As mídias sociais saíram do campo opcional e, hoje, já são parte integrante da comunicação de todas as empresas. Segundo uma pesquisa da Rock Content, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Este número é expressivo, quando levamos em conta que mais de 60% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet.
Em contrapartida, mais de 90% das empresas estão, de alguma forma, presentes nas redes sociais. Destas empresas, mais de 60% consideram que as mídias sociais representam um papel importante dentro de suas estratégias de negócio.
Neste post, a 21BRZ trará um guia completo para você aplicar nas redes sociais da sua empresa – especialmente multinacionais – e obter sucesso em sua estratégia.
Benefícios Das Mídias Sociais Para Empresas
As empresas não devem estar nas redes sociais à passeio. É importante entendê-las como método de negócio e relacionamento com o público. Existem diversas razões pelas quais empresas, especialmente multinacionais, devem garantir presença digital. Vamos listar algumas destas razões:
Gerenciamento De Reputação
Garantir a presença online das marcas é uma possibilidade para gerir a reputação das empresas. Não é incomum os usuários utilizarem as redes sociais para expressar suas opiniões e experiências com marcas, tanto para negócios B2C, ou seja, que lidam com o público comum, como para empresas B2B, ou seja, que prestam serviços ou vendem produtos para outras empresas.
Equipes de marketing de empresas B2C precisam se preocupar com menções em redes como Twitter, Facebook e Instagram. Já empresas B2B têm uma rede social a mais na conta: o LinkedIn.
Além da monitorar as menções sociais, é importante disponibilizar canais para atendimento ao cliente (também conhecido como SAC 2.0). Dados dos EUA, mas que podem facilmente retratar o comportamento do brasileiro, mostram que 59% dos internautas tiveram a resolução de problemas facilitados pelo atendimento online.
Um outro dado que merece atenção, é de que 30% dos tweets que falam de uma marca, não a incluem na conversa.
O que isso quer dizer? Que existem pessoas elogiando e, principalmente, reclamando da sua empresa, sem que sequer você tenha conhecimento.
Por isso a importância de ferramentas que realizam o monitoramento social. Algumas ferramentas desse tipo são Mention e hootsuite.
Atração De Potenciais Clientes
Se as mídias sociais forem utilizadas dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, elas podem ser um canal de atração e geração de valor para potenciais clientes. Dentro do Inbound Marketing, por exemplo, elas funcionam um dos meios de levar tráfego para o site da empresa.
Construção Da Personalidade Da Marca
A comunicação nas mídias sociais permite agregar personalidade na comunicação corporativa. Por isso, é muito importante definir, dentro de um planejamento estratégico, qual é o tom de voz da empresa.
Divulgação De Produtos E Serviços
As mídias sociais também são eficazes para divulgação de produtos e, também, demonstração de diferenciais. Claro, é importante não transformar as mídias sociais em um panfleto. Antes de tudo, a função dela é gerar valor.
Employer Branding
Employer Branding é um esforço corporativo para construir e manter uma boa imagem da empresa. Em tradução livre, Employer Branding significa a reputação como empregador. O objetivo é fazer com que colaboradores tenham seu nível de satisfação aumentado, bem como criar uma boa imagem para futuros empregados.
As redes sociais podem ser utilizadas neste processo para atrair os melhores talentos para organizações, bem como para compartilhar conquistas dos funcionários. Aqui na 21BRZ, temos um forte trabalho de Employer Branding, posicionando nossa agência como um local desejado para se trabalhar entre profissionais e estudantes de publicidade e marketing:
Problemas Que Impedem O Sucesso De Mídias Sociais De Empresas
Redes sociais de empresa não devem ficar em segundo plano em um negócio. Alguns cuidados devem ser tomados para não impedir o sucesso de corporações online. Como por exemplo:
Não Saber Lidar Com Crises
Algumas empresas não conseguem lidar com crises e haters na internet. Infelizmente, muitas delas respondem de maneira negativa à críticas promovida por usuários. Portanto, é muito importante ter um manual de gestão de crise, evitando polêmicas desnecessárias.
Falta De Padronização Nas Respostas E Atendimentos
Um outro problema grave é a falta de padronização nas respostas online. É importante ter um manual que define como a empresa responde à comentários e citações.
