Você já parou para pensar como as multinacionais conseguem manter um crescimento sustentável ao longo do tempo? A resposta está em uma abordagem holística que engloba diversos aspectos, incluindo o econômico, o social, o ambiental e, o muitas vezes negligenciado, endomarketing.
Neste artigo, vamos explorar a importância do endomarketing para o crescimento sustentável das multinacionais, destacando como essa estratégia interna pode influenciar positivamente a competitividade, a sustentabilidade ambiental e social, além de contribuir para o engajamento e motivação dos colaboradores.
Afinal, o sucesso de uma empresa vai além de oferecer produtos e serviços de qualidade, é fundamental envolver e valorizar as pessoas que fazem parte do seu time. Vamos descobrir como o endomarketing pode ser um diferencial para o crescimento sustentável de uma multinacional.
O que é crescimento sustentável de multinacionais?
O crescimento sustentável de uma empresa implica em sua habilidade de expandir atendendo às necessidades atuais, ao mesmo tempo em que são implementadas estratégias e soluções com visão de futuro.
Um dos primeiros requisitos para uma empresa ser considerada sustentável é a competitividade. É comum ouvir falar que a maioria das empresas fecha antes de completar 5 anos.
De acordo com o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo 2017, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado em outubro de 2019, apenas 39,8% das empresas fundadas em 2012 sobreviveram até 2017, ou seja, 5 anos após sua abertura.
Diversos fatores contribuem para isso, incluindo a falta de competitividade, agravada pela concorrência acirrada e pela dificuldade em expandir o modelo de negócio adotado.
Por isso, não basta ter apenas uma boa ideia, iniciativa, capital para abrir o negócio e mão de obra qualificada. É fundamental considerar uma série de outros aspectos que, em conjunto, garantem o crescimento sustentável de uma empresa.
Os 4 pilares para alcançar um crescimento sustentável em multinacionais
Uma estratégia para alcançar o crescimento e a sustentabilidade em uma empresa é por meio do enfoque nos quatro pilares fundamentais: o econômico, o social, o ambiental e o endomarketing.
Econômico
Neste primeiro aspecto, o objetivo é atender às necessidades dos clientes, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade, ao mesmo tempo em que se busca minimizar os custos para a empresa.
Mas como alcançar isso? A chave está em desenvolver um planejamento estratégico eficiente. Isso implica em identificar os processos internos, identificar possíveis pontos de desperdício na produção ou na prestação de serviços e encontrar soluções que evitem perdas desnecessárias ou investimentos pouco eficazes.
Social
Quando se utiliza o termo “social”, a primeira impressão que vem à mente é algo relacionado à sociedade, aos cidadãos, entre outros.
Ao se falar sobre o crescimento sustentável de uma empresa, muitas pessoas tendem a focar apenas nas questões ambientais. Embora esse tema seja importante, para que um negócio seja verdadeiramente considerado sustentável, é necessário cuidar de outros aspectos também.
Competitividade, planejamento estratégico, forma como se lida com colaboradores e clientes, tudo isso e mais faz parte do processo e exige atenção para garantir o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
Ambiental
No terceiro aspecto, abordamos a questão ambiental. Com a crescente conscientização das pessoas sobre seus direitos e o impacto das ações humanas na natureza, não é surpreendente que as organizações que não priorizam essa questão fiquem para trás.
Uma frase impactante de John Hicks, renomado economista britânico e ganhador do Prêmio Nobel de Economia, resume bem essa ideia: “Os consumidores são aqueles que garantem todos os empregos, não os empresários, sindicalistas ou governantes”.
Isso significa que se a sua empresa não adota medidas para minimizar os danos ambientais que causa, corre o risco de ser mal interpretada pelo público, perder clientes e sofrer prejuízos financeiros com desperdícios, o que é essencial para se manter ativa.
Endomarketing
O endomarketing é essencial para manter os funcionários motivados, engajados em seu trabalho e dispostos a dedicar-se à empresa.
Assim como as organizações precisam atrair e conquistar clientes, também é fundamental demonstrar o valor da empresa aos funcionários e transformá-los em defensores da marca, por meio de uma proposta de valor aos colaboradores (PVC) verdadeiramente atrativa.
Além de comunicar as ações de interesse dos colaboradores, como treinamentos, programas de incentivo, novidades internas e campanhas, o marketing interno também desempenha o papel de divulgar as conquistas do negócio, como projetos sociais, prêmios, resultados positivos, entre outros.
Dessa forma, os funcionários se identificam com a empresa e sentem orgulho de fazer parte de uma organização que valoriza as pessoas, desenvolve soluções excelentes e contribui para a sociedade.
Por que investir em endomarketing na sua empresa?
Fortalecer a imagem da sua marca como empregadora é uma estratégia eficaz para reduzir a rotatividade de funcionários e atrair novos talentos.
Colaboradores satisfeitos e engajados geram benefícios econômicos para a empresa, como a diminuição das taxas de rotatividade e o aumento do valor da marca empregadora. Isso resulta em uma redução nos gastos com processos de seleção, recrutamento, demissões e treinamentos.
Além disso, colaboradores que recomendam a empresa em seu círculo social contribuem para fortalecer a estratégia de marketing da empresa para o público externo.
Confira alguns dos benefícios que sua empresa pode conquistar com uma estratégia de endomarketing bem executada:
- Aumento da produtividade;
- Equipe mais qualificada;
- Maior engajamento dos colaboradores;
- Objetivos bem definidos;
- Estímulo à inovação.
Quais as estratégias para implementar o endomarketing nas empresas?
O primeiro passo para implementar o endomarketing em uma empresa é criar uma equipe dedicada à função, que integre profissionais de recursos humanos e marketing, para compreender o perfil dos colaboradores, suas aspirações, linguagem e expectativas em relação à empresa.
Com base nessas informações, é possível desenvolver campanhas e ações direcionadas que sejam relevantes para os funcionários e transmitam a mensagem da empresa com efetividade.
Conheça algumas das ideias de endomarketing que podem ser utilizadas para implementar o endomarketing em multinacionais e fortalecer o engajamento dos colaboradores com a marca empregadora.
Que tal uma ajuda para desenvolver o endomarketing em sua multinacional? Conte com a 21BRZ, uma agência especializada em endomarketing.