Search Console faz?
O Google Search Console, originalmente, era destinado para webmasters. No entanto, com a democratização do marketing digital e o crescimento na busca de profissionais de outras áreas muito além da área de desenvolvimento, o Google optou, no ano de 2015, em lançar a nova versão do Search Console, agora mais acessível para profissionais liberais e marqueteiros.
Agora, portanto, qualquer pessoa pode ter acesso a relatórios de tráfego do site, inclusive com a possibilidade de acessar informações de otimização.
Algumas das funcionalidades disponíveis no Google Search Console são:
AMP
O AMP é uma sigla para Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português). No Google Search Console não é possível criar páginas com carregamento facilitado para celulares, no entanto, é possível acessar relatórios para identificar quais páginas precisam de otimização.
Cobertura
Neste relatório é possível identificar como está a indexação de cada página de seu site (ou seja, se elas estão encontráveis pelo Google). As páginas podem ter um dos seguintes status:
- Erro: a página não está indexada;
- Aviso: a página está indexada, mas tem um problema que precisa ser revolvido;.
- Excluída: a página foi excluída da indexação;
- Válida: a página está indexada.
Desempenho
Neste relatório, é possível conferir, de acordo com o período selecionado, a performance de cada página, inclusive com a relação de cliques e impressões no Google.
É possível, ainda, consultar as pesquisas exatas que mais levam tráfego orgânico para o site.
Inspeção de URL
Nesta funcionalidade é possível obter um relatório individual de cada página. Ele levanta as informações da indexação do Google. Caso o URL não esteja indexado, é possível solicitar por ali também.
Velocidade
Ainda em testes, também há uma solução para verificar a velocidade das páginas dos sites nos mais variados dispositivos. Cada página será classificada em uma de três categorias: lenta, moderada e rápida.
O que é o Google Search Console em SEO?
O próprio Google alimenta uma página com orientações para aplicar o GSC no SEO. Algumas delas são:
- Verifique se todas as páginas no site podem ser acessadas por meio de um link em outra página que pode ser encontrada. O link de referência precisa conter texto que seja relevante para a página de destino. No caso de imagens, é necessário um atributo alternativo. Os links rastreáveis são tags <a> com um atributo href;
- Forneça um arquivo de Sitemap com links que direcionam usuários a páginas importantes do seu site. Forneça também uma lista legível com links para essas páginas. Essa lista por vezes é chamada de “índice do site” ou “página de sitemap”);
- Limite o número de links em uma página a um número razoável (no máximo alguns milhares);
- Verifique se o servidor da Web que você usa oferece o suporte adequado ao cabeçalho HTTP If-Modified-Since. Esse recurso indica ao servidor da Web para informar ao Google se houve alteração no seu conteúdo desde o último rastreamento do site. A utilização desse recurso permite economizar na largura de banda e nas despesas gerais;
- Use o arquivo robots.txt no seu servidor da Web a fim de administrar seu orçamento para rastreamento, evitando que espaços infinitos, como páginas de resultados de pesquisa, sejam rastreados. Mantenha seu arquivo robots.txt atualizado. Saiba como administrar o rastreamento com o arquivo robots.txt. Teste a cobertura e a sintaxe do seu arquivo robots.txt usando a ferramenta de teste do arquivo robots.txt.
Como Usar Google Search Console?
Para utilizar o Google Search Console, é necessário instalar o código da ferramenta em seu site. De maneira prática, para instalá-lo, você pode seguir os passos a seguir:
- Faça login com sua conta Gmail na página inicial do Search Console;
- No menu suspenso à direita da tela clique em + Adicionar propriedade;
- Escolha entre Domínio e Prefixo do URL e digite o endereço do seu site na opção desejada, seguindo as instruções da instalação (caso não saiba qual escolher, clique em Saiba Mais para tirar as dúvidas);
- Siga as instruções de confirmação da propriedade. Se tiver escolhido a opção Domínio no passo anterior, será preciso fazer uma alteração no DNS do site. Se escolheu Prefixo do URL, recomendamos selecionar a opção Tag HTML para uma verificação mais fácil e rápida;
- Depois de realizar o procedimento acima no seu site, volte ao Search Console e aperte o botão Verificar;
- Pronto! Sua propriedade foi confirmada e tudo está funcionando.
O Google Search Console é uma ferramenta essencial para a estratégia Inbound, já que o SEO é uma das bases do processo. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esta estratégia, acesse o link abaixo:
<<< Inbound Marketing: Guia Prático Do Planejamento À Execução >>>