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21BRZ - Comunicação e Marketing

Os principais erros de gestores de marketing do mundo corporativo

Gestores de marketing

Gestores de marketing do mundo corporativo encaram desafios próprios, tais como definição e administração de orçamento, planejamento, cronograma de conteúdo, acompanhamento de resultados, reports, pressão, etc. Diante de tantos desafios, é natural que ocorram alguns erros no dia-a-dia.

No entanto, existem equívocos que são praticamente estruturais. Por isso, a 21BRZ decidiu compartilhar um pouco da nossa experiência com o universo de marketing de empresas multinacionais e indústrias, abordando os principais erros cometidos pela gestão e as mais inteligentes soluções, confira:

Gestores de marketing que não pensam no médio e longo prazo

Marketing não pode ser executado na correria do dia-a-dia. É claro que existem ações que nascem de momentos muito específicos e de timing, mas nem tudo pode ser deixado para a última hora.

Um bom planejamento, nesse caso, é essencial para orientar o movimento da empresa e definir o horizonte de execução da comunicação. A maneira prática de fazer isso é evidenciar quais são os projetos a médio e longo prazo, com detalhes mínimos da execução, pessoal envolvido, investimento necessário, etc.

Uma dimensão desse planejamento que não pode ser ignorada é o visual, ou seja, a organização visual das informações e dados para serem apresentados para a gestão e responsáveis hierarquicamente superiores.

É evidente que haverá contratempos que impedirão parte da execução. Apesar disso, o planejamento não pode deixar de ser feito.

Não deixam claro os projetos para a equipe

Para um gestor, é muito importante garantir que toda a equipe tenha ciência de todos os projetos que serão desenvolvidos. Além disso, cada membro precisa receber uma função clara e ter diante dos olhos as metas que serão perseguidas.

Tendo isso na mesa, a execução tornar-se-á muito mais fácil, pois o diálogo poderá ser estabelecido e otimizações no decorrer do ano serão mais facilmente compreendidas por todo o time.

Eduque os profissionais do departamento a também cobrarem de você as metas pretendidas e, dentro das possibilidades, assumir a responsabilidade por alguns projetos.

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Gestores de marketing que não assumem o cargo

Seja em realidades onde as equipes de marketing são menores ou, ainda, maiores, é muito comum que gestores não assumam as rédeas do departamento. Gestores de marketing precisam tomar decisões e assumir responsabilidades.

Isso significa que é necessário quebrar a cultura da interferência, muito comum nas empresas, onde diversos gestores das mais diversas áreas interferem nas decisões de marketing. O marketing é responsabilidade do gestor de marketing.

Tome decisões, e faça com que a empresa compreenda o seu papel. É óbvio que, em casos de situações mais complexas, a decisão pode ser compartilhada, no entanto, para as situações do dia-a-dia, o gestor precisa assumir o controle.

Gestores de marketing que não conhecem as ferramentas de marketing

Mesmo que você já tenha se formado há muito tempo, é essencial manter-se ligado nas principais ferramentas do mercado. Para isso, é recomendável sempre manter alguém mais novo na equipe, que consiga conectar a empresa com as novas gerações e tendências recentes.

Além disso, pesquisas de mercado são essenciais, pois conseguem penetrar nos interesses do público-alvo e levantar as principais redes e hábitos de consumo e entretenimento. Mesmo que sua empresa não atue em determinadas novas plataformas, conhecê-las e estar próximas a elas é sempre útil.

Gestores que não têm uma plataforma de gestão

Hoje em dia, diante do volume de informações e do fluxo insano de trabalho que setor de marketing costuma ter, é essencial para qualquer gestão ter uma plataforma que consiga atender às principais necessidades, tais como gestão de conteúdo, distribuição de ativos, relatórios, etc.

Isso facilitará, inclusive, o report comum a estas realidades. O 21LIVE é um sistema que comporta essas e outras funções, tais como:

  • Brandcenter;
  • Relatórios avançados (Total de downloads das peças da marca disponibilizadas, peças mais baixadas, solicitações das unidades, formatos mais utilizados, unidades e usuários mais ativos, horas trabalhadas, etc.)
  • Customização de posts;
  • Armazenamento de documentos;
  • Envio de comunicados com confirmação de leitura;
  • Solicitação e aprovação de jobs;
  • E muito mais.

Gestores de marketing que delegam estratégia para a agência

A responsabilidade de pensar a estratégia é do gestor de marketing. Existe, claro, a possibilidade de contratar uma terceirizada para pensar estrategicamente pela empresa. Na maioria das vezes, no entanto, elas exercem apenas um papel de execução.

Agências e empresas costumam ter problemas de relacionamento exatamente pela falta deste alinhamento de expectativas. Afinal, a contratação ocorreu para que exerça um papel estratégico ou não?

Deixe claro a divisão de papéis e evite problemas futuros. 

Gestores de marketing que não entendem o que a agência faz

Como extensão do tópico anterior, é muito comum que empresas contratem empresas e não compreendam quais são os serviços contratados. Garanta um alinhamento comercial bem feito e um contrato claro.

Não feche um contrato sem entender todos os serviços contratados. Além disso, exija relatórios para identificar se tudo o que foi contratado está sendo executado da melhor forma possível.

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