Marketing Digital é um assunto super em alta. Nós já mostramos isso em um outro post aqui em nosso blog, onde exibimos resultados da ferramenta Google Trends sobre pesquisas relacionadas ao termo:
Apesar de ter muita gente falando sobre o assunto, a qualidade do que se fala é bem questionável. Na verdade, na cabeça de muita gente, o termo marketing digital já caiu em descrédito, por causa dos gurus e falsos especialistas que aparecem por aí todos os dias.
E foi vendo os falsos especialistas exibirem um total desconhecimento da realidade digital, que nós, da 21BRZ, decidimos abordar alguns assuntos que precisam ser esclarecidos no mercado digital
O nosso objetivo com este post, é desmistificar algumas das ideias que estão presentes na mentalidade do mercado, e que precisam ser reconstruídas. Com este post, você poderá se ver livre de uma cultura negativa de marketing digital, que mais destrói do que constrói.
1. Internet não é mercado de peixe
Não sei se você já visitou um mercado de peixe, mas a cena é mais ou menos assim: cada mercante permanece em sua barraca, gritando o valor do seu peixe. A internet não deve ser encarada dessa maneira.
Antes de empurrar uma venda, é preciso gerar valor e respeitar os níveis de consciência.
Os níveis de consciência são:
- Alheio: nunca ouviu falar do produto e nem sabe que tem um problema;
- Consciente do problema: sabe que tem um problema, mas não conhece uma solução;
- Consciente da solução: sabe que tem problema e que existe uma solução, porém não sabe como resolver;
- Consciente do produto: sabe como resolver e busca um produto para isso;
- Interessado: Conhece o produto que vai resolver o problema, e está à espera de uma oferta.
Basicamente, é necessário respeitar o momento certo para tentar fazer a venda, gerando valor e convencendo o prospect da necessidade do produto.
O caminho mais eficaz para gerar valor para o cliente, é por meio do conteúdo para cada um dos níveis de consciência. Por exemplo, o alheio precisa consumir conteúdos que o despertem para o seu problema, de modo a prepará-lo para o próximo nível.
new RDStationForms(‘newsletter-blog-ab6a27b5dbb428ba6393’, ‘UA-107605769-1’).createForm();Aqui na 21BRZ, por exemplo, nós esgotamos os lotes de nossos eventos, por conta da quantidade de conteúdos e materiais gratuitos que produzimos.
2. Só saber ferramentas, não te garante sucesso
Existem muitos cursos no mercado digital que focam no ensino de ferramentas. Para quem deseja isso, está tudo certo. O grande problema é que saber utilizar ferramentas não garante sucesso de ninguém no marketing digital.
É preciso ter uma visão estratégica de todo o processo de marketing, senão as ferramentas irão gastar o seu dinheiro, e não trarão resultado. Nas ações que a agência promove para nossos clientes isso está muito presente e, também, em todos os nossos treinamentos e mentorias.
3. Guru não pode te trazer resultado
Um terceiro ponto muito importante diz respeito às fontes de aprendizado do marketing digital. Muita gente aprende marketing através de gurus, que prometem resultados escatológicos, mas que, na verdade, não conhecem nem de perto a realidade de seu negócio.
Para vencer o mal dos gurus, a 21BRZ tem promovido o Open House, que traz educação ao mercado, gratuitamente. Mais de 600 pessoas já foram impactadas em nossos treinamentos, com conhecimento sólido, de quem conhece o dia-a-dia das empresas e do mercado digital.
4. Marketing digital não faz milagre
Marketing digital não pode ser a única preocupação do seu negócio. Na verdade, antes de se preocupar com isso, você deve se dedicar a melhorar seu produto, seu atendimento e a experiência do cliente.
Se o cliente não se sentir satisfeito com sua empresa, o marketing digital não fará milagres por seu negócio.
5. Marketing digital é um investimento de médio à longo prazo
Não adianta buscar imediatismo no marketing digital. Você deve planejar sua ações para obter resultados à médio e longo prazo. É claro que você pode ter algum retorno em um tempo menor, mas ainda exigirá um bom investimento.
Uma estratégia que contemple conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing, anúncios em diversas plataformas, etc, tem um grande potencial de resultado, mas exige uma certa paciência para otimização e escalonamento.
6. Sem a primeira venda, não existem os 6 dígitos
No mercado digital existe uma verdadeira fixação com o tal do 6 em 7, ou seja, seis dígitos de faturamento (pelo menos R$ 100 mil reais) em sete dias. Claro que ter esse objetivo não é negativo, somos movidos à objetivos. O problema é que muita gente entra no mercado digital buscando um 6 em 7 e não compreende que existem muitos passos à serem tomados antes disso.
A primeira venda vem antes dos seis dígitos. Fixe objetivos menores, mais fáceis de serem alcançados, para aprender e entender o funcionamento do marketing digital, e depois persiga objetivos maiores.
new RDStationForms(‘material-rico-facebook-ads-4001fefac2902ba9ca86’, ‘UA-107605769-1’).createForm();7. Você precisa saber o bê-a-bá do marketing digital
O sétimo ponto deste post, na verdade, é um resumo de tudo o que falamos: antes de qualquer ação, ferramenta ou metas no marketing digital, você precisa saber o bê-a-bá, ou seja, lançar sólidos fundamentos para então avançar com suas ações online.
Por isso que é importante consumir conteúdos que te permitem desbravar as bases do marketing digital. A 21BRZ lançou, recentemente, um conteúdo capaz de colocar você em um nível diferenciado no mercado digital, o Descomplicando O Marketing Digital é um curso com a dose certa de objetividade e prática para você ter resultados com suas ações online.
Além disso, com o Descomplicando O Marketing Digital, você terá acesso vitalício à ACADEMIA 21BRZ, com conteúdos, planilhas, vídeos e cursos atualizados constantemente. Para conhecer, clique no botão abaixo: