Automação de marketing digital é o processo no qual empresas criam fluxos de captação, relacionamento e venda para potenciais clientes. É uma estratégia útil para empresas que precisam lidar com um grande volume de leads e pretendem escalar suas ações de marketing.
Neste artigo, a 21BRZ trará algumas das informações mais importantes sobre automação de marketing, além de falar das 20 principais ferramentas que exercem funções desse tipo.
O que é automação de marketing?
Como já definimos, automação de marketing é o processo de automatizar a captação e relacionamento com potenciais clientes. Esta automação pode ter diversas abordagens, como por exemplo: jornada do consumidor, inbound, funil ou até lançamento de infoprodutos.
O primeiro passo, antes de pensar nas ferramentas de automação, é entender o objetivo pretendido pela automação e a estratégia utilizada. Por isso, rapidamente, vamos tratar de algumas dessas estratégias:
Jornada do Consumidor na Automação de Marketing
A Jornada do Consumidor é o processo que o cliente leva até a compra. Basicamente, podemos resumir essa Jornada em quatro passos. São eles:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra.
No passo do Aprendizado e descoberta, o cliente pesquisa a respeito de seu problema, e é educado por meio de conteúdo relevante. A partir daí, já entendendo qual é o seu problema (reconhecimento), ele passa a considerar soluções para, então, tomar sua decisão.
new RDStationForms(‘newsletter-blog-ab6a27b5dbb428ba6393’, ‘UA-107605769-1’).createForm();Se a estratégia utilizada for a Jornada do Consumidor, é importante pesquisar por ferramentas que contemplem cada um destes passos.
Inbound Marketing e Funil de Marketing: Base da Automação de Marketing
O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, como o nome sugere, é a estratégia de atrair o cliente por meio de conteúdo de valor, para gerar relacionamento também por meio do conteúdo, preparando o cliente para a oferta.
As fases da metodologia Inbound são quatro: atração, conversão, fechamento e encantamento. Se você quiser saber detalhes de cada uma dessas fases, clique aqui e leia um de nossos posts onde aprofundamos neste tema.
O funil de marketing é uma das formas de representar o modelo inbound, já que o número de pessoas no início do processo (ou boca do funil) é bem maior do que aquelas que chegam ao fim (fundo de funil).
Grande parte das ferramentas disponíveis no mercado são voltadas para a metodologia inbound. É o caso da Hubspot ou RD Station, por exemplo.
O que é automação de leads?
Automação de leads é um dos processos que integram a automação de marketing. Por meio dela, é possível mapear a temperatura do lead, qualificando- os e identificando o momento certo para fazer a oferta ou contato comercial.
Antes de prosseguirmos, é importante dedicar algumas linhas para entender o que é a temperatura do lead:
O que é temperatura do lead na automação de marketing?
A temperatura do lead é um termo técnico para se referir ao momento do lead na jornada Inbound. O lead que está mais nutrido e preparado para o contato comercial é chamado de lead quente. Já aquele recém chegado no fluxo, e que ainda tem um baixo nível de consciência, é chamado de lead frio.
Para transformar um lead frio em lead quente, é necessário qualificá-lo por meio de conteúdo de valor. O conteúdo é responsável por conduzir o lead durante a jornada, aumentando seu nível de consciência.
O que são ferramentas de automação de marketing?
As ferramentas de automação são responsáveis por automatizar o processo de entrega de conteúdo e relacionamento. Algumas das funções das ferramentas de automação são:
- Planejamento de SEO e palavras-chave;
- Criação de Landing pages;
- Personalização de formulários e pop-ups;
- Gerenciamento da base de leads;
- Análise do Lead Scoring;
- Automação de marketing;
- Funções analíticas.
Qual a melhor ferramenta de automação marketing digital?
Existem diversas opções de ferramentas de automação de marketing digital no mercado. A 21BRZ preparou um review de algumas delas, para que você consiga identificar aquela que melhor se encaixa ao perfil do seu negócio:
HubSpot
O HubSpot é o que podemos chamar de ferramenta de Marketing Inbound, que ajuda a aumentar o tráfego, converter leads e acompanhar o funil inteiro em um só lugar. Foram os fundadores do HubSpot que disseminaram o termo “Inbound Marketing”.
A ferramenta contém três produtos:
- HubSpot CRM: Através deste produto você pode fazer a gestão do relacionamento com o cliente ou clientes em potencial, é nele que você consegue fazer o cadastro dos seus contatos, empresas e todas as informações, necessárias para que você consiga montar seus parâmetros de relacionamento entre outras funções que o HubSpot CRM traz pra você.
- HubSpot Marketing: Esse aqui é o sonho de todos que trabalham com marketing, pois no HubSpot Marketing, você consegue fazer toda a gestão do seu funil de Inbound Marketing desde o topo até o final do funil, porque ele permite fazer desde a publicação de artigo e post para redes sociais, até um fluxo de nutrição mais avançado e elaborado, focado na fidelização e no encantamento daqueles clientes que já converteram e passaram por todo o funil de vendas. Conta com relatórios incríveis que permitem que faça análise bem elaborada.
- HubSpot Sales: Esse aqui é uma ferramenta complementar mas você consegue contratá-la individualmente
RD Station- Automação de Marketing
O RD Station Marketing é uma ferramenta para automação de Marketing Digital tudo em um. Isso significa que ela reúne os principais recursos para realizar uma estratégia de Marketing Digital em um só lugar, e você pode fazer diferentes ações em um único software, com mais eficiência e produtividade.
