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Rede social corporativa: a importância para o endomarketing

Engajar colaboradores é uma das tarefas primordiais do endomarketing, já que conseguir isso está diretamente relacionado à produtividade e à capacidade de movimentar a massa de funcionários em prol dos objetivos da empresa.

Para alcançar esses resultados será preciso investir em algumas estratégias, que vão desde a concessão de benefícios até a promoção de programas de valorização e aproximação entre colaboradores.

Além disso, claro, é importante contar com uma liderança capaz de impactar positivamente os liderados, sempre garantindo os melhores resultados para a organização.

Diante desse cenário todo, há uma estratégia que tem se mostrado muito eficiente para a promoção de engajamento e, por isso, tem cada vez mais se tornado uma poderosa ferramenta de endomarketing: a rede social corporativa.

Neste artigo vamos aprofundar neste assunto, entendendo o que é, os benefícios e como construir uma para sua empresa.

Interessou? Fique conosco até o final.

Boa leitura!

O que é uma rede social corporativa?

Rede social corporativa é um local online onde os colaboradores e as pessoas com envolvimento com a empresa (como fornecedores e distribuidores) podem enviar informações e interagir entre si. A rede social corporativa é uma excelente maneira de garantir interação entre pessoas.

Já que reflete os novos hábitos e comportamento das pessoas.

Estima-se que mais de 60% da população mundial utiliza redes sociais. Esse baita número revela ser impossível pensar no modo como as pessoas interagem hoje em dia e desconsiderar as redes sociais.

As empresas, portanto, precisam também integrar esse modo de interação ao dia a dia dos funcionários.

Podem estar presentes na rede corporativa os seguintes personagens:

  • colaboradores;
  • clientes;
  • fornecedores;
  • distribuidores;
  • líderes de equipe;
  • alta gestão;
  • e etc.

Os gestores têm, gradualmente, compreendido que é preciso fugir das estratégias tradicionais de comunicação interna na empresa, promovendo ações mais ousadas, como a rede social corporativa.

A diferença entre rede social comum e rede social corporativa

A estrutura da rede social corporativa é muito parecida com as redes sociais comuns, como Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.

Tanto na primeira realidade como na segunda, o grande objetivo é a construção de relacionamentos a partir de ambientes que prezam pela liberdade de publicação, desde que o conteúdo esteja nos limites éticos.

A grande diferença entre uma rede social e outra, portanto, é a temática. Enquanto a rede social comum as pessoas conversam sobre qualquer assunto, a rede corporativa tem seu foco em questões do dia a dia da empresa, como experiências profissionais, recados, etc.

Benefícios de rede social corporativa

Existem diversos benefícios na implantação de uma rede social corporativa. Esses benefícios se estendem, especialmente, para contribuição do estabelecimento de laços de amizade e envio de informações.

Ao ter consciência de que aquele espaço é promovido pela empresa, o colaborador tende a associar uma imagem mais positiva à organização.

Podemos destacar, ainda, que esse tipo de rede social representa uma possibilidade de centralizar as informações, bem como favorecer o alinhamento interno entre as lideranças e os funcionários.

Combinar uma reunião, por exemplo, se torna uma tarefa muito mais fácil, direta e informal.

Além disso, podemos destacar também:

Conectividade

A rede social corporativa garante uma maior conectividade entre os funcionários. Isso é positivo sob o aspecto relacional e, também, prático do dia a dia da empresa.

No aspecto relacional, a rede social é uma ótima ferramenta para garantir que os funcionários estabeleçam relacionamentos mais próximos. Esse tipo de relacionamento favorece o trabalho em equipe e a colaboração na gestão de conflitos e problemas.

Nas questões práticas, a rede corporativa viabiliza o envio de comunicados e informações com maior agilidade, já que nem todos abrem e-mails com uma frequência satisfatória.

Por meio dela, também, toda comunicação se dará por notificações recebidas diretamente no celular, por exemplo.

 <<< Veja mais: Matriz de comunicação interna: o que é, vantagens e como fazer >>>

Participação

A rede social corporativa também influencia a participação dos funcionários, dando voz mesmo para aqueles que não costumam interagir muito com as pessoas presencialmente.

As redes sociais conseguem dar coragem para quem não tem muitos talentos de interação social na vida real. Dessa forma, é uma estratégia eficiente para que as pessoas participem das conversas e discussões promovidas pela empresa.

Compartilhamento de informações

A rede corporativa também permite um compartilhamento de informações mais direto e efetivo, garantindo que o maior número de pessoas sejam avisados das novidades da organização, como reuniões, mudanças e comunicados.

Como construir uma rede social corporativa?

Para construir uma rede social corporativa para sua empresa, existem alguns caminhos que podem ser tomados como, por exemplo, a contratação de um desenvolvedor que consiga criar uma rede 100% exclusiva para sua empresa.

É importante, no entanto, não considerar apenas a criação de um site para a rede social, mas também um aplicativo móvel, já que a maioria das pessoas utiliza a internet via mobile.

A outra opção, bem mais simples e barata, é utilizar as redes já disponíveis no mercado, por meio das quais é possível criar grupos para seus colaboradores.

Exemplos de rede social corporativa

Embora bem menos populares que as redes sociais comuns, a rede social corporativa pode ser acessada a partir de diversos serviços disponíveis online.

Naturalmente, há uma grande variedade de redes disponíveis, cada uma com suas características particulares e preços.

Alguns dos exemplos são:

  • Workplace, do Facebook: uma plataforma de comunicação empresarial muito próxima ao Facebook, mas voltada para o universo corporativo;
  • Yammer, da Microsoft: presente no pacote Office 365, essa rede corporativa é bem popular, utilizada especialmente por multinacionais;
  • LinkedIn: embora voltada para comunicação com o mercado, as empresas podem criar grupos no LinkedIn e utilizá-lo como uma rede corporativa.

Rede social corporativa na estratégia de endomarketing

A rede social corporativa pode ser muito útil para as estratégias de endomarketing, sobretudo para estreitar os laços e preservar a cultura. Comunicação interna, nesse sentido, também é beneficiada, já que ter todos os funcionários reunidos em um só lugar favorece o processo de envio de informações e comunicados.

As ações de endomarketing estão geralmente voltadas para o aumento da satisfação do funcionário, retenção de talentos, fortalecimento da cultura organizacional e promoção de benefícios para colaboradores.

Uma rede corporativa consegue ajudar a executar ações para quase todos os itens citados acima, evidenciando seu papel central no endomarketing.

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