O clima organizacional é um dos principais pontos de atenção para gestores de forma geral, sobretudo da área de recursos humanos.
Não obstante, conseguir trabalhar essa questão é de uma complexidade um pouco maior, já que aplicar os conceitos teóricos, na prática, representa uma dificuldade para boa parte dos profissionais de RH.
Neste artigo nós resolvemos reunir um material que irá te ajudar nessa tarefa. Entre eles, destacamos:
- O que é clima organizacional?
- A importância do clima organizacional;
- Vantagens e como mensurar o clima organizacional;
- Como mensurar, na prática, o clima organizacional.
Além de tudo isso, ainda vamos disponibilizar uma série de perguntas que poderão ser utilizadas para identificar o atual cenário da empresa no que diz respeito ao assunto, ou seja, um diagnóstico do clima organizacional.
Fique conosco até o final e aproveite.
Boa leitura!
Clima organizacional: o que é
Clima organizacional diz respeito às opiniões e sentimentos manifestados ou não pelos profissionais a respeito de um ambiente de trabalho. É justamente no conjunto das opiniões e sentimentos que as pessoas se baseiam para agir e, por isso, pensar no clima organizacional é importante.
Para citar um exemplo: imagine um funcionário que nutre sentimentos negativos com relação à empresa, à gestão e aos colegas de trabalho.
Ele pode até não anunciar aos quatro ventos o que sente, mas é natural que seus sentimentos extravasem em ações pontuais do dia a dia, como em uma grosseria com algum colega, a lentidão para realizar alguma tarefa ou até coisas mais graves, como o sabotamento de algumas ações.
Os líderes de uma empresa, mas sobretudo o Recursos Humanos, precisam estar atentos ao clima organizacional, justamente por esse elemento ser responsável por influenciar diretamente os resultados e a produtividade das equipes, bem como no comportamento organizacional.
Clima organizacional deve refletir uma sólida e saudável cultura organizacional, construída com muito esforço e, principalmente, ferramentas que possibilitem um real diagnóstico do estado atual da empresa.
Nesse sentido, uma pesquisa de clima organizacional pronta pode auxiliar.
Por que prestar atenção no clima organizacional?
O clima organizacional está diretamente ligado à produtividade. Quando empresas negligenciam a questão do clima, muito dinheiro pode estar sendo perdido e jogado fora devido a uma produtividade negativamente impactada por um time de funcionários e colaboradores desmotivados.
Além disso, a identidade da empresa pode ser influenciada, de modo a perder sua genuinidade. Isso ocorre porque a identidade corporativa não é a placa pendurada na parede, mas sim a realidade que percorre os corredores, está presente nas conversas e motiva os funcionários.
Quando o que se vive é muito diferente daquilo que é considerado ideal, a identidade corporativa pode sofrer com atrofias, se perdendo completamente.
Como mensurar o clima organizacional
Para mensurar o clima organizacional algumas ferramentas podem ser utilizadas. A primeira é a mais simples de todas e não envolve nenhum tipo de investimento: a percepção das pessoas.
Os funcionários do RH e gestores podem questionar-se sobre o clima organizacional, de modo a buscar entender se os valores defendidos pela cultura organizacional são, de fato, traduzidos para a realidade.
O problema dessa forma de mensuração é que acabará por tornar-se demasiadamente subjetiva, perdendo a certeza e firmeza dos dados reais e mensuráveis. Apesar disso, essa percepção subjetiva não pode ser negligenciada.
Há, no entanto, uma maneira mais objetiva de mensurar o clima organizacional, que consiste justamente na aplicação de questionários e pesquisas para um grupo-controle de funcionários ou, então, para todos.
Neste último caso, o trabalho de mensuração se tornaria mais complexo, mas com resultados mais confiáveis.
Vantagens de mensurar o clima organizacional
Mensurar o clima organizacional, sobretudo por meio de uma pesquisa de clima organizacional pronta, traz inúmeros benefícios para a empresa.
Em primeiro lugar, é possível saber com certeza a realidade da empresa, capacitando a equipe de Recursos Humanos a tomar decisões mais assertivas para buscar traduzir a cultura organizacional nos sentimentos e opiniões dos funcionários.
Somente quando o problema é identificado e mensurado, é que a solução adequada pode ser implantada.
Pesquisa de clima organizacional pronta: principais perguntas e modelo simples para uso
A seguir separamos algumas das perguntas que podem ser utilizadas em uma pesquisa de clima organizacional. Acesse a relação completa das perguntas no template exclusivo disponível na ACADEMIA 21LIVE. Inscreva-se no botão abaixo para garantir o acesso:
Como melhorar o clima organizacional
Para melhorar o clima organizacional, algumas dicas são importantes como, por exemplo:
- Realizar uma pesquisa como diagnóstico;
- Investir em endomarketing;
- Identificar pontos de melhoria.
A partir de um diagnóstico do problema, o endomarketing é a estratégia mais eficaz para melhorar os resultados do clima organizacional. Conte com a ajuda de uma agência especializada em endomarketing nesse processo. Entre em contato com a 21BRZ e saiba mais.