Atrair e reter talentos é essencial para o sucesso de uma empresa. Afinal, no fim das contas são os profissionais que movem a empresa e permitem seu crescimento. Sem bons profissionais, uma empresa está fadada ao fracasso. Neste post, falaremos de uma estratégia de atração e retenção de bons profissionais: o employer branding.
O que é o employer branding?
O employer branding é um trabalho para criar uma boa imagem frente aos colaboradores, de modo que os primeiros envolvidos e engajados com as marcas sejam os próprios funcionários.
Basicamente, é um esforço para interferir positivamente na percepção do colaborador sobre a empresa como empregadora. É evidente que, como consequência direta disso, a imagem frente ao público final também é influenciada.
Employer branding é um processo a longo prazo e envolverá diversos setores para muito além dos Recursos Humanos. O envolvimento da Gestão, dentro de uma estratégia de Employer, é essencial.
Qual a importância do employer branding?
Funcionários apaixonados pela empresa e que compreendem os valores da mesma, acabam por serem mais produtivos. Isso é muito lógico, pois em um cenário de envolvimento emocional com o emprego, naturalmente existe uma dedicação maior.
Embora o dinheiro seja uma força importante, ele não é suficiente para que os colaboradores dediquem-se integralmente à empresa. Quando, além dos benefícios financeiros, o colaborador se conecta com valores, existe um sentido para o trabalho.
Quando há sentido, há uma entrega maior.
Além disso, quando a empresa é vista com bons olhos por potenciais funcionários, os custos envolvidos com seleção e contratação são menores. Em alguns casos, por exemplo, passa a ser desnecessário contratar empresas de seleção de currículos, dado o alto volume que algumas organizações recebem.
Com relação ao relacionamento com fornecedores, é positivo pois, quando há uma boa imagem da empresa frente ao mercado, os fornecedores encaram como uma vantagem poder fechar negócios, o que dá à empresa um maior poder de barganha e negociação.
Por fim, uma empresa com um forte trabalho de employer branding conta com um grande potencial de retenção de talentos. Ou seja, ao criar ambientes atrativos, bons funcionários irão querer permanecer na empresa, reduzindo o turnover de profissionais.
Como fazer employer branding? [Passo-a-passo]
Para iniciar uma estratégia de employer branding, algumas perguntas precisam ser respondidas. Mas, antes, é importante compreender que o employer branding não se resume apenas a grandes empresas. Na verdade, essa estratégia é útil também para pequenas e médias organizações.
No entanto, para grandes indústrias e empresas de maior porte, investir em employer branding é essencial para criar uma cultura de excelência, elevando o nível da prestação de serviço ou da produção de produtos físicos.
Mas, vamos ao que interessa. Para executar uma estratégia de employer branding, cinco perguntas devem ser respondidas:
Quem é o funcionário que a empresa quer?
Nesta primeira pergunta, a empresa deve traçar o perfil de funcionário que deseja. Por exemplo, quais são as capacidades interpessoais que mais estão alinhadas aos valores da organização? Qual a capacidade de treinamento da empresa (ao refletir sobre isso, é possível identificar qual o nível de conhecimento técnico exigido nas contratações)? Com um perfil muito claro de funcionário, as ações de employer branding podem ser desenvolvidas.
Quais são os interesses desse perfil?
Em seguida, é o momento de traçar os principais interesses deste perfil. Por exemplo: se os funcionários são de um público mais jovem, é natural que não tenham tanto interesse por auxílio-creche, por exemplo, ou que gostariam de poder trabalhar parte da semana em home office.
Neste quesito não há muito o que sugerir. Cada realidade precisará ser encarada por si mesma. Mas, atenção, não ignore essa pergunta.
Quais benefícios fazem mais sentido?
A partir dos interesses e do perfil do funcionário, defina um programa de benefícios claro, que atenda a todas as informações já levantadas. Construa este plano em colaboração com os funcionários, de modo que o resultado final seja satisfatório para todos.
Quais estratégias de recrutamento conversam com esse perfil?
Até aqui, fizemos um trabalho interno, considerando o estado atual da empresa. A partir de agora, caminharemos rumo ao mundo externo, ou seja, àqueles funcionários que, no futuro, serão contratados pela organização.
É o momento de identificar estratégias de recrutamento que melhor dialoguem com o perfil pretendido de funcionário. Aqui na 21BRZ executamos um processo seletivo para encontrar jovens profissionais de grande talento e potencial. A Operação Bodão surgiu exatamente para isso.
Na Operação Bodão, utilizamos do recurso da Gamificação para filtrar os interessados. Registramos recordes de currículos enviados e de missões completadas.
Quais ações de retenção podem ser desenvolvidas?
Por fim, voltamos a pensar para dentro da empresa. Quais ações podem ser desenvolvidas para melhorar a retenção dos funcionários? Alguns exemplos são: reuniões de alinhamento e feedbacks, premiações, benefícios, etc.
A seguir, traremos algumas dicas para você executar o employer branding na prática em sua empresa:
Melhores estratégias de employer branding
Separamos algumas estratégias para você aplicar no employer branding da sua empresa. Algumas delas nós aplicamos na 21BRZ, e têm trazido grandes resultados. Confira:
Permita que os funcionários anunciem as vagas
Faça vídeos dos funcionários apresentando a vaga e convidando os candidatos para a inscrição. Além de humanizar a marca, é também um método de fuga dos tradicionais posts de VAGA ABERTA.
Compartilhe as conquistas dos colaboradores
Aqui na 21BRZ, compartilhamos as alegrias dos funcionários, e compartilhamos nas redes sociais. É o programa 21CONQUISTAS, que enaltece acontecimentos como a compra de um novo apartamento, a aquisição de um carro novo, etc.
Apresente os departamentos e bastidores da empresa
Dê voz aos colaboradores, fazendo-os falar sobre o dia-a-dia da empresa e departamento, com seus desafios, conquistas e objetivos. Essa é uma maneira de imergir futuros profissionais no universo da marca, incentivando a imaginação e a conexão emocional.
Envolvam os familiares
Procure programas e métodos para envolver os familiares dos colaboradores. Se uma empresa consegue apaixonar até mesmo os familiares do funcionário, dificilmente haverá pedido de demissão.
Mão na massa
Agora que você já compreendeu e teve insights poderosos sobre employer branding, anote tudo e parta para a prática. E, se você deseja ir além do employer e dedicar tempo com a comunicação interna (que é um complemento ao employer branding), experimente acessar nosso banco com dezenas de ideias de endomarketing, disponível gratuitamente no Academia 21BRZ.