Plagiar Conteúdos
De maneira equivocada, algumas empresas copiam o conteúdos das mídias sociais de terceiros ou de páginas na internet. Vale lembrar que plágio é crime, sendo previsto, inclusive, no código penal.
Utilizar conteúdos de terceiros como referência não se configura plágio, desde que haja a citação ou referenciação do conteúdo original. Aqui no blog da 21BRZ, você pode perceber que, em nossos posts, existem links que vezes são para artigos internos, ou então para sites de terceiros. Neste último caso, estamos creditando conteúdos que nos serviram como referência.
Principais Erros Cometidos Nas Mídias Sociais De Empresas
As redes sociais precisam ser encaradas de maneira profissional. No entanto, na hora da prática, alguns erros são cometidos:
Tentar Crescimento Sem Mídia Paga
O Facebook quer ganhar dinheiro. E é por essa razão que ele vai impedir o crescimento orgânico e a distribuição de seu conteúdo no Instagram e no próprio Facebook (sim, o Instagram pertence ao Facebook).
Como consequência, se você deseja crescer nas mídias sociais, terá que investir em mídia patrocinada. Você poderá, por exemplo, criar campanhas com o objetivo de envolvimento para distribuir seus conteúdos, ou então com geração de leads para atrair prospects.
Postar, Sem Um Planejamento
Nós já dissemos isso por aqui, mas vale reforçar: mídias sociais devem ser feitas de maneira profissional. O primeiro passo a profissionalização de suas mídias sociais é um bom planejamento, o que inclui a definição de sua Persona e, também, das editorias de conteúdo.
Não Interagir Com O Público
Um outro erro comum e fatal nas redes sociais, é a não-interação. As mídias sociais foram feitas para estabelecer conversas, se não há conversa, elas não cumprem seu objetivo. Portanto, manter um SAC 2.0 ativo, para responder mensagens diretas e comentários públicos, é essencial.
Ignorar Ou Excluir Comentários Negativos
Algumas empresas até mantém um atendimento ativo nas mídias digitais, o grande problema é que elas simplesmente ignoram ou excluem comentários negativos. Infelizmente, comentários negativos fazem parte do jogo e não podem ser deixados de lado.
Situações assim são oportunidades para a empresa manifestar sua filosofia de foco no cliente, gerando valor e levando o prospect ou cliente raivoso à satisfação.
Não Produzir Conteúdo Genuíno
Nós já falamos sobre plágio neste artigo, por isso, este tópico não focará nisso. Um erro de muita empresa online é não produzir conteúdo genuíno, ou seja, apesar de não plagiarem diretamente, produzem mais do mesmo, e a abordagem é a mesma do senso-comum.
A mídia social precisa expressar a profundidade da identidade da empresa. Não existem identidades iguais, portanto, o conteúdo de uma organização não pode ser igual ao conteúdo da concorrência.
Como Fazer Mídias Sociais De Sucesso, Inclusive Para Multinacionais
Por fim, traremos um resumo do conteúdo de todo o artigo, para que sua empresa obtenha sucesso nas mídias sociais. Portanto, sua empresa precisa de presença digitais pelas seguintes razões:
- Gerenciamento de reputação;
- Atração De Potenciais Clientes;
- Construção Da Personalidade Da Marca;
- Divulgação De Produtos E Serviços;
- Employer Branding.
Alguns problemas são comuns na atuação de empresas nas mídias sociais e devem ser evitados, são eles:
- Não Saber Lidar Com Crises;
- Falta De Padronização Nas Respostas E Atendimentos;
- Plagiar Conteúdos.
Além desses problemas, alguns erros também são comuns e merecem atenção:
- Tentar Crescimento Sem Mídia Paga;
- Postar, Sem Um Planejamento;
- Não Interagir Com O Público;
- Ignorar Ou Excluir Comentários Negativos;
- Não Produzir Conteúdo Genuíno.
Se você deseja obter sucesso em suas mídias sociais, como dissemos, é importante que haja planejamento. Por isso, a 21BRZ disponibiliza uma planilha para você organizar seus posts nas mídias sociais. Para baixar, basta preencher o formulário abaixo:
new RDStationForms(‘newsletter-blog-ab6a27b5dbb428ba6393’, ‘UA-107605769-1’).createForm();