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21BRZ - Comunicação e Marketing

10 ideias de endomarketing para o início do ano

O início do ano é uma excelente oportunidade para promover ações de endomarketing que geram valor para o colaborador, afinal, após um período de festas, o funcionário está muito mais receptivo a estímulos do tipo.

Quando o começo vai bem, o resto flui naturalmente. É com essa máxima que apontamos o caminho para a necessidade da promoção de ações que geram conexão e engajamento do colaborador com a empresa.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre essas ideias de endomarketing para o início do ano.

Endomarketing no início do ano: por que fazer?

Em primeiro lugar, desenvolver ações de endomarketing no início do ano está diretamente relacionado ao engajamento das equipes. Quando estímulos positivos são liberados no início dos trabalhos, há um aumento significativo do engajamento nos dias seguintes.

Mas há, ainda, um outro fator: a motivação das pessoas. Uma empresa que deseja obter o máximo de produtividade precisa promover ações de endomarketing com uma certa frequência, inclusive no início do ano.

10 ideias de endomarketing para realizar no início do ano

Para conseguir desenvolver boas ações de endomarketing no início do ano é preciso seguir alguns passos. O primeiro é conhecer profundamente os funcionários e promover ações personalizadas para a realidade da empresa.

Isso significa que, embora listas de ideias, como a deste artigo, sejam importantes, nada supera a observação personalizada do contexto empresarial e dos funcionários. Para ajudar a movimentar a criatividade, separamos 10 ideias de endomarketing a seguir:

  1. Recepção de boas-vindas

Que tal inaugurar o ano em grande estilo? Sua empresa pode, por exemplo, promover uma festa para receber os colaboradores para inaugurar o ano de trabalho. Pode ser, inclusive, uma festa mais completa, com bexigas, decoração profissional e muita comida e bebida.

Mas pode, também, ser uma festa mais simples, com alguns comes e bebes e um tempo para que os colaboradores possam conversar e contar as novidades do final do ano. Também é recomendável, nesta recepção, que o gestor separe um tempo para a realização de um discurso inspirador para o ano que se inicia.

  1. Anúncio de promoções

Se em sua empresa há um plano de carreiras claro, este também é um momento de realizar o anúncio das promoções do começo do ano. Nada mais motivador do que receber a notícia de uma promoção. Se isso acontecer no início do ano, então, o ano tem tudo para dar certo.

Esse anúncio pode acontecer de diversas formas, como em uma reunião individual com cada funcionário promovido ou, onde for possível, uma reunião conjunta para que todos possam celebrar este novo momento.

  1. Nova decoração do ambiente de trabalho

E se as possibilidades permitirem (e o budget também), também é uma boa prática a renovação das pinturas, dos móveis e da disposição das mesas de trabalho. A ideia, aqui, é fazer o funcionário perceber que a decoração mudou, como símbolo de um novo tempo que se inicia.

Entre as boas práticas de arquitetura laboral, recomenda-se utilizar cores claras e valorizar a luz solar. Esses elementos ajudam a aumentar a produtividade.

  1. Kit home-office

Para empresas que contam com funcionários no modelo home-office, uma boa prática é enviar um kit para marcar o início do ano. Esse kit pode incluir diversos objetos, mas sugerimos estes:

  • mousepad com o conceito de endomarketing do ano;
  • fones de ouvido;
  • descanso para o pescoço;
  • descanso para os pés;
  • canetas;
  • blocos de nota;
  • adesivos;
  • camisetas ou camisas.
  1. Adoção de novos benefícios

Os benefícios são um dos principais influenciadores de felicidade para os colaboradores. O início do ano traz a oportunidade de anunciar novos benefícios, que complementam aqueles já oferecidos.

Entre os benefícios mais desejados, destacamos estes:

  • cesta básica;
  • vale-transporte;
  • ajuda de custo para o home office;
  • parceria com academias;
  • vale-alimentação;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • vale-cultura;
  • cartão de presente.
  1. Bilhetes personalizados

Há, ainda, uma próxima ideia extremamente útil e válida para o começo do ano. Trata-se dos bilhetes personalizados, que consiste basicamente em dar Boas-vindas com uma mensagem simples com o nome do colaborador.

Pode parecer uma ação sem importância, mas o efeito é grandioso. O profissional se sente valorizado e incluído na empresa, de modo que até compartilhará o bilhete nas redes sociais, também como uma forma de employer branding.

  1. Mensagem da diretoria

Em empresas maiores, a diretoria tem uma autoridade sem igual. Aqui, não entenda autoridade como algo negativo ou sinônimo de autoritarismo. Dizer que a diretoria tem autoridade é afirmar que as pessoas que ocupam os altos cargos de gestão são ouvidas e consideradas de forma especial pelas demais pessoas da empresa.

Por isso, no início do ano, uma ação possível é gravar um vídeo com uma mensagem da diretoria, exibindo esse conteúdo nas TVs corporativas e enviando por e-mail para os funcionários.

  1. Pack de área de trabalho

Outra ação, e dessa vez com um custo praticamente nulo, é o envio de um pack para os colaboradores com materiais gráficos do ano. Esse pack pode conter diversas imagens, mas as seguintes são praticamente obrigatórias:

  • papel de parede para o computador;
  • protetor de tela animado;
  • capa para LinkedIn;
  • wallpaper para celular;
  • assinatura de e-mail.
  1. Rodada de feedbacks

O começo do ano também é uma excelente oportunidade de assumir novas posições e alinhar aqueles pontos pendentes do ano anterior. Por isso, também é possível promover uma rodada de feedbacks entre os colaboradores e os gestores.

  1. Roda do agradecimento

Para fortalecer a integração do time, uma dinâmica interessante é promover a roda do agradecimento, que consiste em reunir as pessoas em um círculo e motivá-las a agradecer pelas coisas boas que experimentaram enquanto equipe e também na vida pessoal.

Conclusão

Neste artigo, vimos que algumas ações de endomarketing podem ser aplicadas no início do ano, de modo a aumentar o engajamento das equipes e fazer crescer a motivação individual.

Para aplicar algumas dessas ações, sua empresa precisará contar com uma agência especializada em endomarketing. Fale com nossos especialistas e saiba como a 21BRZ pode te ajudar.

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