LeadLovers
A leadlovers é uma plataforma de Automação de Marketing Digital, que disponibiliza todas as ferramentas para você estruturar sua estratégia online. Com ela você pode criar funis de venda, criar páginas para a web e ter acesso a área de associados com muitos cursos exclusivos. Tudo isso em apenas uma plataforma.
Sendinblue
Sendinblue é uma ferramenta de e-mail marketing com diversas funcionalidades, o que permite uma maior facilidade para pessoas que estão começando a trabalhar com marketing digital. Com essa ferramenta você pode programar autoresponders, enviar e-mails, enviar SMS e muito mais.
A plataforma do site conta com painel prático e de fácil acesso. O Sendinblue está disponível em nosso idioma, o que facilita ainda mais o trabalho.
Active Campaign
A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e vendas que ajuda empresas em crescimento a se conectarem e engajarem de maneira significativa com seus clientes. Sua plataforma SaaS permite que as empresas criem experiências do consumidor otimizadas, automatizando vários processos internos e comunicando-se com seus clientes por meio dos canais com mensagens personalizadas e orientadas por inteligência.
A ActiveCampaign permite que as empresas otimizem as experiências de seus clientes ao:
- Encontrar a combinação certa de automação e toque humano
- Orquestrar as ações certas (seja enviando mensagens ou de outra forma) no momento certo
- Combinar a inteligência do cliente com o seu negócio
Lahar Automação de Marketing
Lahar é um software que traz soluções comuns às demais ferramentas de automação: Nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, landing pages, etc.
Uma automação de marketing que cria campanhas, envia ofertas para o cliente de acordo com seus interesses, gera relatórios para sua equipe de vendas acompanhar o crescimento de sua empresa.
Fleeg
Essa ferramenta de automação é focada na performance de estratégia de marketing digital. Tem recursos que vão além do marketing e facilitam o dia-a-dia do setor de vendas. Também conta com o recurso de lead scoring e rastreamento do lead.
Constant Contact
Este é um software de automação americano, mas que pode ser facilmente utilizado por profissionais que tenha um nível básico de inglês. O foco é a automação de e-mails, por isso não conta com recursos mais avançados.
Pardot Automação de Marketing
Esta é uma solução para empresas que atendem outras empresas, ou seja, são B2B. O foco é a geração de leads, relacionamento por meio do e-mail marketing e inteligência artificial.
Customer.io
Uma ferramenta cujo foco também é a geração de leads e nutrição via e-mail. O grande diferencial está na integração com plataformas de anúncios, como Facebook Ads e Google Ads.
GDigital
Esta solução está disponível em português, já que a empresa é brasileira. A GDigital conta com diversos recursos, como por exemplo: automação de funil, e-mail marketing, disparos de whatsapp, ferramenta de persona, CRM, integração com ferramentas de anúncio, construção de páginas e landing pages, etc.
KlickPages + KlickSend: KlickSend, o que é?
Aqui estamos falando de duas ferramentas distintas, mas que podem ser trabalhadas em conjunto. Com o foco em infoprodutores, o KlickPages é destinado à criar Landing Pages e páginas da internet. Mas, se você está em busca de entender o que é o KlickSend, a plataforma é responsável por enviar campanhas de e-mail marketing e gerenciar os leads.
Marketo
Marketo é uma empresa de automação de marketing, desenvolvido para ajudar as organizações a automatizar e medir o envolvimento, as tarefas e os fluxos de trabalho de marketing.
Oracle Eloqua
A Oracle Eloqua é um software voltado para empreendedores e empresários que buscam uma automação de marketing. Alguns dos recursos são: Segmentação e Gerenciamento de Campanha, Gerenciamento de leads, Alinhamento de Vendas e Marketing e mensuração de Marketing
Bizible
Esta ferramenta conta com recursos para geração de leads, formulários personalizados, soluções para planejamento de marketing e gerenciamento de campanhas de mídia paga.
Act-On
Uma outra ferramenta para automações, o Act-On conta com funções de personalização de jornadas, atração de clientes e alinhamento de marketing e vendas.
Infusionsoft
O Infusionsoft conta com recursos de CRM e automação, aumento de lista de leads, acompanhamento de leads, atribuição de leads para equipe de vendas, entre outros.
Salesfusion
Salesfusion se tornou o Sugar Market, e conta com diversos recursos como criação de campanhas de mídia paga, nutrição de leads, análise de ROI, e vários outros recursos.
MailChimp
O MailChimp é uma plataforma de automação de e-mails, mas que permite também outras funções, como por exemplo criação de Landing Pages e formulários. A boa notícia é que o MailChimp é gratuito para os recursos básicos.
SharpSpring
SharpSpring conta com diversos recursos, como por exemplo: E-mail Marketing, Formulários, Automação de Marketing, Personas, CRM de Vendas, Lead Scoring, Recursos Sociais, Campanhas de Marketing e Landing Pages.
Essas são algumas das ferramentas disponíveis no mercado para automação de marketing. Se você deseja conhecer outras ferramentas de marketing, além destas de automação, temos um post de blog da 21BRZ com diversas outras para as mais variadas finalidades, para acessar clique aqui.